') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°112 - março de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de fevereiro e 9 de março de 2010

Luz del Fuego

 

"Há 50 anos..." a seguinte notícia no jornal o Globo é republicada: Luz del Fuego seria julgada na 3a Câmara Criminal por suas atitudes de desacato à autoridade e ser internada num hospital para se curar de suas idéias de nudismo, natureza, ilhas desertas, etc. O julgamento começou a favor dela pois nada havia nos autos que indicasse que ela era insana.

 

Luz del Fuego, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no ES em 1917. Seu nome verdadeiro era Dora Vivacqua. Ela vem para o Rio na década de 30, pois era amante de Jose Mariano Carneiro da Cunha Neto. Homem de uma importante família carioca.

 

Na década de 40 ela já se apresentava com suas serpentes no Circo Pavilhão Azul. Nessa época usava o pseudônimo de Luz Divina. Luz del Fuego veio depois, pois nome estrangeiro chamava mais atenção do publico.

 

Na década de 50 Luz del Fuego viu o seu auge, sendo perseguida pelos seus irmãos, políticos do ES, pois sua imagem e postura os prejudicava nas eleições.Lançou o livro chamado Trágico Black Out, onde entre outras revelações bombásticas pregava o naturismo (nudismo) e a alimentação vegetariana. Lançou um segundo livro chamado A Verdade Nua, onde publicou as bases do naturismo. O livro foi recolhido pelas autoridades e a segunda edição foi vendida por reembolso postal. Criou o PNB, Partido Naturista Brasileiro (imagina isso na década de 50!!), com o dinheiro arrecadado com as apresentações que fazia semi nua nas escadarias do Teatro Municipal na Cinelândia. Os familiares políticos conseguiram proibir o partido.

 

Teve um caso com o Ministro da Marinha e conseguiu uma ilha onde iria morar pelo resto da vida, a conhecida Ilha do Sol, onde fundou seu clube de naturismo.

 

O clube tinha regras muito duras como:

 

As roupas deviam ser deixadas na entrada, junto ao pequeno cais de madeira. Era terminantemente proibido levar bebidas alcoólicas, proferir palavrões ou praticar sexo na colônia. A diferença entre naturalismo e libertinagem era veementemente ressaltada: ‘Aqui não é rendez-vous nem motel. Se querem farra e sexo, fiquem nos seus apartamentos em Copacabana’.

 

Em 1967 foi assassinada pelos irmãos Alfredo Teixeira Dias e Mozart “Gaguinho" que armaram uma emboscada para ela fazendo-a entrar no barco deles para supostamente pegar o dela que estava à deriva. Foi assassinada com golpes na cabeça. Seu vigia teve o mesmo fim. Os seus corpos só foram encontrados submersos nas águas da Baia da Guanabara, próximos à Ilha do Sol, 13 dias depois, quando os assassinos já presos confessaram o crime e apontaram o local dos cadáveres.

 

Na foto acima, Luz del Fuego foi flagrada por Aimoré Varella, fotografo da Manchete, na Cinelândia. Acompanhada por dois homens causou rebuliço nos que estavam no local. Foi tamanha a confusão que ela entrou novamente em seu carro e a polícia teve que usar do cassetete para dispersar o povo.

 

Matéria de Claudiomar Matias Rolim em seu blog:

http://crolim.blogspot.com:80/2010/02/luz-del-fuego.html

 

No dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia do Naturismo Brasileiro porque é o dia de nascimento de Luz.

 

(enviado em 14/02/10 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.