') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°115 - junho de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

Nudismo é imoral?

Tradução: Pedro Ribeiro

 

Photo by Kelli Brosnahan/Flickr Creative Commons

É o nudismo imoral ou não?

À maioria das pessoas em sociedade tem sido ensinado que aparecer nu na presença de outros, exceto sob circunstâncias estritamente definidas, é imoral. A razão para isto é devida à ligação mais simplificada entre sexo e nudez. Muitas pessoas acreditam que se os homens e as mulheres gastam o tempo juntos nus, sexo indiscriminado acabará por seguir. Sexo casual, então, algo visto como uma ameaça ao regular funcionamento da sociedade, é a base real para o tabu da sociedade contra a nudez e o mal da sociedade real visa impedir a nudez social, declarando estar errado e imoral.

 

Nudismo e modéstia sexual

 

Um das maiores barreiras que muitas pessoas encaram quando contemplam o nudismo é se é moral praticá-lo, especialmente o nudismo social. Muito frequentemente aqueles que na sociedade vestida criticam nudistas baseiam sua condenação no campo "moral". Para este, nudez aberta é inquestionavelmente imoral porque viola seu padrão pessoal de certo e errado. Basicamente cada pessoa deveria decidir por si próprio se nudismo é imoral ou não. Mas para cada um, um entendimento básico de moralidade é a chave para se tomar uma decisão embasada.

 

O que moral significa

 

Merriam-Webster define o adjetive moral “de ou relatvo aos princípios de certo e errado em comportamento.” O mais importante parte desta definição é a palavra “comportamento” já que estar nu, mesmo estar nu na presença de outras pessoas não é um comportamento mas um estado do ser. De fato, estar nu é o estado final natural do ser humano, já que humanos nascem desta forma. Um estado do ser, especialmente um estado natural do ser então não pode ser imoral por ele próprio. Somente comportamento, que é feito enquanto se está nu pode ser julgado como moral ou imoral.

 

Como morais são formadas

 

Assim que uma sociedade é formada, ela constrói determinantes sociais de comportamento certo e errado com leis e regras pela interação social. Através do tempo os determinantes sociais  foram aceitos pela maioria transformando-se no coletivo moral daquela sociedade. Os coletivos morais pretendem assegurar a operação ordeira daquela sociedade. Os coletivos morais são então usados pela maioria para fazer julgamentos morais sobre os outros. Já que a maioria das sociedades mantém uma idade arbitrária para que uma criança deva alcançar antes de ser capaz de distinguir entre o certo e o errado, é razoável dizer que moral não é uma coisa inata mas algo aprendido. Às crianças é ensinado moral por seus pais ou guardiões durante seu crescimento. Maoral adicional é adquirida através da interação social e da experiência. Para alguns, treinamento religioso é uma outra forma de adquirir moral pessoal.

 

Moral e cultura

 

O desenvolvimento de um código moral é estreitamente alinhado com a cultura. Assim o que é considerado moral ou imoral é altamente dependente da cultura particular de uma pessoa. O que é considerado moral em uma cultura é frequentemente considerado imoral em uma outra. Dessa forma, não há uma moralidade universal. Moral pode mudar e frequentemente faz quando a sociedade muda. Certas proibições podem ser extintas quando a maioria não vê mais vantagem em manter a moral sobre a qual a proibição é baseada. Moral pode ser também situacional em que algo pode ser considerado errado em algumas circunstâncias, mas pode ser julgada aceitável em outras. Uma infeliz verdade sobre moral é que as pessoas tendem impor seu código moral pessoal sobre as outras na tentativa de manter os outros nos seus próprios padrões.

 

Moral e nudismo

 

A maioria das pessoas na sociedade tem aprendido que aparecer nu na presença de outras, exceto sob circunstâncias muito bem definidas, é imoral. A razão disso é porque há uma ligação super-simplificada entre sexo e nudez. Muitas pessoas acreditam que se homens mulheres passarem algum tempo juntos nus, sexo indiscriminado será a eventual consequência. Sexo casual então, algo visto como uma ameaça à operação da sociedade ordenada, é a real base para o tabu social contra o nudismo e a verdadeira intenção em prevenir o mal social, declarando o nudismo social como errado e imoral.

 

Logicamente, pessoas nuas podem se engajar em um boa quantidade de comportamentos que poderiam se enquadrar como imorais, já que o estado de estar nu não é em si mesmo imoral, mas meramente natural. Nudismo social como praticado pelos nudistas tradicionais é não sexual, pois não há qualquer comportamento praticado com o propósito de apelar a qualquer interesse lascivo. Nudistas simplesmente gostam e encontram significativas interações com o ambiente e outras pessoas igualmente nuas.

 

Nudismo social como praticado nas tradicionais estâncias e clubes nudistas é benigno tanto quanto o nudismo de uma pessoa despida para tomar um banho. Não há apelo racional ou lógico que possam ser apresentados por padres ou princípios religiosos que justifiquem uma oposição ao nudismo. Quando pressionado a defender posição de que o nudismo é errado e imoral, o argumento sempre retorna principalmente à questão sexual.

 

Se você gostou, leia também...

 

 

(enviado em 15/05/10 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.