') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°115 - junho de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

O NATURISMO NO CONTEXTO ATUAL

por Aguinaldo da Silva*

 

 O Naturismo, como filosofia de vida, foi apresentado ao mundo no começo do século passado. De lá para cá tem sido divulgado de diversas formas. Acredito que uma boa parte da sociedade, em especial aqueles que são esclarecidos ou bem informados, já receberam alguma informação sobre o tema em pauta.

 

Contudo, o desafio de disseminar este estilo de vida é ainda laborioso pela necessidade de conscientizar e não somente informar a sociedade. É preciso re-pensar a estratégia da proposta naturista a fim de se transpor barreiras e alcançar um contingente maior de pessoas.

 

O Naturismo, como estilo de vida, não deve estar atrelado a nenhuma ideologia, seja de fundo místico, ateísta, ou ainda de qualquer outra vertente. A este deve ser dado um caráter universal, que transponha barreiras de cunho cultural ou religioso. É uma manifestação natural do ser humano que em algumas pessoas se manifesta de forma espontânea ainda em tenra idade. Em outras, por uma conscientização proveniente da reflexão e do bom senso, quase sempre na busca de um viver mais livre e pleno.

 

Numa sociedade capitalista na qual as pessoas privilegiam o ter em lugar do ser, na qual muitos se esgotam em busca de dinheiro e demais posses materiais, o Naturismo vem a calhar como um lenitivo para quem já está saturado das mazelas e ilusões do cotidiano. Este é um tema estratégico para se introduzir o Naturismo. Foi isto que ouvi de um frequentador da Colina do Sol, que lá encontrei no fim do ano passado. Suas palavras foram: “Este lugar mexeu com a minha cabeça. Antes eu vivia correndo ansioso atrás de dinheiro e lucro, agora vejo as coisas de forma diferente.”

 

O aspecto do equilíbrio com base na auto aceitação e na vida simples são elementos fundamentais na proposta do Naturismo. Milhares de pessoas têm problemas relacionados com a auto aceitação. Procuram ajuda psicológica entre outros recursos possíveis para acertar noções distorcidas provenientes dos falsos valores da sociedade. Pessoas oprimidas por padrões opressivos de estética e beleza. Que são vítimas de uma mentalidade corrompida por formalismos e convenções escravizadoras.

 

Outro aspecto importante é o da educação. Vivemos numa época de confusão nos padrões educacionais. Os crimes sexuais cometidos por crianças e adolescentes são em parte causados por noções deturpadas acerca do corpo e do sexo. Coisas que poderiam ser evitadas se a eles fossem ensinado uma postura de respeito e naturalidade no tratamento ao corpo. O Naturismo ensina o respeito a todas as partes do corpo de forma igualitária. Tudo o que deve ser necessariamente escondido, traz em si um aspecto negativo, depreciativo ou ultrajante. As fantasias se potencializam em torno do misterioso, do provocativo; enfim, daquilo que está oculto e que não pode ser descoberto por causa dos riscos que traz em si.

 

Reconhecemos a necessidade das roupas em determinadas situações. Além da necessidade de manter o equilíbrio térmico, há atividades que obrigam o uso do vestuário para proteção contra agentes químicos e bacteriológicos. Também acredito que o uso de roupas serve para manifestar certos sentimentos, tais como: protesto, luto, pompa, etc... Não acho ser muito cabível o uso da nudez para manifestar protesto. Acho que se queremos protestar contra a destruição das matas deveríamos nos vestir inteiramente de verde, se quisermos protestar contra a poluição deveríamos nos vestir com roupas sujas. A nudez serve para manifestar bem estar, saúde, vida, equilíbrio e não para representar precariedade, agressão ou desrespeito.

 

O progresso do movimento Naturista depende de uma postura de equilíbrio por parte daqueles que o representam. Manifestações que causem demasiado impacto com a população em geral ou que não resultem numa impressão positiva devem ser evitadas. Sobretudo, deve-se transmitir o real caráter do Naturismo, que é coerente com a moral, ético e respeitoso. Não há desvios morais para quem é verdadeiramente convicto nesta filosofia de vida. O vício e os desvios infelizmente se desenvolvem em torno de qualquer doutrina ou organização humana como parasitas indesejáveis. Contudo não servem de pretexto para se desqualificar aquelas instituições.

 

O desenvolvimento do movimento Naturista no Brasil e no mundo depende do comprometimento daqueles que o defendem. Por isto façamos a nossa parte.

 

Aguinaldo da Silva
Teólogo e escritor

(enviado em 4/06/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.