') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°106 - setembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Naturismo no Peru

por Daniel Pereda*

 

 

O naturismo (nudismo então) data em nosso país desde 1931 quando a Cía Vicente ARA, editava a revista nudista "Natura", a mesma que se vendia no Chile e Espanha, depois de 10 grandes anos deixou de publicar-se. Em 1997-99 os amigos Jorge Valdez e Mariela Aguero, na selva peruana (Iquitos) investiram dinheiro e trabalho para desenvolver o projeto ecológico "Naturama" e juntamente com os amigos da Argentina Jorge Biagosh e Christian Vogts do Club Nat, coordenaram sua promoção internacional. Mas em 1999 por causa das condições climatológicas do "fenômeno del niño", parte do que haviam construído foi devastado e ao perceberem que não iriam ter retorno do investimento inicial cancelaram definitivamente o projeto. Depois de alguns outros intentos de associarem-se ou conformarem-se como grupo de seguidores e simpatizantes do naturismo peruano, as ditas pessoas deixaram de lado essas aspirações e creio que estão se dedicando a outra linha de comércio industrial

 

Posteriormente ao tomar-se novamente a iniciativa, os amigos Daniel O e Guido M e em colaboração de outros naturistas, em 13 de janeiro de 2003 fundaram o grupo virtual NATURISMO PERU (nosso objetivo é reunir pessoas que compartilhem a filosofia de Nudismo Naturista, sendo nossos ideais a igualdade e o respeito mútuo. Queremos compartilhar um espaço de conversação para intercambiar experiências e criar uma comunidade que tenha uma base sólida de pensamento e um companheirismo que nos leve a desfrutar gratos momentos. Este grupo tem seus moderadores com o único fim de conservar o espírito que anima nossa organização).

 

Em 2005 continuaram e lançaram o projeto naturista Associação Nudista Naturista do Peru, identificada com as siglas ANNPE. Vem se desenvolvendo pouco a pouco as atividades nudistas naturistas, logrando destruir algumas barreiras e/ou conceitos equivocados que existem todavia sobre a nudez comum e/ou grupal de todo esse conservadorismo deixado por nossos ancestrais.

 

Na atualidade para a temporada de verão contamos com uma praia naturista reservada somente para os integrantes de nosso agrupamento, localizada no quilômetro 71 da autopista da Panamericana Sur (considerada tranquila, segura e ante toda privada), assim como para as estações de outono e inverno contamos com a denominada Casa de Descanso Naturista (CDN) em um lugar campestre, turístico e ecológico do distrito de Cieneguilla, localizado a 40 quilômetros da cidade capital (comodidade, tranquilidade e privacidade). Os fundadores de nosso grupo naturista atualmente se encontram radicado no estrangeiro (Estados Unidos e Taiwan), por motivos profissionais.

 

A partir del 2008 contamos com a participação de outro grupo Naturistas de Cañete (zona sul do país), que se uniram a nossas reuniões onde prevalecem a fraternidade, a cordialidade e harmonia entre todos nós. Por todo isso prosseguimos fomentando e desenvolvendo nossas atividades nudistas naturista no país. Todas nossas atividades estão sob o regime de nossas Normas de Conduta, que seguem os alinhamentos ou fundamentos da Federação Naturista Internacional (FNI/INF), assim como o Regulamento Interno da CDN.

 

Para maior informação dirigir-se a naturismo_peru@yahoogroups.com

 

*Daniel Pereda é moderador e coordenador do grupo naturista.

 

(enviado em 18/08/09)


Encontro em Madrid

 

Nos dias 12 e 13 de setembro teremos a última oportunidade estival de ver-nos os naturistas madrilenhos e estar juntos neste fim de semana, com bom tempo para despedir do verão na piscina no campo. Para as reservas segue o link:

www.naturistasmadrid.com

 

(enviado em 4/09/09 por Carlos Gil)
 

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de agosto e 3 de setembro de 2009

III Encontro Ibérico de Naturismo

 

A Federação Portuguesa de Naturismo, realizou entre os dias 13 e 18 de Agosto, no parque de campismo «MONTE NATURISTA O BARÃO» o III Encontro Ibérico de Naturismo, com a principal finalidade de juntar naturistas de ambos os países.

 

Nos 5 dias passaram, e participaram, neste encontro, mais de 60 naturistas oriundos de Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Holanda e também um naturista Argentino com residência em Beirute, Líbano, tendo sido trocadas experiências e abordado as diferentes vivências naturistas de cada País.

 

Clique aqui e leia a matéria completa em NATEvento

 

(envaido em 26/08/09 por GoiasNAT)


Prefeitura proíbe nudismo nas praias de Cádiz

 

A região de Cádiz na Espanha foi alvo de intolerância municipal. A prefeitura local emitiu decreto proibindo a prática do nudismo em qualquer praia do conhecido balneário. No entanto a lei provocou grande polêmica e provocou a criação da primeira associação naturista da região.

 

Segundo Ismael Rodrigo, presidente da Federação Espanhola de Naturismo, a lei é inócua por ferir a Constituição Nacional.

 

Clique aqui e veja todos os links já publicados sobre o assunto.

 

(enviado em 18/08/09 por Ismael Rodrigo

Veja a seguir uma atualização para esta notícia enviada em 2/09/09

A prefeitura de Cádiz agora propõe delimitar uma zona em uma praia não urbana (Cortadura) para nudismo. Uma espécie de armadilha já que petição passará a Costas. E como já se sabe desde hoje o PSOE não pede zona, e sim a volta à situação anterior (não regulação). É dizer que a prefeitura ficou sozinha.

Sobre a possibilidade de demarcar uma zona em Cortadura estou difundindo esta opinião, que publiquei hoje no blog da Associação de Cádiz

Graças por sua difusão,

Ismael Rodrigo, presidente de la FEN

(E notas da imprensa e compilação de novos artigos para esta segunda etapa da luta em: http://www.naturismo.org/revista/cadiznotaprensafen2.html)
-------------

ARTIGOS DE OPINIÃO:

http://anncaje.blogspot.com/2009/09/apartheit-en-cadiz.html

http://www.naturismo.org/docs/legal_badalona.html  (nota del Ayto. de Badalona)

http://www.naturismo.org/docs/legal_catalunya1.html ):

Ismael Rodrigo, presidente de la FEN

www.naturismo.org

 


Naturismo: Portugueses procuram férias em Espanha devido à falta de serviços e infra-estruturas

 

Lisboa, 06 Ago (Lusa) - O número de adeptos do naturismo está a aumentar em Portugal, mas a oferta de serviços e infra-estruturas não acompanha esta tendência, levando muitos turistas a optar por Espanha e outros países europeus, acusa a Federação Portuguesa de Naturismo.

Leia a matéria completa clicando aqui:

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/529620

 

(enviado em 8/08/09 por Richard Pedicini)

Clique abaixo e leia recentes entrevistas dadas à imprensa pela Federação portuguesa de Naturismo

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=31490

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=31488

(enviado em 2/09/09 por CNA)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.