') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°126 - maio de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Tambaba renovada

Texto e imagens por Pedro Ribeiro*

Os avisos de Tambaba indicam: é uma praia oficial naturista

O paraense Hildebrando Carvalho, 54 anos, veio para a Paraíba a primeira vez para passar férias junto com o irmão, que tinha uma lanchonete em Jacumã, há onze anos atrás. Nesta ocasião conheceu a praia de Tambaba, indicada pelo mano, que serviria para aliviar sua tensão por trabalhar em suas padarias de Belém. Olhou aquela paisagem maravilhosa  e o ambiente gostoso e ficou pensando no que a vida tinha a mais para oferecer, que não era só trabalho. No ano seguinte retornou de férias mais uma vez e a paixão por Tambaba foi aumentando, até que no ano seguinte não resistiu. Vendeu o negócio em Belém e resolveu se estabelecer em João Pessoa e frequentar a praia, ainda esporadicamente.

Apesar dos dias chuvosos e escuros tão atípicos na região, a temperatura estava alta e muito agradável para o Naturismo

Com o passar do tempo foi aumentando o círculo de amizades naturistas que tornou suas idas a Tambaba cada vez mais a miúdo. Então, em 2003, conheceu Rair Ribeiro, 45 anos, com quem começou a namorar. A convidava para ir junto com ele à praia, coisa que ela aceitou depois de certo tempo, mas adorou conhecer o paraíso. Eles vinham com a barraca de camping na mala do carro, para poder ficar por aqui se não houvesse acomodação na pequena pousada, ainda, na época, sob administração do Kléber, o antigo dono.

O casal Hildebrando e Rair são os novos administradores da pousada e do restaurante de Tambaba

O número de vezes que vinham a Tambaba era tão grande que logo se tornaram muito conhecidos. No final do ano passado o Kléber lhe ofereceu a proposta de arrendar a pousada e o restaurante por três anos, o que aceitou imediatamente. O investimento para recuperação do local foi alto, mas Hildebrando não está satisfeito, achando que precisa ainda de mais, mas vai depender do movimento.

A nova administração já apresentou algumas melhorias como a limpeza da praia, reformas nos quartos da pousada com troca das palhas dos telhados e dos colchões e colocação de ventiladores e chuveiros elétricos em todos os quartos. Mas também já passaram por reveses, como os ocasionados pela prisão de ex-diretor da SONATA, que abalou a frequencia da praia e também com determinações da prefeitura que diminuiu o tamanho da área naturista mais uma vez. Então o primeiro verão ficou um tanto aquém do que poderia ter rendido.

O estabelecimento comercial ganhou cara nova e serviços novos

A proibição da entrada de crianças na área naturista ocorreu durante um pequeno período de tempo em janeiro, mas foi revogada após as autoridades refletirem e chegarem ao consenso de que o Naturismo é um movimento realmente familiar.

Hildebrando revela que o público que se hospeda na pousada nos meses de novembro e dezembro chega a ser de noventa por cento de estrangeiros, caindo este índice um pouco nos outros meses de verão e alcançando quarenta por cento neste meses de março e abril. Depois a situação se reverte no resto do ano, com a maioria sendo de brasileiros. Por isso ele acredita que haveria demanda suficiente para se inaugurar um resort naturista na área de Tambaba, sonho antigo de muitos lutadores de Tambaba, sonho este que tem sido apagado com as notícias da construção de um resort não naturista nas imediações. Mas ele acredita que isto não prejudicará em nada o naturismo de Tambaba, caso se concretize.

A maravilhosa paisagem de Tambaba continua linda e agora mais limpa e bem tratada

Como planos para o futuro, Hildebrando pretende instalar uma rede de Internet Wi-fi, já que há grandes problemas de sinal na área, inclusive para celular , que torna a comunicação com a pousada e para fora um tormento. Também há planos de instalar coletores de energia solar, autossustentável e limpa, mas acredita que isto não será viável por conta do tempo pelo qual arrendou o empreendimento.

Um intercâmbio turístico entre a praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, celeiro de turistas estrangeiros que visitam o Brasil e a praia de Tambaba e também contatos internacionais com países como Holanda, Alemanha e a região escandinava, para atrair cada vez mais visitantes para o local.

Seguir as normas é relembrado a todo instante

Comentando sobre Tambaba ser a única praia naturista do Brasil que possui legislação específica que proíbe a entrada de homens desacompanhados de mulheres, Hildebrando não a acha discriminatória, mas apenas regulatória, pois o objetivo da praia é atender a casais e famílias. Quanto a casais homossexuais masculinos ele declara que não há problemas, podem entrar e frequentar a praia normalmente como qualquer outro casal convencional. Podem ficar hospedados na pousada e pagarão a diária como casal. Perguntado como identificar se dois homens formam realmente um casal, Hildebrando diz que a forma de tratamento entre os dois logos os identifica, como um carinho, um beijo. Quanto a mulheres não há restrições.

Ele acredita que se houvesse liberação para homens desacompanhados haveria um grande afluxo de voyeurs, os quais na região são chamados de "fresteiros".

