') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°118 - setembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

St. Maarten oferece diversão em dobro para quem vai ao Caribe

E a ilha ainda fica bem pertinho das incríveis Saba e St. Barths

 

Por Mariana Rocha

Matéria publicada no jornal Correio Brasiliense de 11/08/10

 

As águas do Caribe recepcionam o turista ainda no ar. Pousar em Sint Maarten é ter a sensação de ser engolido pelo oceano. E, a poucos metros de uma das 37 praias da ilha, a chegada ao solo dá a certeza de que esse é mesmo um destino “sensacionaal”.

 

O menor território do mundo dividido por dois países tem 37 praias incríveis, mais de 360 restaurantes e muitos produtos à venda sem impostos. Os holandeses de Sint Maarten (ao sul) e os franceses de Sint Martin (ao norte) oferecem diversão em dobro em uma pequena ilha de 95km2 que tem, em cada lado, leis, placas de carro, números de telefone, línguas oficiais e moedas diferentes.

 

Diversão para quem busca agito ou sossego

De um metro para o outro da rodovia, o guia Fabian Badejo aponta: “Agora estamos do lado francês”. E isso sem que se veja uma placa, um sinal de alfândega ou um posto de imigração. E a cada trecho da rodovia ele continua: “Agora holandês, agora francês...”. E assim vai, até o ponto em que cada lado da pista pertence a um país.

 

O lado francês é sofisticado, com resorts de luxo e praias mais exclusivas. Já o holandês prima pela diversão. Conta com areias movimentadas, lojas empolgantes, cassinos e uma vida noturna bem agitada. Toda a ilha é destinada a promover dias inesquecíveis ao 1,5 milhão de turistas por ano que procuram calor, descanso e simpatia no coração do Caribe. Outro aspecto “geniaal” de St. Maarten: fica pertinho de paraísos como Saba e St. Barths.

 

Esta é a minha praia

Abrir a janela do quarto do hotel e deparar com o mar límpido e bicolor é uma emoção que não pode ser contida. A sensação se repete entre os turistas que visitam a ilha e têm a oportunidade de acordar com vista para o azul e verde do Mar do Caribe. E não importa o que mais se faça durante a viagem, a primeira missão é ir à praia!

 

Um tour pelas estradas de toda a ilha permite ter uma ideia da quantidade de pequenas porções de areia que se confundem com paraísos. Nenhuma das 37 praias de St. Maarten é particular. Por isso, é possível passar mais de um mês sem repetir um destino(1). Algumas são acessíveis apenas de barco, que podem ser alugados. Outras são mais famosas entre os visitantes.

 

Orient Beach é um desses casos de popularidade. Localizada do lado francês, a praia tem uma faixa de areia destinada ao nudismo. No trecho que separa os vestidos dos despidos, uma placa enfatiza: proibido qualquer tipo de imagem. Câmeras fotográficas e filmadoras são perseguidas por seguranças, que garantem a tranquilidade dos que estão mais à vontade. A maioria dos frequentadores é de casais mais velhos. Sem pudor, eles andam de mãos dadas, jogam frescobol e tomam sol em algumas pranchas de madeira no mar. Quem se sente deslocado é aquele curioso que passa por lá vestido. Outro reduto nudista é Cupecoy Beach. A praia é cercada por falésias, que tornam o ambiente mais reservado, e tem uma das mais belas vistas da ilha.

 

Para quem procura uma praia mais calma, mas com boas opções de restaurantes, o ideal é ir até Grand Case. O pequeno e charmoso vilarejo é o reduto gastronômico do lado francês.

 

Pouso

Aquarelas das praias de St. Marteen disponíveis no site Frenchy Loeb

Se a ideia é ter pouco mais de emoção, o destino certamente é Maho Beach. A praia é famosa pelos pousos e decolagens de aviões a poucos metros da linha da areia. É comum ver turistas agarrados à grade do aeroporto para sentir a potência das turbinas, enquanto outros mais desatentos são arrastados pela força do vento na decolagem. Já no pouso, a sensação é de que o avião vai cair sobre todos que estão na praia — nada deixa a desejar ao primeiro capítulo da série Lost. Os aviões aterrissam durante todo o dia e um bar apresenta uma lista com o horário de chegada dos maiores aviões. Prepare, então, a máquina fotográfica! O pouso não dura mais do que 15 segundos.

 

Em um dia de compras, experimente um intervalo em Great Bay, à beira da Front Street, onde restaurantes e bons drinques aliviam o calor depois das compras em Philipsburg. Para um passeio mais exclusivo, tente Mullet Bay, onde está a água considerada a mais transparente da ilha.

 

E se apenas uma praia por dia parece pouco, um tour de barco por toda a costa de St. Maarten pode ser uma boa pedida. É possível navegar ao som de música caribenha, com refeições inclusas e mergulho com snorkel, tudo regado ao delicioso ponche de frutas — ou fruit punch. (MR)

 

A jornalista viajou a Convite do Escritório de Turismo de St. Maarten e da Gol/ Varig Linhas Aéreas

 

(1) - Táxi aquático

Oficialmente, o Yellow Water Táxi é o transporte aquático da ilha. Leva os turistas ao longo da costa e serve aos cruzeiros que chegam ao porto. O uso ilimitado por dia custa US$ 6 (preço sujeito a alterações).

 

Na internet

Site oficial do turismo de St. Maarten

 

Veja uma coleção de fotos de ST. Maarten clicando aqui

 

(enviado em 11/08/10 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.