') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°117 - agosto de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

Todos em Barra Seca

por Pedro Ribeiro*

Img: Edson Rodrigues

Foto oficial do evento reuniu grande número de naturistas

No penúltimo final de semana do mês de julho todas as atenções do naturismo brasileiro ficaram voltadas para Barra Seca, a praia naturista do Espírito Santo, cerca de 60 km de Linhares, por causa do III Encontro de Dirigentes de Áreas Naturistas do Brasil. O objetivo desta convocação é reunir os líderes para discutirem, debaterem, refletirem e concluírem sobre temas que mobilizam o naturismo nacional. Mas em todas as vezes em que há encontros deste tipo, a área anfitriã aproveita a deixa para realizar uma grande festa de confraternização, atraindo não só os líderes, mas também o naturista comum, aquele que quer desfrutar das áreas. E não foi diferente neste encontro.

Img: Pedro Ribeiro

Placa dá boas vindas aos visitantes logo na descida do barco

A NatES, Naturistas do Espírito Santo, a associação anfitriã, preparou uma linda festa com muita simpatia e organização. Um almoço com churrasco foi o ponto de atração na praia que facilitou o convívio dos naturistas oriundos de toda a parte do Brasil.

A praia de Barra Seca foi fundada em 1994, cinco meses depois da NatES ter sido criada. Ela se situa numa faixa de areia que é separada do continente pelo rio Ipiranga, que tem sua foz a poucos metros da área naturista. A área naturista, aliás, é limitada por cercas e avisos com aproximadamente 300 metros de comprimento por uns 100 de largura. Aqui há uma infra-estrutura construída, com bar, chuveiros, banheiros, postes de energia, facilidades para acampamento, cabanas de madeira com bancos, lugares que tornam o convívio social mais fácil. Este "complexo" estrutural fica a pouco mais de 20 metros do mar, o que o torna mais frequentado do que a própria praia.

Acesso de barco para a praia naturista de Barra Seca

Img: Pedro Ribeiro

O acesso se dá por dois modos, ou atravessando a foz do rio Ipiranga quando é possível desde que com maré baixa e pouca correnteza, para quem gosta de fazer uma boa caminhada, ou com uma canoa que atravessa o rio cujo barqueiro cobra uma pequena taxa para efetuar a travessia. Desta última forma se alcança a praia bem em frente onde está a área naturista. O ponto da travessia do continente para a praia é quase em frente ao pequeno condomínio residencial Barra Seca.

Img: Mario Perne

Na praia de Barra Seca há toda uma infra-estrutura para receber os visitantes

A vegetação é completamente rasteira, com poucos arbustos. Árvores somente na outra margem do rio. A região é uma grande planície o que possibilita que o Sol ilumine a praia desde o seu nascer até o seu por. Aproveitamento 100 por cento. Não há habitantes por perto, a não ser no outro lado do rio, que torna o local exclusivo e completamente sossegado. A vinda de curiosos é rara.

Foi neste cenário paradisíaco que rolou a a parte social do evento, que contou com a presença de mais de 150 pessoas entre os próprios habituées e visitantes. A turma capixaba, integrantes da NatES ou do Naturismo Capixaba se esmeraram em tornar o evento no sucesso que foi.

Img: Pedro Ribeiro

Evandro Telles, conhecido escritor sobre naturismo, esteve presente representando o Naturismo Capixaba

A parte das discussões e debates aconteceram em outro local, na pousada Lua Nua, que teve a área da piscina transformada em ambiente naturista. Com representantes de Goiás, Brasília, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo realizaram os trabalhos que tomaram toda a manhã de sábado, mas começaram atrasado porque o representante da Colina do Sol e da revista Brasil Naturista, Marcelo Pacheco, e o representante da Anabricó e do jornal OLHO NU, Pedro Ribeiro, tiveram problemas para conseguir chegar à Barra Seca no horário determinado, sendo que este último acabou por não participar das assembleias.

Segundo Evandro Telles em seu artigo publicado no dia 26 de julho, as discussões avançaram pouco na solução de diversos assuntos ainda muito polêmicos. "Mas é assim mesmo", diz, "um passo de cada vez, em nenhum momento tivemos a ilusão de esgotarmos os temas propostos".

E continuou: "Avançamos no desenvolvimento de abertura de canais de comunicação entre a Federação e os Dirigentes de áreas, um item importante no relacionamento de ambas as partes, como já dizia o famoso Chacrinha “Quem não se comunica...”. E é por meio do diálogo que teremos os devidos entendimentos.

Img: Pedro Ribeiro

Renata Freire, representante do NIP, de São Paulo, participou ativamente dos debates

Outro item proposto para discussão foi sobre o uso de roupas em áreas naturistas. Tem sido observado com frequência o uso de cangas ou mesmo top less. De certa forma isso descaracteriza o movimento naturista. Muitas opiniões têm sido dadas nesses últimos tempos sobre esse assunto e como sempre não se consegue chegar a um consenso. A opinião de Renata Freire me parece para o momento a mais sensata, que é dirigir para objetivo de 100% da nudez, com paciência, explicação, harmonia e conscientização, o que já é feito em Barra Seca, um exemplo a ser seguido."

