') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°123 - fevereiro de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

NUDISTAS CELEBRARÃO O DIA DOS NAMORADOS NA PLAYA LUNA (CHILE)

No próximo 13 de fevereiro se programou um tour especial para quem quiser visitar o único balneário onde se permite oficialmente o naturismo.

A Agrupación Naturista de Chile Playa Luna, que no domingo 30 de janeiro celebrou o aniversário número 11 do único balneário onde o nudismo é uma prática oficial autorizada, festejará o Dia dos Namorados com um tour ao lugar, no próximo domingo 13 de fevereiro.

Segundo explica a La Tercera René Rojas, um dos fundadores da ANACHI (Asociación Naturista de Chile) e diretor do projeto Playa Luna, a viagem é um convite aberto tanto para quem quiser conhecer a praia como para as pessoas que usualmente desfrutam da zona, localizada a seis quilômetros ao norte de Horcón e a que se alcança somente caminhando pela orla do mar.

Img: Pedro Ribeiro

Renè Rojas durante o 31° Congresso Internacional de Naturismo na Itália

O valor do programa -que só inclui a passagem de ida e volta- é de $9 mil pesos chilenos para as mulheres, entretanto que para os homens tem um custo de $19 mil. Os casais, no entanto, somente deverão desembolsar $22 mil. A diferença no preço, explica Rojas, responde à ideia de “promover a prática do naturismo em companhia, justamente para manter o ambiente do lugar”.

“Há muito interesse de varões só para ver um espaço nudista e sabemos que nossa idiossincrasia, nossa cultura, cria muita curiosidade a respeito, então é um pequeno filtro que nós fazemos e uma garantia de poder dar benefícios aos casais e às mulheres sozinhas para que possam ir sem nenhum problema”, argumenta Rojas.

Assim mesmo, o lugar de saída e chegada dos ônibus se mantêm em reserva “porque nos parece irrelevante dar a conhecer certa informação a quem não está interessado em participar do balneário”, afirma o diretor do Club Playa Luna. “Esses dados entregamos a cada pessoa que confirme sua participação através do correio eletrônico naturismochile@gmail.com”, acrescenta.

ANIVERSARIO NÚMERO 11

Img: Pedro Ribeiro

Momento em que o Chile é escolhido como sede do IV ELAN durante o Congresso Internacional

Apesar de vários intentos falidos por instalar balneários naturistas ao largo do país, no domingo se celebrou o aniversario número 11 de Playa Luna, que atualmente figura nos mapas como um dos maiores atrativos turísticos da comunidade de Puchuncaví, na Região de Valparaíso.

Tanto assim, que foi escolhida como sede do Quarto Encontro Latino-americano de Naturismo (ELAN) que se realizará nos dias 2, 3 e 4 de março de 2012 e cuja última versão se levou a cabo no Brasil em 2010.

“Postulamos em setembro, durante o Congresso Internacional que se realizou na Itália, e ganhamos com êxito”, conta René Rojas, mencionando que “apresentamos um dossier com todas as vantagens turísticas do país para poder realizar uma assembleia deste tipo”.

PLAYA LUNA SUL E NORTE

No ano 2000, depois de várias gestões de René Rojas, Playa Luna logrou ser reconhecida como um lugar naturista apto para praticar o nudismo, movimento que busca aproveitar os efeitos benéficos dos banhos de sol sobre o corpo nu.

A iniciativa veio substituir o emblemático balneário de Cau Cau, onde por anos foi o lugar obrigado de quem desfrutava da natureza e o mar sem roupa.

Sem dúvida, a explosão do surgimento de complexos turísticos terminou com a privacidade da área, obrigando a seus visitantes a buscar outras praias para praticar o naturismo.

Img: Renè Rojas

Playa Luna nos festejos de 10 anos em 2010

Hoje depois de 11 anos desde a apropriação de Playa Luna, Rojas explica que existe o desejo de criar dois espaços mais: um em Iquique - Playa Luna Norte - e outro em Concepción - Playa Luna Sur.

“Até agora não tem tido a concorrência de público para poder dizer que temos outras praias”, explica, “mas esperamos que em um futuro próximo possamos contar com esses lugares também”, menciona.

E destaca que a ideia é “seguir criando espaços públicos onde se possa praticar a atividade, como uma alternativa recreativa, sadia e natural”.

AGRUPACIÓN DE AMIGAS DE PLAYA LUNA

Com o fim de recuperar o ambiente natural do entorno - que foi declarado pela Corporación Nacional del Medioambiente (CONAMA) como zona de biodiversidade - entorpecido pela presença de visitantes que interferem na tranquilidade do lugar, um grupo de mulheres acaba de criar a Agrupación de Amigas de Playa Luna, iniciativa que foi apresentada durante os festejos do décimo primeiro aniversário de Playa Luna.

“Há pessoas que não vêm desfrutar do naturismo nem fazer nudismo, vêm por curiosidade, distorcendo o objetivo deste tipo de espaços”, reclama Rojas.

“Por isso, as meninas se organizaram para defender seus direitos de praticar o nudismo sem curiosos, sem doentes”, agrega. e arremata: “A ideia é compartir com quem realmente tem interesse no econudismo como um estilo de vida em harmonia com a natureza”.

Fonte original: latercera.com

(enviado em 1/02/11 por Peladistas Unidos)

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 2 de dezembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011

ENCONTRO NATURISTA NA PRAIA DE NUDISMO EM LUANDA
 

Gostas de praia de nudismo? ESTÁ PROGRAMADO UM ENCONTRO NATURISTA PARA ESTE MÊS, SÁBADO 15/JANEIRO/2011. MAS ATENÇÃO: O requisito para serem bem vindos é o cumprimento das REGRAS DE ÉTICA NATURISTA expressas neste blog.

 

Uma dessas regras e a principal é a de cada homem ir acompanhado de pelo menos uma dama (companheira, namorada ou amiga) que aceite a idéia de praticar nudismo.

 

Se estás a par das regras, tiveres companheira que aceite praticar nudismo e estiveres interessado em participar do nosso próximo encontro, este será sábado dia 15/Jan/2011.

 

A concentração será às 10h no Embarcadouro do Capossoca (Depois da Corimba) onde apanharemos o transporte até a famosa PRAIA DE NUDISMO.

 

Tem sido sempre assim para não divulgarmos a praia antes de termos a certeza se estamos a lidar com casais que queiram mesmo praticar nudismo. As damas sozinhas são bem vindas. É que têm aparecido homens sozinhos a quererem ir espreitar as damas dos outros. São os chamados MIRONES.

 

via ANGOLA NATURISTA de ANGOLA NUDISTA em 04/01/11

 

Leia a regras completas clicando aqui

 

(enviado em 5/01/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.