') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°112 - março de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

Dez Anos de Playa Luna, no Chile

Nudez total na praia da zona

 

por Carla Olivares R.*

Matéria original: La Estrella, sábado 30/01/10

Imagens cedidas por René Rojas

 

Foi em 1999 quando os naturistas perceberam que uma brecha da justiça lhes permitiria funcionar em Playa Luna, nas cercanias de Horcón, logo que uma sentença decretara que a prática organizada de sua cultura não implicava uma "ofensa à moral e aos bons costumes". Desde essa data que os naturistas nacionais se reúnem em Playa Luna, dependente do município de Puchuncaví.

 

Este mês estão de aniversário e hoje celebrarão seu grande feito com a atividade "Desnudo Bicentenário" a realizar-se ao meio-dia nas ruas de Hórcon. A ideia é convocar o máximo de pessoas e o único requisito para participar é que os interessados assistam vestidos com roupas brancas.

 

A primeira nudez pública será em Caleta Hórcon exatamente ao meio-dia, durará cinco minutos e a ideia é mostrar os participantes sentados ou conversando na rua, ocupando-a de forma natural. "Deixaremos em liberdade de ação e retrataremos como agente quer e ocupa esses espaços", explicou o fotógrafo René Rojas, líder do movimento naturista.

 

Tour

 

De santiago partirá um tour às 9 h da manhã com umas 45 pessoas que virão a esta celebração.

 

"Participam pessoas de todas as idades, vão famílias, vai uma mãe com seus dois filhos e sua neta, eu vou com minha filha, vão pessoas muito maiores também. A vez passada foi um cavalheiro de 85 anos, a quem tivemos que ajudar a caminhar, a idade não é restrição. A gente de todas as idades se entusiasma em ir e gente mais adulta é a que menos tem problemas com o tema dos nus. É bem distinto do que se pensa de fora, o ambiente é supernatural, muito relaxado, há respeito, é gente com muito senso comum e jamais temos tido algum tipo de problemas, toda a gente que vai, vai com convicção, está conforme com o serviço, as opiniões são boas e por isso fazemos isso", assegurou o fotógrafo. René Rojas assegura que não há olheiros que vão à praia e aqueles que aparecem são os que vão praticar a atividade.

 

*colivares@estrellavalpo.cl

 

Nota de redação: A polícia não permitiu a realização da manifestação dos naturistas em nudez na Caleta de Hórcon.

 

Veja matérias relacionadas:

 

Matérias da TVN do Chile e TV Chile apresentam as comemorações do bicentenário do país na Playa Luna, com presença de René Rojas e Carlos Gil, da FEN.

 

http://www.24horas.cl/videos.aspx?id=32473&tipo=27

 

.

 

(Matéria cedida por René Rojas em 7/02/10)

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de fevereiro e 9 de março de 2010

Churrascada de Carnaval

 

 

(enviado em 17/02/10 por Clube Naturista Algarve)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.