ENCONTRO DO GRUPO NATURISMO CAPIXABA

 

 

Local: Sítio São João – Buenos Aires - Guarapari - de 08 a 10/04/11

 

 

 

PARTICIPANTES DO ENCONTRO

Adalberto

Agilberto

Ana Cristina

André

Carlos Menezes

Evandro

Gabriel

Gilson

Gilvan

Maria Luzia

Norberto

Romilda

Sonia

William 

Mais uma vez nosso encontro foi marcado de sucesso. Essa afirmação em absoluto não está em função da quantidade de pessoas participantes e sim do clima de alegria, descontração e harmonia que tivemos.

 

Carlos Menezes fez uma demonstração do seu trabalho artesanal que cada dia tem crescido, o que nos alegra muito a sua realização pessoal.

 

Dois novos integrantes de Niterói, André e William, marcaram o encontro com o riso farto em seus rostos que abrilhantaram e deram mais vida ao movimento. Não sei se William voltará, coitado, foi para a churrasqueira e ainda lavou algumas louças.

 

ANIVERSARIANTES

 

No final da tarde foram homenageados os aniversariantes de Março de Abril, tanto os presentes quanto os ausentes. 

 

Todos gostaram da decoração do bolo e mais ainda de saboreá-lo, estava uma delícia.

 

No Sábado, para não perder o costume, uma parada para a mensagem do presidente abordando o tema de “aceitar o naturismo”.

 

MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

Aceitando o Naturismo

 

Até o final da semana ou até mesmo o final do dia os corpos nus que aqui encontramos não mais nos surpreenderão, aquela apreensão em torno da nudez deixou de existir e virá com certeza a pergunta: Naturismo é só isso? Cansei! Esta é a porta de entrada, aqui neste ponto inicia de fato o Naturismo.

 

O Naturismo tem que provocar o cansaço de ver a nudez para que se torne natural e assim permitir que se façam as necessárias reflexões de como estamos vivendo lá fora e, principalmente, como estamos vivendo dentro de nós. Os rótulos peladistas, nudistas, naturistas é tudo a mesma coisa, é superficial, qualquer coisa que queiram me rotular para mim não tem importância alguma. Nada irá me atingir quando de fato passo a ter a consciência do que eu sou.

 

Certo é que só posso amar os outros se eu me amar também. Mas como posso me amar se eu não me conheço? Impossível amar o que não conhecemos. Então, antes de me amar tenho que me conhecer. A prática do Naturismo consciente e o contato mais íntimo com a natureza são, na verdade, um meio do autoreconhecimento, a busca de si mesmo, da nossa própria natureza. É saber que nem mesmo os pensamentos são nossos, eles passam por nós, alguns fazem uma parada um pouco maior e seguem adiante como uma onda. O que temos que fazer? Ser somente um observador e ficar se maravilhando e em estado de gratidão por tantas coisas que recebemos sem que façamos nada por merecer.

 

Aceitar o Naturismo é estar preparado para se rebelar contra as formas sutis daqueles que lhe impõem falsos valores humanos. Viegas Fernandes em seu artigo “Sobre a Nudez Social” com muita clareza sobre sua experiência diz: “Assim, ao despir-me, na Praia do Pinho, reconheci a “graça” em mim, o “cuidado de si” não para atender às necessidades estéticas do outro, mas para a minha conciliação comigo mesmo, em um processo de reconhecimento da minha integralidade”.

 

Aceitar o Naturismo é saber que a nossa nudez tem um objetivo maior, não é um oba-oba. O uso do corpo para outros propósitos a nossa sociedade possui diversas casas noturnas muito boas, ninguém precisa estar aqui para isso. Nosso grupo não procura números de pessoas e sim de aquelas dispostas a realizar mudanças e que possam fazer a diferença na vida de muita gente.

 

Aceitar o Naturismo é saber que “a depravação não está na carne que se mostra, mas no olhar que julga”. (Viegas Fernandes)

 

Evandro Telles

09/04/11

 

 

Aproveitando ainda a oportunidade, foi citada a necessidade de resgatarmos um acervo sobre o Naturismo. Muitas idéias surgiram, precisamos colocá-las em prática. Assim, decidimos buscar um material sobre Luz Del Fuego no interior do Estado, acreditamos que não está perdido.

 

 

Foi distribuído o artigo “Exercício do Naturismo” para que todos façam comentários no próximo encontro. Insistimos na necessidade de leitura e na conscientização como pontos importantes para base de um Naturismo forte e sustentável.

 

 

BINGO

 

Por volta das 19:00 h iniciamos o bingo com sorteios de caixa de bombons, brindes da Sutille lingerie, cota de bolão da mega-sena e mais loteria federal levados pelo Agilberto, além do kit de chimarrão com mate, cuia e uma bomba (ou bombilha) de prata e mais 6 brindes característicos sulistas trazidos pelo Norberto, diretamente do Rio Grande do Sul, entre outros brindes. O grande sortudo da noite foi o Adalberto que bingou 3 vezes, já tendo sido ele o ganhador do sorteio de uma hospedagem na Pousada Roma Antiga, em Guarapari.. Fechamos o sábado com todos querendo cama.

 

DOMINGO

 

Dessa vez o Norberto deu um desconto para o Presidente, não o fez caminhar 4 km morro acima e abaixo, mesmo porque ele se escondeu na cama até surgir alguém que pudesse ficar no seu lugar.

 

Foram tantas as atividades! Banhos de piscina, bate-papo gostoso, churrascos, música, danças, bingos que não houve tempo suficiente para a filmagem da Maria Luzia em seu conversível, trazido pelo Norberto, e ficará para o próximo encontro.

 

Não fiquem tristes os que não puderam ir. No dia 20/05 teremos mais e comemorando os aniversariantes Maria Luzia e André Luis.

 

Até lá.

 

Evandro Telles

GRUPO NATURISMO CAPIXABA

(enviado em 11/04/11)

 

Você está acessando o jornal OLHONU: www.jornalolhonu.com