') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°124 - março de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Resumo dos trabalhos

por Pedro Ribeiro*

img: Nu Pinho

Membros da ANAbricó posam diante da faixa de boas vindas.

Durante três dias a belíssima praia do Pinho, no igualmente belo Balneário Camboriú, foi a sede do Congresso Brasileiro de Naturismo em sua décima segunda edição, o CongreNAT. Este evento bi-anual tem o objetivo maior de eleger os dirigentes da Federação Brasileira de Naturismo para o período seguinte. A eleição ocorre através do voto direto dos representantes das associações federadas e, logo após o escrutínio, de forma rápida e descomplicada, a nova diretoria eleita toma posse. No dia seguinte ela já dirige sua primeira assembleia ordinária.

Porém muitos naturistas acreditam que a eleição é um mero pretexto para realizar um grande evento, onde a meta é reunir para confraternização, jogos e muito bate-papo os adeptos de nossa filosofia e muitos visitantes oriundos de toda parte de nosso imenso país.

Seja pela visão oficial das eleições, seja pela visão popular da oportunidade de confraternização o CongreNAT tem realmente atingido seus objetivos. E não foi diferente nesta sua última edição.

img: N. Valerio

A plateia estava atenciosa aos discursos de abertura

Na sexta-feira, 25 de fevereiro, dezenas de pessoas já se encontravam no Complexo Turístico da Praia do Pinho esperando pela abertura oficial, marcada para as 16 horas. Um sol forte ilumina a praia, mas a cerimônia ocorreria num tenda armada bem na beira da areia, onde funciona o bar da área. Com cerca de meia hora de atraso, José Tannus, até então o presidente da FBrN, deu por aberta oficialmente a cerimônia. Convocou todos a cantarem, sem acompanhamento, o Hino Nacional Brasileiro. Todos de pé e em posição de sentido e, lógico, usando apenas as vestes naturistas, realizaram o ato de mãos dadas, numa grande roda cívica.

Tannus, em seguida, fez um discurso sobre seus dois anos à frente da Federação, avaliando seus acertos e erros. Revelou que não se candidatou à reeleição por problemas pessoais e profissionais que inviabilizariam um trabalho dedicado ao Naturismo.

img: N. Valerio

João Olavo Roses, no momento da foto ainda candidato à presidência, apresentou seu Plano de Trabalho

Também discursaram Elias Pereira, presidente do Conselho Maior da FBrN e Delegado para o Desenvolvimento do Naturismo na América Latina da INF, Valdir Nei Hardtke, presidente da ONG Praia do Pinho, organizador do evento e Anilton Bittencourt, proprietário do Complexo Turístico da Praia do Pinho, que cedeu o local para o acontecimento.

Também discursou o candidato à presidência da FBrN, João Olavo Paz Roses, sobre o sua plataforma de trabalho para o biênio 2011/2012, ressaltando que uma eleição somente está ganha após a abertura da urna.

O momento emocionante ocorreu quando José Tannus rendeu homenagem a Miriam Zorzella, ex-membro do Conselho Maior, falecida há quatro meses, diante de seu ex-marido Franco de Dio, que se deixou levar pela emoção.

img: N. Valerio

Glacy Machado entreteve a plateia por cerca de uma hora

O segundo dia, que amanheceu nublado, teve uma palestra de Glacy Machado, naturista de longa data, moradora da Colina do Sol, no sul do país. Ela, que escreve um blog sobre sua vida naturista, apresentou uma conversa informal sobre as viagens que tem realizado a várias partes do mundo, sempre em busca do lugar perfeito para a prática do naturismo. Com muito humor e disposição encantou a plateia por cerca de uma hora que participou com perguntas e troca de experiências. Mas a todo instante Glacy lembrava que o sol estava "saindo", pois então o momento era o de aproveitar a praia que estava tão linda ali em nossa frente.

Por volta de onze e meia da manhã, a assistência já estava nas areias da praia, fazendo aquilo do que mais gosta: bater-papo com os amigos, travar novos conhecimentos e beliscar aperitivos e bebidas.

img: N. Valerio

A Assembleia da votação, ainda presidida por José Tannus, foi aberta com o canto do Hino Nacional, todos em posição de sentido.

À tarde, com atraso de cerca de uma hora, foi montada na tenda principal, localizada no final da propriedade, o cenário para a realização do principal motivo do CongreNAT: as eleições. Desta vez foi permitida a presença de quem quisesse acompanhar o pleito de perto. Cerca de vinte naturistas se interessaram.

Também houve diferença na condução da votação. Em vez de secreta, com opção através de cédula eleitoral, ela ocorreu de forma aberta, com os representantes das associações tendo que revelar seu voto em voz alta. Como havia apenas um candidato para cada cargo eletivo as resposta eram Sim (concordo com eleição deste candidato), Não (não concordo com a eleição do candidato) ou Abstenção. Eram computados imediatamente e o resultado divulgado no mesmo instante.

img: N. Valerio

Renata Freire defende sua candidatura ao Conselho de Ética

Antes do início da votação foi pedido aos candidatos presentes que se apresentassem aos demais delegados que iriam votar. O candidato à presidência João Roses defendeu seu plano de trabalho. Os demais se apresentaram de forma mais sucinta e pessoal. Não estavam presentes Jorge Bandeira, candidato ao Conselho Maior pela Região Norte e Antonio Chagas Rebello, candidato ao Conselho Maior, pela Região Nordeste.

