') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°114 - maio de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

O PRIVILÉGIO DE SER NATURISTA

por Aguinaldo da Silva*

 

Admito que se portar nu é uma forma de comportamento não indicada para todos. Há coisas boas, mas que não podem ser usufruídas por todas as pessoas. Por exemplo, tem gente que não pode comer feijão, apesar deste ser um ótimo alimento, rico em fibras, proteínas e alguns minerais. Sobre o tema em pauta, acredito que este serve para aqueles que adquiriram uma noção correta do que representa o corpo humano e suas funções.

 

Sobre a nudez social, muitos a condenam alegando ser esta um desvio moral ou falta de bom comportamento. Talvez isto seja real para um grande número de pessoas que ainda não perceberam a real virtude do Naturismo. A liberdade que o Naturismo proporciona não está só em sentir o sol e o vento tocando toda superfície da pele, mas em poder estar desta maneira sem incorrer em vícios, sem se sentir imoral ou amoral, mas em pleno equilíbrio existencial.

 

Para usufruir desta liberdade é preciso primeiramente desintoxicar-se das noções equivocadas e aviltantes do corpo ou de que a nudez assim represente. Na cultura de boa parte da sociedade, as partes que caracterizam os gêneros masculino e feminino são vistas de forma ultrajante, depreciativa e vergonhosa. Para as crianças, na maioria das vezes, é ensinado qualificar as partes íntimas do corpo humano por termos pejorativos e chulos. Toda esta carga aliada muitas vezes a conceitos religiosos equivocados, pode levar o indivíduo a considerar o ato de estar nu como um desvio moral.

 

Para quem ainda não fez uma reforma de conceitos ou não entendeu o verdadeiro objetivo da proposta naturista, ir a um local onde se pratica a nudez social poderá ser algo desaconselhável. Para esta pessoa o Naturismo não vai ser algo verdadeiramente positivo, que surta os devidos benefícios físicos e psicológicos, que traga o equilíbrio e o bem estar que deve ser obtido. Poderá ser apenas mais uma aventura em busca do proibido, em busca de mais uma satisfação sensual ou exibicionista.

 

Só para quem procura a liberdade no mais amplo e profundo sentido, o Naturismo é realmente algo natural, que aprimora a educação, fazendo olhar a nudez alheia desvinculada de erotismo. O prazer de estar nu não virá de uma mera manifestação de sensualidade, mas de uma completa e satisfatória afirmação pessoal, ao encarar-nos por inteiro, sem entraves ou barreiras.
Este é um privilégio de poucos, não porque nasceram com este dom, mas porque se dispuseram a encontrá-lo. E por ser tão simples, parece ser difícil e inatingível para a maioria da sociedade. A menos que cada um queira fazer a sua experiência!

 

(imagens ilustrativas de arquivo)

 

Aguinaldo da Silva
teólogo e escritor
aguinaldodasilva@yahoo.com 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.