') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°126 - maio de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 3 de abril e 2 de maio de 2011

Um Acervo Perdido?

Na qualidade de correspondente da revista alemã "Freies Leben", conforme credencial emitida em 30/9/1964, e publicada em meu livro "Naturalmente", Um Perfil Documentado, 2008, página 70, escrevi um artigo, com fotos exclusivas de minha autoria, sob o título alemão de "Sudamerika", focalizando a pioneira Luz Del Fuego e a famosa Ilha do Sol, que foi publicado em "Freies Leben" nº 127, na década de 1960.

Por ocasião da criação e organização do conhecido CENA - Centro de Estudos Naturistas, no Rincão Naturista, entre Cunha e Guaratinguetá, São Paulo, pela iniciativa brilhante do nosso nobre amigo Edson Medeiros, sociólogo, tomei a decisão de enviar ao Edson uma cópia do meu referido artigo (com fotos) publicado em "Freies Leben", para que fosse incluído no acervo do CENA. Mais uma vez, com o afastamento do amigo Edson, que vendeu sua casa no Rincão, meio decepcionado com a realidade do dia-a-dia naturista (segundo sua versão), o meu artigo (Sudamerika) foi, juntamente com todo o conjunto do referido acervo do CENA, entregue aos cuidados do nobre companheiro Alexandre Tsanacles, que igualmente, a posteriori, afastou-se do Rincão, indo residir no Canadá com a família. O tempo passou e o meu artigo parece ter desaparecido, ao acaso, justamente quando procurei recuperar a matéria de "Freies Leben", inclusive para publicação no meu novo livro, brevemente, preservando a memória naturista. Infelizmente, como reconheceu o amigo Edson, é um pequeno acervo perdido. E o Edson, gentilmente, teve o cuidado de me enviar uma extensa lista do material do arquivo do CENA, num trabalho importante, finalizado em 1998.

O nudismo-naturismo tem história rica no Brasil e merece certamente que o CENA - Centro de Estudos Naturistas seja recuperado, reativado, inclusive com a concordância do amigo Edson, espero. Acredito que vale a pena trabalhar pela memória do Movimento. Penso que a direção da FBRN poderia fazer contato com o Edson ( e o Tanacles), buscando uma forma serena e objetiva de reativar o referido CENA, importante criação do amigo Edson Medeiros. Considero fundamental cuidar com zelo de tudo que se relaciona dignamente com a prática nudista-naturista, organizando e preservando um acervo tão precioso, e adicionando sempre novos materiais e testemunhas. Lembremos aqui e agora que uma grande árvore, por exemplo, não se sustenta sem boas raízes...

Em tempo: Tomei a iniciativa de procurar o companheiro Edson Medeiros, buscando reativar o referido CENA- Centro de Estudos Naturistas, e minha proposta foi prontamente aceita. Falei, então, com o amigo Evandro Telles, do Espírito Santo - terra natal da pioneira Luz Del Fuego, que igualmente se interessou pela idéia, e tomou providências. Como nudista-naturista de longa data, sinto-me aliviado, e honrado, ao constatar que a minha iniciativa de recuperar parte importante da memória do Movimento foi considerada com atenção e objetividade. Coloco-me à disposição para continuar colaborando, pois reafirmo, aqui e agora, que precisamos não só ver, mas perceber, e não somente ler superficialmente, mas anotar e catalogar o que diga respeito, direta ou indiretamente, à prática nudista-naturista já centenária. Espero que o CENA -Centro de Estudos Naturistas encontre reafirmação e torne-se referência.

Paulo Pereira

Rio/abril/2011

(enviado em 15/04/11 por Paulo Pereira)


CENA - Centro de Estudos Naturistas

 

Incentivado por Paulo Pereira e ainda contando com apoio de José Edson Medeiros, Maria Luzia Almeida de Almeida, Marcelo Pacheco da FBrN e todo o Grupo Naturismo Capixaba do qual participo, retomo a iniciativa dada pelo Edson alguns anos atrás, de termos um Centro de Estudos Naturistas onde teríamos um acervo sobre o Naturismo contendo livros, dvds, registros históricos, trabalhos acadêmicos, artigos, revistas etc.

 

Inicialmente esse material ficará na biblioteca que possuo em minha residência, sendo o Grupo Naturismo Capixaba responsável por sua manutenção. Podemos no futuro, após termos uma variedade significativa de registros, sugerir apoio público ou mesmo disponibilizar numa sede própria do Grupo.

 

Como todo o começo é sempre o mais difícil, solicito apoio de todos, enviando qualquer material disponível que julgarem interessante mantermos nesse acervo.

 

O Grupo Naturismo Capixaba, desde à sua fundação, sempre procurou mostrar a importância da cultura e da consciência naturista como pedra fundamental para termos um Naturismo forte, sustentável e respeitável. Acreditamos que a realização do CENA irá colaborar para realização desses objetivos.
 

Evandro Telles de Oliveira
Pres do Grupo Naturismo Capixaba
Rua José Motta Fraga 396 - B.Maruípe - Vitória - ES CEP 29043-083
Fones: (27) 3314-6386 e (27) 8122-7311

 

(enviado em 12/04/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.