') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°118 - setembro de 2010 - Ano XI |
![]() |
Anuncie aqui |
Onde estão os candidatos? por Pedro Ribeiro*
No próximo 3 de outubro milhões de eleitores em todo o Brasil irão às urnas para escolher os novos (e velhos) mandatários do Brasil. Escolheremos deputados estaduais e federais, senadores e presidente. Graças à organização política do Brasil, de dois em dois anos temos oportunidades de renovação ou confirmação dos nomes daqueles que poderão fazer alguma coisa pelo naturismo, tanto em nível municipal, estadual ou nacional.
Os naturistas, no entanto, ainda não se conscientizaram do poder que têm e deixam oportunidades escorrerem por entre seus dedos sem muita reação. Já são mais de vinte anos desde o início da retomada do naturismo no Brasil, mas poucos políticos se interessaram por nossa filosofia e reivindicações. O que acontece, como da mesma forma com a quase totalidade dos brasileiros, a maior parte dos naturistas não tem interesse político, não cobra, não pede, não luta pelo que acredita, deixando este serviço apenas para os poucos abnegados e, desta forma, aumentando em muito o trabalho deles.
A grande maioria dos naturistas não conhece políticos que poderiam se interessar por nossas causas de maneira aberta e pública. Aliás, a grande maioria de nós também não diz abertamente que é naturista, então como se pode cobrar posturas sinceras e abertas de outros?
É claro que com este panorama não se pode esperar muitos candidatos que nos defendam. Mas OLHO NU em seu dever cívico e moral quis saber quem no próximo pleito tem ao menos algum sinal de que poderia nos ajudar. Pediu ajuda aos leitores mas pouquíssimas respostas apareceram.
A indicação veio através do sítio RamaNAT não filiado à FBrN, atribuindo-lhes o seguinte manifesto: "É notório que nossa comunidade como qualquer outra tenha uma legislação própria a ser respeitada, contendo nela direitos e deveres para que perante a sociedade não sejamos desrespeitados nem tratados com preconceito.
Precisamos nos fazer compreendidos perante a sociedade, já que a nossa filosofia de liberdade tem seu lugar determinado em nosso país. Portanto, precisamos de seu imprescindível apoio. É o primeiro passo para muitas conquistas. Enviem-nos suas idéias e passem esta adiante, divulguem nosso nome e número, até mesmo para pessoas fora do Brasil, que indiquem seus contatos dentro do Estado, para que mais e mais pessoas possam votar. Não seja imparcial, faça a diferença!" Informações mínimas sobre Dirce podem ser encontradas no endereço http://www.eleicoes2010.info/dirce-morales/
Em mensagem ao jornal OLHO
NU declarou que, "em relação ao Naturismo, apresentarei projetos que
ajudem a este segmento, como estabelecer local definitivo para área de
naturismo no Rio de Janeiro, com regras firmes de conduta, informação e
sinalização permanentes dessas áreas, infra-estrutura etc.. Esses dados
seriam repassados pela própria ANAbricó a mim caso eleito, e juntos
sentaríamos numa mesa redonda para discutir sobre as ideias e
Eldio Suzano, filiado ao Brasil Naturista e possuidor do cartão INF, é candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sob o número 4060. Promete ser o representante legal do naturismo na Câmara de Deputados em Brasília, mas quer trabalhar em conjunto com a Associação Naturista do Abricó e com a Federação Brasileira de Naturismo para que possa apresentar projetos que realmente interessem aos naturistas.
Sua página é www.suzano4060.com.br
Foram apenas estes que nos chegaram de todo o Brasil. Pouco, muito pouco.
Há ainda aqueles políticos que se destacaram anteriormente em nossa luta e agora concorrem a novos cargos.
Alfredo Sirkis, candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, pelo Partido Verde (PV), com o número 4333, foi quem assinou a Resolução Municipal que determinou a praia do Abricó como área naturista, em 1994, quando era Secretário de Meio-ambiente do município do Rio de Janeiro.
Fernando Gabeira, candidato a Governador do Estado do Rio de Janeiro, pelo Partido Verde, sob o número 43, foi quem apresentou no Congresso Nacional, quando era Deputado Federal, o projeto de lei que regulamentaria a prática do naturismo e suas áreas em todo o Brasil, em 1996, embora aprovada na Câmara dos Deputados, até hoje está emperrado no Senado.
E são apenas estas indicações de que temos notícias. São 26 estados em nossa federação, mais o Distrito Federal, destes 10 estados possuem associações naturistas organizadas e registradas, mas temos apenas 8 nomes relacionados ao Naturismo. Precisamos lutar mais.
|
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.