') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°119 - outubro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

Sociedade Naturista de Tambaba (SONATA) explica porque se desfiliou da FBrN

A notícia caiu como uma bomba no meio naturista no início de setembro. Em meio ao Congresso Internacional de Naturismo, realizado na Itália, onde se encontrava o presidente da FBrN, José Tannús e o Delegado da FBrN para o desenvolvimento do Naturismo na América Latina, Elias Pereira chega o documento que determina que a SONATA se retirava da Federação Brasileira de Naturismo, em uma decisão aparentemente irrevogável.

OLHO NU entrou em contato com o presidente da Associação, Gione Pereira, que organiza a mais famosa praia naturista do Nordeste, a qual tem um currículo invejável por ter sediado vários eventos oficiais promovidos pela FBrN, inclusive o Congresso Internacional de Naturismo, a edição anterior a este. Ele responde às questões nesta entrevista exclusiva, realizada por e-mail.

OLHO NU: Sr.Gione, o que motivou esta atitude da SONATA?

A pífia decisão da FBrN em relação as nossas insatisfações externadas nas Moções de Repúdio n°s 1 e 2, contra as atitudes desrespeitosas de um dos Membros do Conselho Maior com a Diretoria da SONATA, foi um dos pontos determinantes, mas não foi o único. Elencamos estes que se seguem:

a) Recentemente tomamos conhecimento de que um freqüentador solitário, inconformado por não ter conseguido acesso a área naturista, encaminhou a FBrN, um documento alegando inconstitucionalidade da Lei Municipal que lhe causara o impedimento. A FBrN nada nos comunicou, mas encaminhou o documento ao Conselho Maior e um dos conselheiros, o da Região Nordeste, começou a divulgar que a Praia de Tambaba seria fechada por ser administrada com base numa Lei homofóbica.

b) Questionamos a FBrN sobre o tal documento e somente assim, tomamos conhecimento;

c) De imediato, enviamos uma correspondência a FBrN, informando-a que, para a SONATA, a promulgação dessa lei foi uma luta e uma conquista da entidade e somente renunciaríamos a ela no caso de revogação pela P. M. de Conde ou por força de uma decisão judicial prolatada pelo Supremo Tribunal Federal.

d) Mesmo com esse posicionamento, fomos surpreendidos com uma informação do nosso Tesoureiro de que o presidente da FBrN havia lhe dito por telefone, entre outras coisas, que pretendia enviar um Ofício ao Prefeito pedindo essa revogação sob a alegação de que poderia causar danos à imagem da Federação ;

e) Isto posto, ficou absolutamente claro para todos nós, que a FBrN estava de pleno acordo com as ações de seu Conselheiro, sem considerar os interesses da SONATA;

Portanto, não havendo mais o que discutir, já que todos os nossos argumentos haviam sido invalidados e percebendo, ainda, uma clara intenção de interferência na nossa gestão; restou-nos, tão somente, a decisão de anunciar a desfiliação, como única forma de manter nossa autonomia.

Qual é expectativa de mudanças em relação à freqüência (no sentido numérico e de qualidade) na praia de Tambaba após esta resolução? Já foi percebida alguma reação/mudança em número e atitude dos frequentadores?

Colega Pedro Ribeiro, nós que administramos praias naturistas sabemos muito bem que a grande maioria de seus freqüentadores desconhece a importância delas serem filiadas a alguma Federação, Nacional ou Internacional. Muitos, sequer sabem o que é a Sonata ou outra entidade correlata. Mas há algo que todas as pessoas que desejam conhecer Tambaba sabem: a) não é permitida a entrada de homens desacompanhados de mulheres; b) há controle de entrada na portaria; c) é obrigatória a nudez; e d) há segurança diariamente na praia. Tambaba funciona assim desde sua criação em 21 de janeiro de 1991, com alguns poucos momentos de precariedade, no seu início. Portanto, a nossa decisão não ocasionou nenhuma mudança na frequência da praia.

A SONATA recebe apoio da Prefeitura?

No ano de 2003, precisamente no dia 27 de abril, foi firmada entre a SONATA e a Prefeitura de Conde, a parceria que deu a Tambaba a notoriedade que ela desfruta até hoje. Essa parceria muito elogiada, caso único no naturismo brasileiro até então, foi recentemente, vítima de um ataque de uma pessoa de certa expressão, que escreveu: “É mais do que lamentável, é triste e decepcionante verificar que com a permissão dos naturistas o poder público está comandando o movimento naturista na Paraíba. Quando troca-se idealismo por capital, perde-se os valores e, neste caso, descaracteriza-se o sentido do Naturismo, cerceando o direito à liberdade dos que desejam praticar o Naturismo”.

Não queremos polemizar, ao contrário, queremos informar a essa pessoa que acontece exatamente o inverso do que foi escrito. A SONATA há muito tempo, desde 2003, administra Tambaba como uma empresa. Por isso, temos autonomia financeira e nos orgulhamos de ser a primeira entidade naturista administradora de uma área pública com esse perfil. Mas isso, somente, foi possível com muito trabalho e, claro, com a consolidação dessa parceria de absoluto sucesso.

Quem pode frequentar a praia de Tambaba atualmente?

A entrada em Tambaba é franca para qualquer cidadão que esteja enquadrado nos dispositivos da Lei Municipal 286/2004, ou seja, devem estar nus e pessoas do sexo masculino devem estar na companhia de outra do sexo feminino. A única alteração que houve foi que, por não fazermos parte dos quadros da FBrN, não aceitamos os cartões INF como passaporte para o ingresso de homens desacompanhados de mulheres.

Com a convicção de que respondemos satisfatoriamente ao que nos foi perguntado, nos despedimos, desejando que todos saibam que continuaremos a desenvolver o mesmo trabalho que sempre acreditamos ser o melhor para o naturismo brasileiro.

Tambaba, 30 de setembro de 2010.

Gione Pereira da Silva

Presidente da SONATA

 

Clique e leia as propostas da SONATA para melhoria em Tambaba para o verão 2010/2011


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.