José Tannús, presidente da FBrN, ressalta que apesar das soluções para os impasses sejam demorados para serem encontrados e parecer que não há avanços nas assembleias, o valor do encontros está justamente na possibilidade da confraternização e troca de experiências das diversas áreas naturistas brasileiras.

Img: Pedro Ribeiro

Na "portaria" já se encontram algumas regras de convivência

Na parte da tarde de sábado, líderes e naturistas "comuns" estavam lado a lado aproveitando a natureza idílica de Barra Seca. Há uma cerca de arame que separa a parte usada pela NatES do resto da praia e bem em frente ao final da trilha que vem do atracadouro do barco está uma espécie de portaria com avisos e informações sobre o naturismo e as regras locais. Para este evento foi designado um revezamento de porteiros que serviam como recepcionistas para os naturistas de primeira visita. Um deles foi o vice-presidente da NatES, Anderson Oliveira, que também foi o mestre de cerimônias, fazendo entrevistas com os naturistas e agitando a galera.

Img: Pedro Ribeiro

Márcio Braga, presidente da NatES, enxerga com otimismo o futuro de Barra Seca

Márcio Braga, o atual presidente da NatES e, segundo ao que parece, presidente até 2100, disse ele em tom jocoso, afirmou que daqui a uns dois anos o acesso para a praia de Barra Seca, que hoje em dia se faz por estrada de terra por cerca de 30 km, será totalmente asfaltado. "Isso trará mais comodidade e mais visitantes".

O incansável Márcio Braga faz parte da diretoria da NatES desde sua fundação. Começou como vice-presidente. Ele é um dos principais responsáveis pela estrutura que se encontra hoje em dia. Depois de aposentado como professor da Universidade Federal do Espírito Santo, chegou a se dedicar full time ao empreendimento de tornar o sonho em realidade, fazer de Barra Seca uma praia naturista de primeira linha.

O sábado terminou com uma chuvinha fina e fria que expulsou os naturistas da praia de volta às suas hospedarias, por volta das três e meia da tarde. À noite um animado forró em frente da pousada Lua Nua mexeu com os esqueletos dos naturistas, porém em um evento que não se podia ficar nu, por ser praticamente na estrada.

Img: Stéferson Faria

O programa de domingo foi caminhar até a foz do rio Ipiranga

O domingo amanheceu assustador para quem gosta de praia.  Uma chuva forte castigava a área e deixava desolado aqueles que acordaram cedo. Mas, ledo engano, por volta das sete e meia da manhã o sol já brilhava forte e as nuvens desapareceram por completo. Prometia.

A atração da manhã era caminhar pela restinga e alcançar a foz do rio Ipiranga, além de visitar algumas lagoas que se formam no local. Então um pequeno grupo de uma dúzia de pessoas cumpriu a programação, com direito a banho de água doce do rio. Os outros preferiram continuar curtindo a área da NatES.

Img: Pedro Ribeiro

Muitas conversas e muitas amizades foram feitas ou reafirmadas

As conversas vão ocorrendo e novas ideias vão surgindo. Um grupo animado composto pelos representantes do CNEM, da Anabricó, do jornal OLHO NU, da Colina do Sol e da Brasil Naturista discutiam embrionariamente a realização de uma Caravana Naturista que percorresse todo o litoral do Brasil, ou até mesmo um Cruzeiro Naturista, reunindo quem quisesse participar para visitar as diversas áreas naturistas brasileiras oficiais e não oficiais, numa grande reportagem. É uma ideia de projeto para ser desenvolvido nos próximos anos.

Mais uma vez a NatES ofereceu almoço aos presentes em troca de uma contribuição simbólica. Outras instituições aproveitaram para vender alguns de seus produtos, como camisetas, bonés, porta-celulares, bolsas, etc, sempre com logotipos e marcas promocionais da própria entidade.

Ao passar das horas a praia foi esvaziando, pois os naturistas teriam que voltar para seus lugares de origem, afinal amanhã era segunda-feira, dia de trabalho "normal" para todo mundo. Lá pelas quatro e meia somente o pessoal da NatEs fazia o recolhimento do material usado para o evento e se preparava para "fechar" a praia.

Desta forma foi encerrada a experiência inesquecível de visitar a praia naturista de Barra Seca, com suas dificuldades totalmente superadas por um grupo afinado que dá o tom correto na organização. Chegava ao fim o III Encontro de Dirigentes Naturistas.

*Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Leia também nesta edição:

Relatório do III EDN de Maria Luiza de Almeida

III Encontro dos Dirigentes de Áreas Naturistas por Evandro Telles

De Olho na mídia "Uso de Canga Divide Nudistas" do jornal A Tribuna

O Evento em fotos, fatos e gente


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.