') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°115 - junho de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 5 de maio e 6 de junho de 2010

Nota de Falecimento

Antônio Cândido

 

A Associação Naturista de Abricó lamenta informar o falecimento de seu ex-membro associado Antônio Cândido da Silveira, aos 65 anos de idade, vítima de complicações do câncer, que lhe acometera há mais de 7 anos. Tunuca, como era chamado pelos amigos, foi um dos principais militantes pela liberação da praia do Abricó para a prática do Naturismo, tendo participado de diversas manifestações realizadas em pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, quando ainda se lutava contra sua proibição, na década de 90.

 

Leia a mensagem de despedida ao Tunuca enviada por Paulo Pereira

 

(enviado em 5/06/10 por Anabricó)


Ressaca sem fim na praia do Abricó

Desde as chuvas torrenciais do final de abril passado, que submeteram o Rio de Janeiro ao caos, que a praia do Abricó vem sofrendo sucessivas ressacas do mar. As consequências disso foram quase o total desaparecimento da areia da praia, que deram lugar a muitas e enormes pedras.

Os meses de maio e junho são mesmo caracterizados por ressacas marítimas, mas em geral o que acontecia é que numa semana o mar retirava a areia, mas na semana seguinte magicamente a recolocava. Parece que o encanto acabou. Entrar na praia pelo caminho tradicional, ou seja, pela areia, entre as pedras contornando a "Pedra do Elefante" tornou-se missão impossível. Agora somente é possível usando o caminho alternativo rente ao restaurante por detrás das pedras, mas quando se chega no que sobrou da praia a visão é de somente pedras e mais pedras, com a água alcançado até o limite final da encosta.

No momento então há muitas dificuldades para se praticar o naturismo neste recanto conquistado com tanta luta. A estrada via Prainha continua interditada e não há areia para curtir a praia.

Veja um filme que registrou a situação no sábado, 29 de maio e compare com outro feito em 2006, logo abaixo.

(enviado em 30/05/10 por Pedro Ribeiro)


Operadora da Holanda fará visita técnica ao litoral paraibano

 

O jornalista Fábio Cardoso, editor de Economia e Turismo do Correio da Paraíba, informa em seu blog (Turismo em Foco) que os holandeses estão a caminho do litoral paraibano.

 

A Costa do Conde, litoral sul paraibano, receberá no dia 2 de junho a visita do executivo Oscar Stock, diretor da Nixaan.nl , operadora holandesa especializada em turismo naturista.

 

Stock fará visita técnica às pousadas, e, claro, à praia naturista de Tambaba, com a finalidade de elaborar novo roteiro para sua clientela holandesa.

 

A operadora Nixaan.nl é baseada na cidade de Amsterdam. É uma das mais requisitada pelos países que integram o Benelux.

 

A visita do operador da Holanda tem o apoio da operadora Fly Brazil e da companhia aérea Arke Fly, responsáveis pelo charter semanal na rota Amsterdam-Natal

 

Fonte: http://blog.tribunadonorte.com.br

 

(enviado em 24/05/10 por Peladistas Unidos)


Filiação da ABANAT à FBrN

(recebido do Portal Brasil Naturista)

 

Neste dia 22, a comitiva da FBrN esteve presente na Praia de Massarandupió, Município de Entre Rios, Bahia, à 90 km do aeroporto de Salvador. Num dia que começou com chuva, acabamos por ter um sol deslumbrante, numa praia de 2 km, totalmente dedicada ao naturismo.

 

Nossa primeira parada, a 6 km da Estrada do Coco, foi na Pousada Quinta das Flores, que fica na comunidade Massarandupió, na estrada que dá acesso à praia. Lá já encontramos nosso amigo Carlos Leite, filiado da FBrN, através da Nature Turismo, de Recife, que veio especialmente para prestigiar este evento. Fomos recepcionados pelo proprietário, Sr. Luciano, enquanto esperávamos a chegada da diretoria da ABANAT. Ao chegarem seguimos mais dois quilômetros, deixando nosso veículo às margens de um córrego de água doce, o qual atravessamos à pé. Guiados pelo idealizador e atual presidente do ABANAT, Sr. Miguel Calmom, andamos cerca de 10 minutos por uma trilha de baixa dificuldade, nos deslumbrando a cada passo com as maravilhas que a natureza nos proporcionou.

