') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°118 - setembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

Rua Dora Vivacqua

 

Em Vitória, ES, há uma rua com o nome de Dora Vivacqua, o nome de batismo de Luz del Fuego. Fica no bairro Jardim Camburi. Pelo que se tem notícia é o único logradouro no Brasil que presta homenagem à patrona do naturismo nacional.

 

A foto foi enviada gentilmente pela MARIA LUZIA, a quem agradeço (e ao Gilson!).

 

UM SONHO POSSÍVEL, OU IMPOSSÍVEL?: MUSEU LUZ DEL FUEGO OU MEMORIAL NA ILHA DO SOL, DO QUE RESTOU DO TRABALHO DE LUZ POR LÁ.

 

UMA DICA: ESTOU SEMPRE EM CONTATO NO ORKUT COM AS COMUNIDADES DEDICADAS À LUZ DEL FUEGO, MAIS DE 3 COMUNIDADES, E SEMPRE APARECEM PARENTES DE LUZ E ENVIO MATERIAL E PEÇO OUTROS, COMO TROCA DE FAVORES, E ELES SEMPRE ESTÃO DISPOSTOS A AJUDAR, SE OUTRAS PESSOAS DO NATURISMO FIZESSEM O MESMO ACHO QUE TERÍAMOS UM RESULTADO MAIS EFICAZ, RÁPIDO E QUANTO MAIS GENTE INTERESSADA NO ASSUNTO, MAIS ELE RENDE PARA TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS (PARENTES DE LUZ DEL FUEGO E NATURISTAS ORGANIZADOS).

 

Obrigado a quem puder ajudar.

 

 

Jorge Bandeira

vice-presidente da FBrN

(em 19/07/2010)


RECORDANDO LORD K EM MANAUS

Por Jorge Bandeira*

 

Assisti no CECOMIZ, o mais antigo shopping Center de Manaus, em eras passadas, no início da década de oitenta do século passado ao show da banda LORD K. Esta trupe musical tinha uma particularidade, peculiar até hoje: todos tocavam e cantavam nus em pêlo, e também eram bons músicos, o que afastava o chavão de que a nudez seria apenas um caça níquel, muito em voga naquele período pelos palcos do Norte.

 

A vocalista Klaudia Moras cantava nua, de uma naturalidade total ao se apresentar, como se estivesse vestindo roupas invisíveis. Não lembro se eles, durante o show, que durou mais ou menos uma hora e meia, falaram sobre naturismo ou outro tema. O ano era 1987, portanto a retomada da tradição de naturismo organizado ligado ao legado de Luz del Fuego estava apenas em sua infância, via Celso Rossi e Praia do Pinho.

 

Músicos nus, guitarrista, Baixista, Baterista, e uma vocalista à vontade no palco. O público amazonense teve uma boa impressão disso tudo, e nem mesmo se escandalizou por este eco tardio do paraíso perdido de seus antepassados índios. Coisas da vida e do tempo. LORD K era pura energia e descontração, sem apelativos eróticos ou outros ismos em sua postura cênica. Era uma banda de rock que não precisava de roupa nem glamour, e só.

 

Quem assistiu a este show lembrará também que a equipe do programa Big-bang, com Luis Armando Fartolino e Atila Rayol no comando, registrou o show na íntegra, inclusive foi transmitido, na TV Local, sem cortes, uma verdadeira façanha, mesmo sendo o programa às 23:00h. Foi um marco em nossa TV, tenho a certeza. Infelizmente estas imagens históricas foram apagadas por questões contratuais depois de seis meses, segundo me confidenciou(agora já era o segredo!) O Fatolino numa conversa animada que tivemos anos passado(2009) num lanche aqui na esquina de casa. Que pena.

 

A nudez, é importante lembrar, não era tão perseguida naquele período do auge do Rock Brasileiro, nos anos 80. Basta lembrar do programa da Mara Maravilha, que volta e meia tinha aquelas coreografias com as crianças e até mesmo as pré-adolescentes com o depojamento do vestuário(usando somente a parte de baixo, por exemplo).

 

Isso demonstra uma coisa, regredimos, em meu ponto de vista, nesta tolerância para a nudez natural e avançamos para a nudez SENSUAL E EROTIZADA. Não me perguntem a causa, pois são várias, e este artigo é apenas de reminiscências, de recordações de um antigo show de uma antiga banda de rock, LORD K. Seguramente recordo da única entrevista da banda num jornal local, A Crítica, onde ele, LORD K (que era casado com a vocalista Klaudia!) respondeu sobre como era expor a própria esposa nua nestes shows, geralmente lotados. O Sr. K disse que era muito natural, pois a exposição direta não existia, pois Claúdia não havia posado nua para Playboy(1) ou Ele Ela. Resposta direta e inteligente do Sr. K, colocando a nudez natural de sua mulher no panteão das grandes causas do Naturismo, mesmo sem o ser ou não saber que era. Só eu, dizia ele, posso expor, verdadeiramente, a Klaudia, através de minha volúpia e concretização do ato da carnalidade, pelo menos enquanto estamos juntos nesta união concedida por ambos, este pacto entre os seres que se amam.

 

Disse tudo o Sr. K. Sinto saudades, confesso, de um show deste naipe, desta grandeza, mas acho que hoje a imoralidade musical abrandou esta nudez de nossos palcos. Já falei, inclusive, sobre isso, é cada vez mais difícil termos esta dignidade da nudez de volta, e a arte, assim, vai perdendo sua historicidade. Alguém aí conhece um(a) modelo-vivo(a) que posa nu(a) hoje em dia?

 

Klaudia Moras,

vocalista da banda de Rock LORD K

 

 

 

 

 

(1) Em 1991, portanto depois da febre inicial, a Playboy consegue fisgar Klaudia Moras, que posou nua em uma das edições daquele ano. A foto abaixo é de uma dessas sessões.

 

 

 

Jorge Bandeira e-mail: vicaflag@hotmail.com

Manaus, 24 de agosto de 2010


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.