') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°122 - janeiro de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Os feitores do Naturismo(1)

por João Batista Pereira*

Realizei durante o Encontro que festejou o aniversário do PauliNAT e o encontro do NIP algumas rápidas entrevistas com pessoas que realizam o Naturismo no Brasil as quais transcrevo aqui.

A primeira foi com Horácio Xavier Franco Filho, 52 anos, advogado, que foi o mentor e organizador deste grande evento.

OLHO NU: Como foi organizar um evento para aproximadamente 150 pessoas?

Horacio: A organização do evento contou com as ótimas amizades que mantenho dentro do naturismo e, sendo assim, por não ser adepto de rótulos e de bandeiras, ficou mais fácil convidar e receber o apoio maciço conforme se pode notar nesta belíssima festa

 

OLHO NU: Como o naturismo entrou na sua vida?

Horácio com os amigos Arnaldo e Airam

Horacio: Iniciei o naturismo em Tambaba, na busca pela verdadeira liberdade física e espiritual.

 

OLHO NU: Com o sucesso do evento pretende organizar outros?

Horacio: Diante do sucesso pretendo estar desenvolvendo outros projetos, mas sempre contando com a aproximação e a ajuda dos verdadeiros naturistas.

 

OLHO NU: Tem planos de se candidatar a cargos na FBRN?

Horacio: Quanto a planos de candidatura, tudo vai depender do desenrolar das ações e da aceitação mútua de projetos e conceitos da filosofia naturista.

 

 


O segundo entrevistado foi Antonio Nelo, o "Tom". Analista de contas médicas, 51 anos, é frequentador do Mirante e participa de alguns encontros do PauliNAT.

 

OLHO NU: Como começou o naturismo na sua vida?

Tom: Já sou naturista desde que nasci, sempre gostei do naturismo, mas devido a problemas familiares, filhos, casamento, sempre pratiquei em casa,com pais, irmãos, mas oficialmente foi em 2002. Passei 15 dias no Rincão naturista, foi uma experiência inesquecível, com muita insistência com a esposa e as 3 filhas mostrando vídeos, documentários e reportagens, mas sem forçar porque ser naturista é ser natural.

 

OLHO NU: Já conhecia o Mirante do Paraíso?

Tom: Conheço desde a inauguração, em Fevereiro de 2002. Por motivos familiares, filhas adolescentes, ficou complicado vir sempre, pois não posso força-lás a vir, pois como disse anteriormente tem que ser naturalmente, por esse motivo me privo de vários encontros, mas sempre estou divulgando o naturismo no trabalho, família, amigos e em qualquer local!

 

OLHO NU: O que você acha que está faltando no naturismo?

Tom: Tinha que ter mais locais naturistas oficias no centro de São Paulo, pois às vezes tenho que me deslocar mais de 350 km para poder praticar o naturismo. Também discordo, concordando, porque tenho que acatar as regras, com o preconceito aos homens desacompanhados, por esse motivo muitos homens deixam de praticar o naturismo por causa das dificuldades de arrumar uma companheira. Eu gostaria de reivindicar o passaporte naturista, pois tenho mais de 15 anos no naturismo e ainda não consegui.

 

*João Batista é membro da Associação naturista de Abricó

Foi o enviado especial do jornal OLHO NU para cobrir o evento.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.