') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°121 - dezembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

REINVENTANDO O NATURISMO

por Evandro Telles*

Philip Kotler, maior autoridade mundial de marketing, autor de importantes obras já editadas na área, traduzidas para mais de 20 idiomas e que ultrapassam a marca de cinco milhões de cópias vendidas em 58 países, escreveu 44 livros, sendo 13 nos últimos cinco anos.

Em sua palestra no HSM Expo Management ele diz que os consumidores estão passando a escolher produtos e empresas que satisfaçam suas necessidades mais profundas de ética, valores e idealismo. Em resumo, as empresas precisam reinventar o marketing para atrair esses “novos consumidores” cada vez mais conscientes da necessidade de transformar o mundo globalizado num mundo melhor, é o que ele chama de marketing 3.0.

Um outro dado importante ele cita que 70% das empresas ainda estão em um estágio de marketing 1.0, 25% já estão no marketing 2.0 e apenas 5% vivem a realidade 3.0, mas que essas proporções estão aumentando gradativamente. Ou seja, uma minoria crescente de empresários está vendo a necessidade de mudanças corporativas.

E o Naturismo, será que tem evoluído para mostrar e conscientizar até mesmo seus praticantes de longas datas que somos agentes de mudanças de valores sociais? Todas as coisas mudam e se nada é permanente acho bom reinventar o Naturismo também.

Para o ano de 2011 quero propor ao grupo o qual participo, a realização de palestras com o tema “Naturismo Não é regresso, é evolução” onde serão convidados os curiosos, os que estão querendo entrar para a prática e também para os que já estão praticando como se fosse um curso de capacitação. Instrutores não faltam.

Reinventar o Naturismo é criar meios de levar às pessoas a consciência do que é o Naturismo e o que representa em um conceito mais amplo de vida. Normalmente, as reportagens divulgadas são muito curtas para dar a ideia do que realmente é. Às vezes ficam tão somente destacando a nudez humana, e isso é muito pouco, na verdade não é nada, e outras com intuito de fazer um programa cômico se torna ridículo porque atesta a incapacidade de compreensão, a falta de cultura e a imbecilidade do seu apresentador, e Naturismo merece respeito.

Quer mudar os valores sociais? Basta ser Natural. Isso é o que o ser humano esqueceu que é. Quando ele se coloca na sua ordem natural não há superioridade nem inferioridade. Na história já tivemos (e ainda temos) muitas atrocidades por conta de alguém se achar no direito de não dar a mínima para vida. Não há como saber que estamos numa nave espacial chamada “Terra”, da mesma forma que o peixe não sabe que está no oceano. Isso somente é perceptível com a consciência do que somos.

No livro “O Despertar de uma nova consciência” de Eckhart Tolle ele diz que o nosso corpo tem inteligência própria, assim como os organismos de todas as formas de vida. Essa inteligência faz surgir as reações instintivas do organismo a tudo o que representa uma ameaça ou um desafio. No caso de animais, ela produz respostas que parecem ter afinidade com as emoções humanas, como raiva, medo e prazer. Em determinadas situações, os seres humanos as manifestam da mesma maneira que os animais.

Quando nos voltamos para a inteligência da natureza, parece indicar uma revelação surpreendente: A igualdade de todas as formas de vida. Assim surge naturalmente a harmonia, respeito e não violência. Isso é tudo que o Naturismo defende, se fosse verdadeiramente entendido o marketing 3.0 seria implantado por todas as empresas sem o menor problema.

Nunca é demais lembrar que Naturismo antes de tudo começa na mente. Embora o corpo tenha inteligência, ele não consegue diferenciar uma situação real de um pensamento, a aceitação das nossas formas interfere nas nossas emoções, tornamos mais positivos e de bem com a vida.

E o que seria emoção negativa? Voltando novamente ao livro acima citado diz ele que é aquela que é tóxica para o corpo e interfere no seu equilíbrio e funcionamento harmonioso. Medo, ansiedade, raiva, ressentimento, tristeza, rancor ou desgosto intenso, ciúme, inveja – tudo perturba o fluxo da energia pelo corpo, afeta o coração, o sistema imunológico, a digestão, a produção de hormônios, e assim por diante. Até mesmo a medicina tradicional, ainda sabe muito pouco sobre como isso funciona, está começando a reconhecer a ligação entre os estados emocionais negativos e as doenças físicas.

Vamos reinventar o Naturismo, irá fazer muito bem para a saúde da humanidade.

*Evandro Telles
21/11/10
www.evandrotelles.blogspot.com

 

(enviado em 22/11/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.