') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°111 - fevereiro de 2010 - Ano X

Anuncie aqui

A IMAGEM NUA:

A desconstrução de estereótipos sobre a nudez pela fotografia naturista.

por José Wagner de Oliveira*

 

reprodução

Cartaz do curso oferecido, fundamental para o trabalho acadêmico

Este é o título de um material acadêmico, "CONCLUSÃO DE CURSO SUPERIOR", da Universidade Federal da Paraíba, que representa uma defesa teórico-prático do naturismo.

 

Esta monografia marca uma nova etapa em naturismo, na Paraíba em particular.

 

Chama a atenção para a necessidade de se levar em conta a comunicação que se estabelece em uma fantasmática própria dos "pseudos normais", em suas manifestações afetivos-sociais.

 

Esta obra abre caminho para uma reflexão, motriz-operacional-natural, baseada na dimensão de um ser holístico.

 

Ótimo se pudéssemos apresentar no III ELAN.

 

Em noventa páginas, o trabalho de autoria do então licenciando em Educação Artística José Roberto Martins da Silva tem como objetivos pesquisar, refletir, e discutir a imagem naturista na fotografia. Fazendo uma investigação histórica e imagética sobre o tema, abordando questões correlacionadas, tais como: a nudez na história da arte, o naturismo e a fotografia no contexto naturista. Propõem-se assim, questionar o porquê de a nudez ainda, na contemporaneidade, ser um tema que provoca tantas inquietações em nossa sociedade e entender seus conceitos e causas. E como essas visualidades interferem em nosso cotidiano, colaborando para a desconstrução de estereótipos sobre a nudez, arraigados já algum tempo, em nossa cultura.

 

Como oficinas para realização do trabalho foram programados cursos, exposições e workshops. O Curso de Fotografia Naturista foi divulgado via cartazes, e-mails, Orkut, e sites diversos e teve procura imediata. Em uma semana as 20 vagas oferecidas foram ocupadas e, ainda foi possível fazer um cadastro de alunos reserva. Foi feita uma sondagem com os participantes acerca da temática imagem nua e, como cada um lida com o tema no cotidiano. Observou-se que pleno século XXI, existe tanto preconceito e tabus acerca de uma prática (a nudez). Assim, constatou-se certa resistência por parte do grupo, especificamente o feminino, , quando foi lançada a proposta de ao final do Curso, fazer um ensaio fotográfico, em Tambaba, praia de nudismo na cidade de Conde – PB. Entretanto o ensaio só seria realizado, após estudo e o amadurecimento da filosofia naturista, inclusa no programa do curso, para evitar riscos na prática.

 

A cópia completa do trabalho em arquivo .pdf está disponível para download. Basta clicar aqui e ler este interessante trabalho.

 

*CONSELHEIRO MAIOR DA FBrN

 

(enviado em 2/02/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.