A área de prática de nudismo foi reduzida até este trecho, mas os naturistas reivindicam a volta do nudismo até a Pedra do Cachorro, logo após este caminho.

Também a estrutura do restaurante foi totalmente modificada, para melhor. Hoje já é possível jantar à noite, ação que anteriormente obrigava aos hóspedes da pousada se deslocarem para a cidade para fazer isso. A qualidade das refeições melhorou, e muito. É possível adquirir gêneros de primeira necessidade como sabonete, pasta de dentes, curativos e remédios para dores e febre.

É o governo do estado da Paraíba quem tem dado apoio à segurança de Tambaba, destacando homens da Polícia Militar para fazer o patrulhamento da praia na areia durante todo o dia, da Polícia Turística que visita a área três vezes ao dia e de soldados também da Polícia Militar que fazem ronda à noite. Também com vistas à melhoria da segurança foram colocados postes de iluminação que clareiam o caminho do estacionamento até a pousada, o que facilitou o convívio social dos ferquentadores da pousada e da praia à noite, com bate-papos, jogos de dominó e cartas e rodas de violão.

O pequeno complexo de infraestrutura da praia atende as suas necessidades

Também os trabalhadores da pousada e do restaurante são naturistas, segundo Hildebrando. Não podem ficar sem roupas porque as normas da Saúde Pública não permitem. Mas sempre que há chances também vão ao mar se refrescar à moda naturista. O convívio entre os trabalhadores, hóspedes e frequentadores da praia é muito cordial. O número de trabalhadores é de 12 pessoas, mas que ainda vai aumentar para melhorar ainda mais o serviço e o fluxo exigir. Mas não é fácil arranjar pessoas na região para trabalhar na área naturista. Há muito preconceito e conservadorismo.

Hildebrando constata que é raro encontrar frequentadores da praia que sejam da própria região. Quase a totalidade são de outros estados do país. São turistas eventuais ou habituais. Há um bom número de João Pessoa, mas ainda é uma minoria bem pequena. Há uma grande quantidade de turistas estrangeiros como comprovam as fichas dos hóspedes de várias e muitas partes do mundo. Tambaba abriu o turismo para estrangeiros na Paraíba e aumentou sensivelmente a presença deles no Nordeste inteiro e abriu as portas do Brasil para o Naturismo.

Apesar de toda a infraestrutura de apoio e segurança ainda o maior problema de Tambaba é a insistência de muitos de quererem ficar de roupas dentro da praia, de sunga ou de biquíni. Querem fazer "marquinha". Que vão para outras praias.

Os soldados da Polícia Militar da Paraíba J. Marcelo, Jomarbe e Ricardo prestam serviço dentro da praia de Tambaba. Lotados nos batalhões especialistas em apoio e de turismo contam que o maiores problemas encontrados por eles nestes quatro meses que têm servido a área são os voyeurs que se escondem nas trilhas que dão acesso à praia pelos costões. A presença deles pretende inibir esta prática e também inibir alguns frequentadores não naturistas que insistem em fazer da praia motel a céu aberto.

 

São todos de João Pessoa e nunca tinham vindo à praia de Tambaba antes de trabalhar. Mas se acostumaram com o nudismo e acham que é uma prática muito natural. Acreditam que uma das formas de acabar com maus frequentadores seria fazer cadastro na entrada de todos os visitantes.

Rair contou que a primeira vez que esteve em Tambaba foi a convite de Hildebrando quando ainda namorava. Ela de João Pessoa jamais tinha vindo, por preconceito e receio. A experiência a deixou nervosa e teve "dor de barriga". Achava que todo mundo a estava olhando e comentando. A insegurança foi diminuindo com o passar do tempo. Ela acabou descobrindo que Tambaba era a sua praia.

Rair e Hildebrando, além de casados, são sócios também em negócios fora da praia. São proprietários de uma loja de venda de pneus e acessórios para carros. Mas ela descobriu a sua verdadeira vocação: tratar com o público e com cozinha. Adora o que faz.

Para se chegar a Tambaba é necessário chegar a João Pessoa, cidade vizinha ao Conde, município onde se localiza a praia famosa. No aeroporto internacional de João Pessoa a maioria dos voos, tanto de chegada, quanto de partida são noturnos ou de madrugada, o que dificulta bastante o deslocamento por conta própria. Não há condução fácil para se chegar até Tambaba. Há muitos horários de ônibus que fazem o percurso até o Conde, mais precisamente em Jacumã. Mas de lá até a praia de Tambaba só há ônibus três vezes ao dia. De carro de João pessoa até a praia não é complicado. Pois dentro do Conde é seguir uma estrada única, asfaltada, direto.

Os contatos com a pousada Tambaba Naturista, de gerenciamento do casal Hildebrando e Rair, são por e-mail ou telefone: tambabapraianaturista@hotmail.com; todos com prefixo (83): 9657 5624; 3288 1140; 9644 8686; 9162 6582; 3298 1140.

abril de 2011


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.