') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°118 - setembro de 2010 - Ano XI |
![]() |
Anuncie aqui |
Rua Dora Vivacqua
A foto foi enviada gentilmente pela MARIA LUZIA, a quem agradeço (e ao Gilson!).
UM SONHO POSSÍVEL, OU IMPOSSÍVEL?: MUSEU LUZ DEL FUEGO OU MEMORIAL NA ILHA DO SOL, DO QUE RESTOU DO TRABALHO DE LUZ POR LÁ.
UMA DICA: ESTOU SEMPRE EM CONTATO NO ORKUT COM AS COMUNIDADES DEDICADAS À LUZ DEL FUEGO, MAIS DE 3 COMUNIDADES, E SEMPRE APARECEM PARENTES DE LUZ E ENVIO MATERIAL E PEÇO OUTROS, COMO TROCA DE FAVORES, E ELES SEMPRE ESTÃO DISPOSTOS A AJUDAR, SE OUTRAS PESSOAS DO NATURISMO FIZESSEM O MESMO ACHO QUE TERÍAMOS UM RESULTADO MAIS EFICAZ, RÁPIDO E QUANTO MAIS GENTE INTERESSADA NO ASSUNTO, MAIS ELE RENDE PARA TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS (PARENTES DE LUZ DEL FUEGO E NATURISTAS ORGANIZADOS).
Obrigado a quem puder ajudar.
Jorge Bandeira vice-presidente da FBrN (em 19/07/2010) RECORDANDO LORD K EM MANAUS Por Jorge Bandeira*
A vocalista Klaudia Moras cantava nua, de uma naturalidade total ao se apresentar, como se estivesse vestindo roupas invisíveis. Não lembro se eles, durante o show, que durou mais ou menos uma hora e meia, falaram sobre naturismo ou outro tema. O ano era 1987, portanto a retomada da tradição de naturismo organizado ligado ao legado de Luz del Fuego estava apenas em sua infância, via Celso Rossi e Praia do Pinho.
Músicos nus, guitarrista, Baixista, Baterista, e uma vocalista à vontade no palco. O público amazonense teve uma boa impressão disso tudo, e nem mesmo se escandalizou por este eco tardio do paraíso perdido de seus antepassados índios. Coisas da vida e do tempo. LORD K era pura energia e descontração, sem apelativos eróticos ou outros ismos em sua postura cênica. Era uma banda de rock que não precisava de roupa nem glamour, e só.
Quem assistiu a este show lembrará também que a equipe do programa Big-bang, com Luis Armando Fartolino e Atila Rayol no comando, registrou o show na íntegra, inclusive foi transmitido, na TV Local, sem cortes, uma verdadeira façanha, mesmo sendo o programa às 23:00h. Foi um marco em nossa TV, tenho a certeza. Infelizmente estas imagens históricas foram apagadas por questões contratuais depois de seis meses, segundo me confidenciou(agora já era o segredo!) O Fatolino numa conversa animada que tivemos anos passado(2009) num lanche aqui na esquina de casa. Que pena.
A nudez, é importante lembrar, não era tão perseguida naquele período do auge do Rock Brasileiro, nos anos 80. Basta lembrar do programa da Mara Maravilha, que volta e meia tinha aquelas coreografias com as crianças e até mesmo as pré-adolescentes com o depojamento do vestuário(usando somente a parte de baixo, por exemplo).
Isso demonstra uma coisa, regredimos, em meu ponto de vista, nesta tolerância para a nudez natural e avançamos para a nudez SENSUAL E EROTIZADA. Não me perguntem a causa, pois são várias, e este artigo é apenas de reminiscências, de recordações de um antigo show de uma antiga banda de rock, LORD K. Seguramente recordo da única entrevista da banda num jornal local, A Crítica, onde ele, LORD K (que era casado com a vocalista Klaudia!) respondeu sobre como era expor a própria esposa nua nestes shows, geralmente lotados. O Sr. K disse que era muito natural, pois a exposição direta não existia, pois Claúdia não havia posado nua para Playboy(1) ou Ele Ela. Resposta direta e inteligente do Sr. K, colocando a nudez natural de sua mulher no panteão das grandes causas do Naturismo, mesmo sem o ser ou não saber que era. Só eu, dizia ele, posso expor, verdadeiramente, a Klaudia, através de minha volúpia e concretização do ato da carnalidade, pelo menos enquanto estamos juntos nesta união concedida por ambos, este pacto entre os seres que se amam.
Disse tudo o Sr. K. Sinto saudades, confesso, de um show deste naipe, desta grandeza, mas acho que hoje a imoralidade musical abrandou esta nudez de nossos palcos. Já falei, inclusive, sobre isso, é cada vez mais difícil termos esta dignidade da nudez de volta, e a arte, assim, vai perdendo sua historicidade. Alguém aí conhece um(a) modelo-vivo(a) que posa nu(a) hoje em dia?
(1) Em 1991, portanto depois da febre inicial, a Playboy consegue fisgar Klaudia Moras, que posou nua em uma das edições daquele ano. A foto abaixo é de uma dessas sessões.
Jorge Bandeira e-mail: vicaflag@hotmail.com Manaus, 24 de agosto de 2010 |
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.