Cada instituição membro da Federação Brasileira de Naturismo representa número diferente de votos. Essa representação é de acordo com a quantidade de selos do cartão INF adquiridos anualmente por cada instituição membro. O número de votos a que cada uma tem direito é calculado a partir de uma complicada relação matemática. Por isso existem instituições cujas escolhas representam apenas um voto e outras representam até quatro votos. Estavam presentes 17 pessoas delegadas, algumas com representação para até duas instituições naturistas. Desta forma, nesta ocasião, o número máximo de votos possíveis é de 37.

Para presidente e vice-presidente a chapa única e vencedora é composta por João Olavo Roses, da Colina do Sol e Marcelo Pacheco, da Brasil Naturista, respectivamente. Dos 37 votos possíveis, a dupla recebeu 35. Somente a Associação Naturista de Abricó e o Jornal OLHO NU (com direito a um voto cada uma) votaram Não.

img: N. Valerio

Os votantes mostravam ao escrutinador o número de votos a que tinham direito para cada nome anunciado como candidato.

Para o Conselho Maior, votado por região, também havia apenas um candidato para cada cargo. Jorge Bandeira, do Graúna, para a região Norte, foi eleito por unanimidade. Seu suplente vai ser escolhido por ele próprio. Antonio Rebello, da AbaNAT, foi eleito como suplente com 35 votos. André Santiago, do GoiasNAT, eleito por unanimidade como suplente para a região Centro-Oeste e Etacir Manske, da Colina do Sol, também por unanimidade foi eleito suplente para a região Sul.

Para o Conselho de Ética, o ainda presidente Tannus, apresentou aos votantes a proposta de se abrirem inscrições para mais três candidatos, já que haviam inscritos apenas três para os seis cargos vagos. A maioria concordou e assim o seis nomes apareceram. Restava fazer a votação para que ficasse determinado quais seriam os três titulares e quais seriam os três suplentes. Desta vez o escrutínio se realizou da forma tradicional, através da escrita em pedaço de papel. Foram eleitos para o Conselho de Ética Luis Carlos Hack, da AAPP, Fábio Francisco dos Santos, do PlaNAT e Renata Freire, do NIP. Para suplentes foram eleitos Sandra do PlaNAT, Paulo Corrêa Neto, do NIP e Valdir Ney , da ONG Praia do Pinho.

img: N. Valerio

No domingo pela manhã a nova diretoria conduziu a primeira assembleia ordinária da nova gestão

No dia seguinte, domingo, 27 de fevereiro, com atraso de uma hora foi realizada a primeira Assembleia Ordinariara dirigida pelo novo presidente, que abriu os trabalhos confirmando de maneira sucinta o compromisso com seu Plano de Trabalho.

Aproveitando a presença de Joel (?) o presidente da AAPP, Luiz Carlos Hack propôs uma homenagem a um dos fundadores da associação que deu origem ao Naturismo na praia do Pinho. Joel foi um dos signatários da ata de fundação, que foi redigida no verso de um cartaz de propaganda de cerveja retirada de um muro na praia, conforme conta Celso Rossi em seu livro "A Descoberta do Homem". Foi muito aplaudido.

Depois foi colocado em pauta o tema Cartão INF - obrigatoriedade X critérios de emissão. Assunto recorrente em diversas assembleias nos últimos anos e, mais uma vez, o consenso não foi obtido. Por conta disso, foi aprovada a organização de um grupo de trabalho composto por presidentes e responsáveis de associações de praia, de associações fechadas, de áreas comerciais e de mídia naturista. O grupo terá sessenta dias para apresentar uma proposta para ser apreciada na próxima assembleia ordinária, prevista para ocorrer no Encontro dos Dirigentes Naturistas.

img: N. Valerio

Joel foi ouvido atentamente e muito aplaudido pelo seu pioneirismo na praia do Pinho

Foi aprovada a proposta de fazer um cadastro de empresas que, embora não naturistas, alugam suas áreas para eventos naturistas sem empecilhos. Elas servirão para facilitar a busca de locais para encontros pelas associações sem sede social própria.

Sobre o caso de Tambaba, que está em risco de deixar de ser área naturista, o antigo e o novo presidente irão ao Conde e João Pessoa conversar com representantes do Ministério Público para tentar reverter a situação.

Em seguida, foi lida uma homenagem a Luz del Fuego, pela passagem do Dia Nacional do Naturismo, dia 21 de fevereiro. Finalmente foram escolhidas as sedes dos próximos eventos nacionais da Federação para este ano: Encontro dos Dirigentes Naturistas, em junho ou julho, em Massarandupió, na Bahia; Encontro Brasileiro de Naturismo, em outubro ou novembro, em Caldas Novas, GO e as confirmações dos eventos internacionais: Encontro Latino Americano, entre 2 e 11 de março de 2012, no Chile; Congresso Internacional de Naturismo da INF, em setembro de 2012, na Croácia. Para o CongreNAT de 2013 há disputas pelas sedes, que serão resolvidas no Encontro de Dirigentes Naturistas.

*Editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.