 

Leia toda a matéria clicando aqui

 

(enviado em 23/05/10 por Presidência da FBrN)


Façam implementação do Naturismo

no Maranhão

 

Foi realizado ontem, 20/05, na cidade de Raposa/Ma, um Festival Cultural de Gastronomia e Naturismo, promovido pelos alunos de Turismo da FACULDADE DO MARANHÃO (FACAM), do Projeto "Raposa em Movimento", com presença de autoridades, tais como: Gestor público de Raposa, representação do Deputado Valdir Maranhão, Coordenador do Curso de Turismo da FACAM, Luís Antonio Pinheiro, Secretário de Turismo do Município de Raposa e líderes comunitários.

 

PROFESSORA BETÂNIA,DO CURSO DE NATURISMO DA FACAM, RESPONSÁVEL PELO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO NATURISMO/MA AO LADO DE JOSÉ WAGNER.

No turno da manhã, viajamos de barco no mangue para a praia de Bahamas, onde fizemos o batismo tribal com cânticos e louvações, documentados pelos Meios de Comunicação Sociais do Maranhão.

 

Aparecerá em you tube, brevemente.

 

No turno da tarde, no Restaurante Natureza, a FBrN através do Conselheiro Maior, José Wagner de Oliveira, apresentou a palestra "CULTURA NATURISTA", para sensibilização de implantação para um novo produto ecoturismo - naturismo, com debates e sugestões.

 

Já ficou evidenciado a criação da ASSOCIAÇÃO DE NATURISTAS DO MARANHÃO, (MANAT).

 

O relatório será enviado a FBrN, pela FACAM.

 

A seguir algumas fotos do evento registradas por Marvelly Coelho

ALUNOS DO CURSO DE TURISMO DA FACAM, CÓ-RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Zé Wagner e o banho de rio ao natural

Vivência cultural no Projeto de Sensibilização ao naturismo e acompanhando uma cantora do Maranhão no Restaurante Natureza.

 

(enviado em 21/05/10 por José Wagner Oliveira)


Novo site de Barra Seca no ar

 

Foi lançando ontem, 14, o site oficial da praia Naturista de Barra Seca, localizada no litoral do Espírito Santo. Uma recepção ontem à noite em Vitória marcou a grande estreia de mais este canal de informação sobre o naturismo.

 

O endereço é www.barraseca.com.br. Clique já!

 

(enviado em 15/05/10 por Maria Luzia de Almeida)


TURQUIA FECHA PRIMEIRO HOTEL NUDISTA EM PAÍS MUÇULMANO…
FONTE: Folhapress, TRIBUNA DA BAHIA.

 

O primeiro hotel nudista em um país muçulmano foi fechado apenas seis dias depois de sua inauguração, na Turquia.

O hotel, perto do resort turístico de Marmaris, foi fechado pelas autoridades locais sob a alegação de que uma de suas sacadas não combinava com o projeto original do prédio.

O proprietário, Ahmed Kossher, alegou que vai tentar reabrir o estabelecimento.

Ele afirmou que vários hóspedes em seus outros hotéis já tinham manifestado interesse no projeto e os moradores da região não apresentaram nenhuma objeção ao nudismo, desde que os turistas ficassem dentro do terreno do hotel e em uma praia particular das proximidades.

Cidadãos turcos não poderiam ficar no hotel e os funcionários trabalhavam completamente vestidos.

No entanto, segundo Head, as autoridades locais tinham outras opiniões sobre o local. Durante uma inspeção eles viram que uma das sacadas do hotel não obedecia ao projeto do arquiteto e, com isso, fecharam o estabelecimento.

Com o fechamento, os primeiros 12 hóspedes foram obrigados a procurar um hotel convencional.

Kossher, por sua vez, alegou que todos os outros hotéis operam na região sem todas as licenças necessárias e, no entanto, não são fechados. E acrescenta que não foram feitas reclamações contra seu hotel.

A região recebe dezenas de milhares de turistas europeus todos os anos. O proprietário do hotel ainda espera superar as objeções do governo. Se isto não ocorrer, Kossher promete reabrir o hotel em outro país.

 

Fonte: http://sardinhainnaldo.blog.terra.com.br

 

(enviado em 7/05/10 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.