') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°107 - outubro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Criatividade e harmonia com a natureza marcaram o Econaturis

por Marco Leivas*

Num ambiente campestre rodeado pela natureza, aconteceu o “Econaturis – Encontro Nacional de Naturismo e Ecologia”, nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2009 na chácara Amélia em Mogi-Mirim, interior de São Paulo. Os participantes puderam aliar lazer e relaxamento ao naturismo que promove um relacionamento afetuoso com a Terra, de forma leve e criativa. Não faltaram atrativos.

A chácara em si, que na realidade é um sítio, proporciona uma bela paisagem e espaço de sobra; “O naturista gosta de espaço, de estar realmente ao ar livre, sem muros”, diz Marco Leivas, organizador do encontro, que não poupou esforços para que todos se sentissem integrados com o espírito do encontro.

“Tiramos nossos temperos e nossas verduras direto da horta orgânica que havia no sítio e muitos de nossos gêneros alimentícios também vieram de produtores orgânicos. Nossa alimentação foi feita no fogão à lenha durante os três dias e este é realmente um diferencial. É mágico ver o alimento ficar pronto com um sabor único a partir do fogo, iniciado com nossas próprias mãos, queimando a madeira doada de forma amorosa pelas árvores ao nosso redor” diz Leivas sobre a Gastronomia Econaturis que contou com muitas novidades.

Já na sexta à noite os econaturistas se confraternizaram numa roda de troncos e saborearam uma deliciosa sopa de raízes retirada de um caldeirão pendurado num tripé mateiro sobre uma fogueira. A confraternização teve um nome muito original - “Roda de Sopa de Raiz”-.

Os cafés da manhã contaram com leite direto da vaca e na manhã do domingo todos puderam degustar pão integral caseiro feito no forno à lenha, arroz doce e o “Caboclo Quente”, bebida exclusiva Econaturis, um achocolatado que combina a consistência da mandioca com o sabor do cacau. “Curti muito fazer o pão no forno à lenha e feliz ao ver que o pessoal gostou muito do pão” ressalta a econaturista Renata Freire sobre sua participação.

Mas ainda não é tudo, os participantes apreciaram a exposição “Bonecas de Palha” e degustaram ovo no espeto no “Ecochurras” e uma enorme tilápia feita na brasa, que foi pescada pelos próprios partícipes, logo após plantarem árvores nativas e frutíferas. “Não vou me esquecer de nossa pescaria, das árvores plantadas na véspera do dia da árvore" comenta Robert de Valicourt que puxou uma das “Prosas Ecológicas” informando a todos sobre o conteúdo da “Carta da Terra”, documento que pontua aspectos sociais e ambientais relacionados com o presente e o futuro de nosso planeta. A outra “Prosa Ecológica” foi coordenada por Samuel de Oliveira com o tema “Saúde, Tietê”, discorrendo sobre as condições do rio Tietê, suas causas e consequências.

Na noite do sábado houve o “Molukatu” – uma noite tribal ritualística com comida no fogo de chão, momento em que os econaturistas puderam compartilhar do lado místico do naturismo com muito ludismo. “É sempre gratificante estar entre vocês e ainda ter o privilégio de poder estar atuando com a natureza dentro da Magia do ser.”, expressa Admir Foratto que “conversou sobre xamã, energias e capacidades ocultas em nós mesmos que podemos explorar e conhecer melhor”, acrescentou Renata.

No final do encontro foi realizado o voo de ultraleve do ganhador na promoção “Você nas Alturas”. O privilegiado Paulo Correa teve a oportunidade de vislumbrar uma bela vista da Serra da Mantiqueira e das curvas sinuosas do rio Mogi-Guaçu. O encontro foi um sucesso! O iniciante no naturismo, Guilherme Pavan comenta “Quero compartilhar que gostei muito do encontro, como iniciante no grupo tive a oportunidade de conhecer outros participantes, tirando proveito com as conversas descontraídas, o papo ecológico, as atividades de valorização e ligação com a natureza, brincadeiras em grupo”. “A organização foi genial. Não faltou nada”, acrescenta Valicourt. A organização do Econaturis em nome do publicitário e econaturista Marco Leivas, idealizador na Natusapiens – Conceito em Naturismo Contemporâneo, analisou o encontro como positivo e necessário como contribuição para delinear cada vez mais o naturismo contemporâneo brasileiro como promotor do bem-estar ligado ao meio-ambiente, e agradece a todos os participantes e colaboradores.

*freakingina@yahoo.com

(enviado em 5/10/09)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.