') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°122 - janeiro de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com

Devem constar nome e sobrenome, cidade e estado do redator

Não serão publicadas cartas anônimas e sem estas exigências.


(A partir deste ponto republicação das mensagens enviadas para a redação do jornal OLHO NU entre 2 de dezembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011)


Abricó

Olá, amigos,

Finalmente neste domingo (12/12/10) resolvi conhecer a famosa praia de Abricó, sozinho com a cara e a coragem, seria a meu primeiro contato com o naturismo social.

Não tenho carro, fui de ônibus mesmo. Como moro em S.J Meriti, acordei às 06 h da manhã e parti para Cascadura, chegando lá peguei um ônibus até o Recreio e saltei em frente ao Recreio Shopping, me senti um pouco perdido de início, mas depois comecei a perguntar a um e a outro como chegar em Grumari, graças a Deus encontrei pessoas boas pelo caminho que me disseram a direção certa que eu deveria seguir.

Fui andando até o Condomínio Maramar e vi a subida da estrada do Pontal, andei pelo menos uns 30 a 40 minutos até chegar no Pontal, chegando lá comprei uma água, descansei por 5 minutos e segui em frente, dei de cara com um tapume, corrente, cadeado e um vigia que me disse que eu NÃO poderia passar, fiquei muito desapontado pois teria que fazer o mesmo percurso de volta e voltar pra casa sem conhecer Abricó, até que um guardador de carros vendo eu descer com cara de bunda me perguntou se eu queria ir pra Grumari, eu disse que sim e ele me pediu R$ 10,00 reais para me atravessar, eu dei, e ele voltou a falar com o vigia que IMEDIATAMENTE abriu os portões pra mim e me disse que eu poderia voltar por ali sem problemas, contanto que desse mais uma molhadinha na mão dele.

Depois que eu passei o portão, vinham entrando mais 2 rapazes que também estavam sendo “atravessados” pelo guardador e que também estavam indo para Abricó. Depois de passar pela parte que está em obras, nos deparamos com um outro portão com cadeados e correntes que impossibilitava a passagem, tivemos que nos rastejar feito cobras pra poder passar por debaixo do tapume. Passado esse tormento todo avistamos do alto a pedra da Baleia e a praia de Grumari...

Que alívio, finalmente eu cheguei a Abricó e sinceramente eu NÃO tenho palavras para descrever a sensação e a emoção de estar lá. Conheci o Pedro Ribeiro do Jornal Olho Nu e presidente da ANA, pessoa super simpática e um verdadeiro guardião da praia, atento a tudo o que acontece. Fiquei na barraca do PQD, aluguei uma cadeira e relaxei de todo o stress que foi até chegar lá. O lugar é lindo, a água gelada, as pessoas são simpáticas e receptivas, não tem confusão, não tem gritaria... Enfim, domingo que vem 19/12/10 se fizer sol eu estarei lá com toda certeza fazendo essa mesma maratona...rsrs...

P.S.: Pedro Ribeiro ficou me devendo a foto hein....rsrsrsrs....

Abraços naturais.

Claudinei Viana

São João de Meriti - RJ

(enviado em 13/12/10)


Naturismo no Amazonas... Reflexões do Presidente Iran Lamego

Caros graunenses e demais naturistas,

Estamos chegando em um final de ano e muito bom fazer uma reflexão. Neste ano as dificuldades foram muitas, não que os outras tenham sido fáceis, mas, este ano tivemos alguns momentos de tempestades. E não se pretende justificar, acusar ou crucificar, mas, refletir nossas ações para um futuro melhor ao naturismo amazônico. Tivemos baixas e conquistamos possibilidades que não se concretizaram. Infelizmente um casal que parecia que seria um ganho para Movimento não permaneceu conosco, desejamos ao mesmo casal que encontre seu ideal de liberdade ao natural. Frequentadores antigos se ausentaram e outros comunicaram saída. Em tempos difíceis resolvemos encerrar nossos encontros no sítio Barcelona por divergências e concepções quanto ao sentido do Movimento Naturista. Em determinado momento parecia que o mundo desmoronava, o veterano Jorge desabafou e eu comuniquei desligamento do Conselho Maior. Apesar de tudo isso continuamos nos encontrando com núcleo básico do Graúna no sítio do Paulo. Tudo isso nos fortaleceu ainda mais para as várias batalhas que teremos pela frente. Este ano, também tivemos muitas alegrias, como a vinda do Roberto nosso diretor de ética que tem ponderado nossas ações para o bem do grupo. Fizemos uma exposição fotográfica NUANCES baseada na obra Khalil Gibran na UFAM com a participação de vários graunenses. Outra exposição com performance no Coletivo Difusão, trabalho artístico único em Manaus.

O tempo nos mostra constantemente que as coisas não estão inertes, sempre estão em movimento e mesmo insistimos querer parar tudo para o nosso bem estar. Porém a natureza é sábia e nos tira do comodismo. Este ano nos serviu para continuarmos vivenciando e divulgando o Movimento Naturismo.

Continuar é preciso. Ainda somos seres exóticos na macro sociedade, tem muita luta pela frente para mostrarmos que somos seres humanos iguais aos demais.

Nosso último encontro de 2010 será no domingo dia 19, convidamos os ausentes que se façam presentes nesse encontro de confraternização. Seria muito bom que cada um levasse um alimento típico desse período abaixo tem uma lista de sugestão. Responda para esta lista a sua opção, pois assim levamos a maior variedade possível.

01 - Panetone
02 - Bolo (chocolate ou milho)
03 - Caixa de chocolate
04 - Suco
05 - Refrigerante
06 - Frutas (diga que fruta levará)
07 - Outros

Obs. acrescente a lista outros itens que queira.

O calendário do GRAÚNA estará pronto no encontro do dia 19.

Iran Lamego

Presidente do GRAÚNA

 

Jorge bandeira

Manaus - AM

(enviado em 5/12/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.