') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°124 - março de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

 Belgas tiram a roupa em protesto contra indefinição política

DA REUTERS

Img: Nicolas Maeterlinck/AFP

Estudantes belgas protestam semi-nus contra indefinição política, que já dura 249 dias

Belgas protestaram por todo o país nesta quinta-feira para exigir o fim dos oito meses de indefinição política e pedir a formação de um novo governo. Cerca de 50 pessoas -- em sua maioria estudantes-- tiraram as roupas na cidade de Ghent (norte) em protesto, tomando doses de gin holandês para se manter aquecidos em pleno inverno europeu.

"Há uma expressão em holandês que diz que ficar pelado é fazer papel de bobo. Nada aconteceu, os políticos negociaram por 249 dias e ainda há um impasse, então, eles estão se fazendo de bobos", disse um dos organizadores, Jouwe Vanhoutteghem, que é estudante da universidade de Ghent.

Na cidade central de Leuven, os belgas recebiam batatas fritas em troca de escrever mensagens para os políticos, em uma ação batizada de "Revolução da Batata Frita", uma das especialidades culinárias da Bélgica.

Os protestos de hoje foram os mais recentes desde uma série de ações civis contra o impasse político. Há cerca de um mês, 34 mil belgas protestaram nas ruas de Bruxelas.

A Bélgica vive seu 239º dia sem governo, depois que as eleições do dia 13 de junho do ano passado não alcançaram um acordo entre os sete principais partidos para reformar o Estado e formar uma coalizão de governo.

Ao longo destes sete meses, o rei Alberto 2º, um dos poucos elementos de unidade dos belgas, encarregou seis missões de "conciliação", "mediação", "pré-formação", "esclarecimento" e "informação", para tratar das diferentes posições.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

(enviado em 17/02/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.