') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°124 - março de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

CINECLUBE BARÉ E GRAÚNA APRESENTAM “CICLO CINEMA E NATURISMO”

MÊS DE FEVEREIRO   -   DIA 25/02    -  18:30 -  ENTRADA FRANCA - 18 anos

ENDEREÇO: ALTOS DA LIVRARIA VALER. RUA RAMOS FERREIRA, 1195, CENTRO.

FILME 1  - CLIP MUSICAL  -  BANDA ISLANDESA SIGUR RÓS - colorido 5 minutos (2008)

Neste clip, a banda das terras glaciais mistura corpos nus, terra, natureza, tribalismo percussivo e muita criatividade. Jovens modelos em liberdade da nudez essencial. Uma festa de integração do ser humano com os elementos da natureza.

FILME 2 – CURTA METRAGEM DE FICÇÃO -  LA FONTE DES NEIGES   colorido 20 minutos(2008)  

Neste filme premiado em alguns festivais de cinema, temos uma curiosa história de uma mãe naturista que leva seu tímido filho para um camping de nudismo. O garoto encontra no local uma amiga que o levará a descobrir os valores da vida comunitária no naturismo, em comunhão com a natureza. Porém a forma desta descoberta por parte do garoto revela algumas surpresas, que o fazem pensar na vida e na relação entre dois seres.

FILME 3 – DOCUMENTÁRIO – CELEBRANDO A LIBERDADE – colorido 14 minutos (2000)

“Celebrate the Freedom” foi produzido pela “The Naturist Society” como propaganda ao movimento naturista organizado nos países do Ocidente. Com simplicidade e beleza, esse estilo de vida é um convite àqueles que ainda não se iniciaram nessa prática, a que venham usufruir dessa doce liberdade que é o Naturismo.

FILME 4 (UM HOTEL DE SELVA NATURISTA)

(enviado em 21/02/11 por Jorge Bandeira)

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 4 de fevereiro e 2 de março de 2011

Cine clube Baré na sexta feira 18 de fevereiro

 

O cine clube Baré apresenta nesta próxima sexta, 18, mais dois filmes relacionados ao naturismo:

 

"A NATIVA SOLITÁRIA" (30 min), documentário brasileiro produzido em 1953. Filme de Rômulo Person, também atribuído a Almeida Flaming. Um raro filme que traz à tona um pouco da vida da artista e vedete, sua opção pelo Naturismo e imagens da Ilha do Sol, considerada como o primeiro reduto do então naturalismo no Brasil.

 

Como o áudio desta obra foi recuperado, podemos conhecer agora a VOZ de Luz Del Fuego, por muitos desconhecida até então. Entre a ficção e a realidade, a verdade nua e crua de Luz e de seus amigos naturistas! Uma raridade naturista para o Cineclube Baré!

 

"A HISTÓRIA DO NUDISMO/NU ET LIBRE (NACKT UND FREI)". Produção Franco-germânica , de 1999 (52 min). Direção: Gerhard Thiel.  Áudio: original em alemão, com algumas legendas em francês. O documentário, produzido originalmente para a TV, retrata as origens históricas do movimento Naturista, suas diversas variações, o Naturismo romântico, de Richard Ungewitter, o Naturismo clínico e a Helioterapia, os estudos e ações da ginástica de Adolph Koch, o Naturismo dentro das lutas sociais e até mesmo o Naturismo político, de tendência nacionalista que teve certa repercussão na Alemanha na década de 1930.

 

O diretor destaca, sobretudo, os pioneiros do movimento naturista na França e na Alemanha, percorrendo a história do nudismo através de fotos e filmagens bastante raras, coletadas em acervos europeus e bibliotecas especializadas no tema. Com um roteiro didático e um enfoque não sensacionalista, mas documental, Gerhard resgata o Naturismo como movimento importante para a compreensão do mundo Ocidental e de como os estudos dos pioneiros do Naturismo foi importante para as conquistas nas áreas da medicina, das artes e do desporto.

 

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL VALER
ENDEREÇO: RUA RAMOS FERREIRA, 1195. ALTOS DA LIVRARIA VALER
CENTRO. MANAUS - AM
HORA: 18:30

 

INFORMAÇÕES: Jorge Bandeira 9116-6775

e-mail: vicaflag@hotmail.com

 

(enviado em 12/02/11 por Jorge Bandeira)


Nesta sexta-feira, no cine clube Baré, programa duplo

 

TABLEAU VIVANT – OF THE DELIRIUM CONSTRUCTIONS e

COLINA DO SOL/ COMUNIDADE NATURISTA

 

CINECLUBE BARÉ - ALTOS DA LIVRARIA VALER - RUA RAMOS FERREIRA, 1195. CENTRO. MANAUS - AM

DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2011 - SEXTA-FEIRA

HORA: 18:30

ENTRADA FRANCA

 

O primeiro filme retrata o trabalho da artista multimídia Sarah Small, que é sempre marcado por uma rigorosa pesquisa com os elementos da modernidade, criando reflexões ao espectador, e nisso sua visão é bem particular, pois insere configurações e conflitos entre opostos, e aqui temos a especial configuração destes antagonismos que se estreitam, de nus e de cobertos. Leia mais.

 

 

O segundo filme é o documentário sobre a maior comunidade naturista da América Latina, a Colina do Sol, localizada no município de Taquara, no Rio Grande do Sul, foi realizado com o intuito de divulgar a comunidade naturista e suas belezas, assim como esclarecer sobre a prática do Naturismo, “todo o encanto de um estilo de vida”. Leia mais.

 

Para conhecer melhor o trabalho da artista Sarah Small acesse:

www.sarahsmall.com

 

Sobre a Colina do Sol www.colinadosol.com.br

 

Nossos agradecimentos a Flaviano Augusto, que gentilmente cedeu ao acervo do Coletivo Artístico Graúna esta filmagem.
 

(enviado em 8/02/11 por Jorge Bandeira)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.