') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°114 - maio de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

Eventos em Portugal:

Dia Mundial do Naturismo

(Clique para ampliar os cartazes)

(enviado em 3/05/10 por Clube Naturista do Algarve)

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 5 de abril e 4 de maio de 2010

Turquia ganha seu primeiro hotel nudista… Uau!

 

Turistas nudistas já poderão bronzear inteiramente seus corpos sem marcas no sol da costa turca a partir da próxima semana, quando o principal país muçulmano abrir seu primeiro hotel naturista.

 

Direcionado exclusivamente para estrangeiros em frente a uma praia,o hotel exclusivo para nudistas começará a funcionar a partir de 1 de maio, perto do maior resort do sudoeste, Marmaris, uma pequena revolução na conservadora sociedade da Turquia, reportou o jornal Milliyet.

 

"Nudismo é permitido dentro dos limites do hotel, mas não nas proximidades de parais públicas", disse Ahmet Cosar, gerente de reservas do hotel Adaburnu-Golmar.

 

Para os hóspedes determinados a evitar as roupas de banho, o hotel providenciará um ônibus para levar a e trazer de uma praia naturista particular.

Esse é um grande passo a frente para o naturismo em um país onde o nudismo público é proibido.

 

Fonte: http://i-naked.tumblr.com/post/550209498/turkey-gets-first-nudist-hotel-hey

 

(enviado em 26/04/10 por Peladistas Unidos)


Federação quer oficializar prática de nudismo na praia da Estela na Póvoa

O presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) disse hoje à Lusa que o organismo pretende oficializar a prática do nudismo na praia da Estela, situada na Póvoa de Varzim.

Esta posição surge na semana em que foi aprovado o projeto-lei do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) destinado a aumentar o número de praias de nudismo em Portugal e atribuir aos municípios o poder de decisão sobre a criação destes espaços.

Esta iniciativa, agora aprovada, que será ainda debatida e votada na especialidade em comissão da AR, vai levar a FPN a “avançar com a legalização de outras praias, nomeadamente, a praia da Estela”, disse Rui Martins.

Foi em 2005 que esta praia poveira entrou na rota dos locais recomendados pela FPN para a prática nudista, uma situação que sempre contou com a resistência da população local.

Rui Martins espera, agora, que haja uma “alteração de mentalidades”.

Atualmente, existem em Portugal “seis praias naturistas”, todas a sul do Tejo, e um parque de campismo, mas este é um número que, a partir de agora, “vai aumentar” sustentou Rui Martins.

As principais alterações desta nova lei, proposta pelo PEV, passam pelo reconhecimento da prática do naturismo nos espaços onde o hábito já está implantado e pela diminuição da distância entre os locais naturistas e aglomerados urbanos, que passará de 1.500 para 500 metros.

Contatada pela Lusa, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim escusou-se, nesta altura, a fazer comentários em relação à situação da praia da Estela, mas o presidente já havia reconhecido, publicamente, que “a autarquia não tem preconceitos em relação a nada”.

Apenas terá que “analisar o caso logo que haja uma proposta” para oficializar a prática de nudismo na praia da Estela, adiantou Macedo Vieira.

Fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/54678-federacao-quer-oficializar-practica-nudismo-na-praia-da-estela-na-povoa

(enviado em 9/04/10 por Peladistas Unidos)


Um pequeno passo para o homem...

 

Foi hoje, 07/04/2010, discutido no Parlamento Português, o projeto de lei apresentado pelo Partido Ecologista Os Verdes, que visa alterar a lei naturista vigente. Todos os partidos sem exceção mostraram intenção de viabilizar este projeto de lei, coisa que já merece algum regozijo, passando agora a ser discutido em sede de especialidade para que se possa fazer uma lei mais equilibrada, pois existem alguns pontos de discórdia entre os partidos, nomeadamente a distância dos espaços naturistas às zonas urbanas e a possibilidade das praias com usualmente utilizadas por naturistas (vulgo de naturismo ou nudismo tolerado) só por isso passarem a ser consideradas legais, no entanto ficou bem patente o reconhecimento por todos de que a legislação em vigor nesta matéria está completamente desatualizada, e que é necessário criar condições para quem frequenta essas praias, nomeadamente instalações sanitárias, segurança e acessos, bem como a sua sinalização.

 

O debate foi efetuado com algum equilíbrio ficando só marcado por uma intervenção de um deputado que afirmou que naquele momento alguns portugueses se questionavam se os deputados não teriam coisas mais importantes para debater, sinceramente no nosso caso preferimos que debatam o projeto lei para o naturismo do que estejam a dormir ou a ver catálogos de móveis como aconteceu à pouco tempo.

 

Resta-nos aguardar que a lei que sair nos possa ajudar no sentido de aumentar o número de praias naturistas e melhorar as suas infraestruturas. Neste momento foi mais um passo.

 

Parafraseando alguém " Um pequeno passo para o homem...."

 

Fonte: http://casaisnudistas.blogspot.com/

 

(enviado em 9/04/10 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.