') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°128 - julho de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 3 de junho e 3 de julho de 2011

Nudistas desacatam ordem de usar roupas de banho na praia de Sant Sebastià

 

Espanha - O Grupo iniciou uma campanha de recolhimento de assinaturas contra as sanções por ir nu na praia de Sant Sebastià, uma zona que consideram "tradicionalmente naturista" em Barcelona. A Prefeitura não fecha a porta a negociar uma nova localização para eles. Raquel Quelart

 

Veja o vídeo do jornal La Vanguardia TV

 

Fonte: http://videos.lavanguardia.com/

 

(enviado em 2/07/11 por Peladistas Unidos)


Naturistas "desistem" da praia da Estela depois de a Câmara anunciar concessão
 

A Federação Portuguesa de Naturistas (FPN) vai “desistir do processo” para oficializar a prática de naturismo na praia de Estela, na Póvoa de Varzim, confirmou hoje à Lusa um dos elementos da direção daquela estrutura.

 

A decisão foi tomada, esta semana, depois de a Câmara Municipal local ter anunciado que a praia passaria a ser concessionada, a partir do dia 15 de Junho, quando começa a época balnear.

 

Emília Paiva, da comissão diretiva da FPN, lamentou a atitude da autarquia, porque aquela zona “era muito frequentada por naturistas, sobretudo espanhóis".

 

A partir de agora, essas pessoas "terão que ir para outros locais, porque uma concessão afasta, à partida, a possibilidade da prática de naturismo”.

 

A dirigente não tem dúvidas em afirmar que esta decisão da autarquia vai “fechar as portas ao Turismo, ao desenvolvimento e aos benefícios econômicos que daí poderiam advir”.

 

Apesar de “respeitar” a deliberação municipal, Emília Paiva afirma que “não é a mais correta”, mas “há muitas outras praias no país às quais os naturistas podem recorrer”.

 

Em 2005 a praia poveira da Estela entrou na rota dos locais recomendados pela FPN para a prática nudista.

 

Emília Paiva sabe que há autarquias e populações que “resistem a este modo de viver e, em muitos casos, o desacordo e o preconceito face ao nudismo chega a gerar conflitos”, como chegou a acontecer, em anos anteriores, na Estela, que tinha uma das praias preferidas pelos nudistas portugueses e espanhóis.

 

Mas, como prefere “não entrar em guerras mudas que não fazem sentido”, Emília Paiva anunciou à Lusa que a FPN vai concentrar-se, por exemplo, na oficialização da prática de naturismo na praia de Paçô, em Viana do Castelo.

 

“É um local excelente, muito bonito e com ótimas condições para a prática de naturismo”, frisou.

 

Nesta altura, Portugal tem sete praias naturistas oficiais: a praia dos Alteirinhos (Odemira), de Adegas (Aljezur), Barril (Tavira), Belavista (Almada), Meco (Sesimbra), Salto (Sines) e a Ilha Deserta (Faro).

 

A estas acrescem muitas outras zonas balneares de “frequência habitual”, onde se incluía a da Estela.

 

A lei define que as praias naturistas oficiais devem ser isoladas e encontrar-se a, pelo menos, 750 metros de aglomerados urbanos, escolas, colônias de férias, hotéis, parques de campismo ou conventos.

 

Como descreve o site da FPN, os naturistas “prezam a prática da nudez coletiva em harmonia com a natureza, com o propósito de favorecer a autoestima e o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”.

 

Fonte: http://www.destak.pt

 

(enviado em 7/06/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.