') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°128 - julho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

De quina pra Lua

por Ricardo Freire*

Nota de Redação:

Matéria originalmente publicada em

29 de abril de 2005 no

Um dos objetivos práticos do meu feriadão no Rio era dar uma passadinha na praia do Abricó, que recentemente foi oficializada como praia de nudismo. Em 2000, quando eu estava fazendo o primeiro campo para o meu guia de praias (o Nordeste está atualizado e no ar; clique aqui), o Abricó era a única praia carioca que eu não sabia onde ficava. Por sinal, nenhum dos meus amigos nativos sabia. Mas não é difícil de achar. Está vendo Grumari, aí embaixo? Pois então. Fica do ladinho de cá.

Na versão impressa do guia, o verbete sobre o Abricó ficou assim:

ABRICÓ (Off-Barra). É muito famosa no noticiário, mas poucos cariocas sabem onde fica: no canto esquerdo de Grumari. A fama se deve a uma associação naturista que tenta há anos, sem sucesso, transformar o lugar numa praia oficial de nudismo. Se conseguisse, seria a praia nudista de mais fácil acesso do país, porque está escondida apenas por algumas pedras grandes. Com ou sem nudismo, trata-se de uma praia muito bonita, protegida pelo morro e pelas pedras que proporcionam uma sombrinha amiga. A primeira parte da praia tem um ótimo boteco com mesas num deck e garçons que servem quem está na areia também. A segunda parte, depois das pedras, é totalmente selvagem. Para chegar, estacione na ladeira final que leva a Grumari – a praia está escondida abaixo da estrada. Daí é só descer uma escada. O Abricó fica a 37 km do final do Leblon. (Freire's Brasil Praias, Editora Arx, 2001)

Como essa era a primeira vez que eu estava no Rio num dia de sol depois da legalização do naturismo na praia, eu precisava dar um pulinho (de 40 km) até lá e atualizar minhas notinhas. Quer vir comigo?

A primeira impressão é a de que nada mudou. Assim como antes, não existem placas na estradinha de acesso avisando que o Abricó fica ali. A primeira parte da praia, a que tem o barzinho, está exatamente a mesma coisa. Para ser uma praiazinha perfeita, eu só tiraria as malditas mesas de plástico da areia.

Só ao passar para a segunda prainha é que você depara com o aviso de que a partir dali a praia é de nudismo. Se você prosseguir, vai atravessar uma zona da areia denominada "faixa de adaptação", onde você deve tirar a roupa, ou será educadamente convidado a dar o fora.

Não, você não vai encontrar nenhuma foto de gente pelada nesse post. Só tirei fotos novas da parte não-nudista e das placas que avisam sobre a zona de nudismo. Não existe nada mais mal-educado do que um não-nudista ir a uma praia de naturismo para tirar foto de gente pelada. Isso é quase tão deselegante quanto ir a uma praia de nudismo só para olhar. Ei: você não está no zoológico. Praia naturista não é para olhar: é para tirar a roupa e se sentir índio. O naturismo é como o budismo ou o Santo Daime ou o culto ao cinema iraniano – algo que só quem está enfronhado consegue entender direito.

Meu interesse no assunto é mais, como diria, topográfico – como autor de um guia de praias, precisava saber quais pedaços do litoral os nudistas reivindicaram para a prática de sua religião. Adorei todas as vezes em que precisei ficar pelado (entrar na água é absolutamente delicioso). Acho que eu daria um ótimo naturista xiita – porque, como escrevi uma vez (em "O primeiro Herchcovich a gente nunca esquece", clique aqui), sou daqueles que não conseguem encontrar roupas que lhes caiam bem – daí a desencanar total é um passo. Mas nunca fiquei numa praia de nudismo o tempo suficiente para me acostumar com a idéia. Por dois motivos. Um: o quê? perder essa marca de calção de banho que deu tanto trabalho para conseguir? Dois: você já tentou passar Sundown lá? Mó difícil...

Para quem se interessar em experimentar a sensação de se bronzear ao léu, aí vão algumas panorâmicas das praias de nudismo mais bonitas do Brasil – e como chegar em cada uma delas.

Tambaba, Paraíba.

Única praia de nudismo que consta do cardápio oficial de atrações turísticas de uma cidade (no caso, João Pessoa). Vans e mais vans levam os turistas até a "porta" da praia – um corredor na mata, com vigilância permanente, que impede a entrada de pessoas não-vestidas (e de homens desacompanhados de mulheres, também). A maioria dá meia-volta e vai tomar sol em praias próximas, igualmente bonitas, como Coqueirinho e Tabatinga. Quem entra pode aproveitar um bar e, até ficar numa pousada (basiquérrima). Fica 25 km ao sul de João Pessoa, pela Rota do Sol.

Pinho, Camboriú.

Totalmente escondida da estrada por morros, o Pinho foi a primeira praia de nudismo do Brasil a ser regulamentada por uma prefeitura. Tem bar, camping e pousadinhas simples. A maior parte da praia é controlada por uma associação naturista que cobra ingresso e só admite casais e famílias. Mas existe um acesso secundário (não-sinalizado), que leva à ponta norte da praia, que é grátis e aberta também a homens desacompanhados. O Pinho fica 10 km ao sul de Camboriú, pela estrada Interpraias.

Massarandupió, Bahia.

Separada da Linha Verde por 8 km de estrada de terra, fica numa região de lindas dunas. A parte nudista da praia é controlada por uma associação naturista que anda tendo uns arranca-rabos (ops) com grupos gays baianos, que exigem a liberação da entrada de homens desacompanhados. (Boa parte dos nudistas de carteirinha acha que homens desacompanhados ou são gays à procura de sacanagem ou homens a fim de olhar as mulheres dos outros peladas.) A estradinha de acesso sai da Linha Verde 15 km ao norte da Costa do Sauípe (35 km ao norte da Praia do Forte, 90 km do aeroporto de Salvador).

Galheta, Florianópolis.

A segunda praia de nudismo de acesso mais fácil no Brasil (a primeira é o Abricó). É vizinha das areias mais badaladas de Floripa – as da Praia Mole. Além de nudistas ortodoxos, é freqüentada por gays e por surfistas em busca do melhor swell. Para chegar, ande até o canto esquerdo da Praia Mole e siga a trilha – em dez minutos você está na Galheta.

Olho de Boi, Búzios.

É um bijuzinho de praia, separada da Praia Brava por uma trilha morro acima. Para chegar aqui, além de ser nudista, você precisa ser não-fumante, porque a subida não é para qualquer um. E lembre-se: se você descer, vai ter que subir de novo. Lá embaixo, um barraqueiro pelado vende cervejas e prepara caipirinhas pelo dobro do preço (já normalmente salgado) das outras praias de Búzios. Não exagere, ou você vai ter que chamar um barco para desencalhar você de lá. Para chegar, vá até o canto direito da Praia Brava e suba o morro.

Para saber mais:

- Site da associação Naturis: www.naturis.com.br

- Jornal Olho Nu: www.jornalolhonu.com

- Site oficial do Abricó: http://www.anabrico.com

- Site oficial do Pinho: www.praiadopinho.com.br

- Site oficial de Tambaba: www.tambaba.com.br

- Ótima matéria de Paulo Sampaio, Débora Yuri e Roberto de Oliveira na Revista da Folha

(enviado em 24/03/11)


Publicidade naturista

Anúncio realizado na França para promover o Naturismo. Foi exibido nas maiores redes de TV francesa. A modelo do filme se tornou a Miss França.

Anunci Naturisme from Projecte NUCAT on Vimeo.

(enviado em 24/06/11 por Edson Rodrigues)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.