') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

"A CASA DE BERNARDA ALBA", COM O PÚBLICO TOTALMENTE NU

Com sua branca palidez

O combinado foi que as pessoas de despiriam para ver a obra de Lorca. Um cronista do "Clarín" conta sua verdade nua.

Por: Diego Jemio

 

Fonte: Jornal El Clarín, de Buenos Aires

em 23/05/2009

 

BIZARRO, O PÚBLICO QUE FOI AO ARLEQUINO ERA INTEGRADO, PRINCIPALMENTE, POR HOMENS MAIORES DE 45.

 

O foyer do teatro Arlequino é pequeno, como uma sala de espera. Há umas dez pessoas sentadas. Um dos organizadores está de pé e agitado. Chegam canais de televisão, gente que quer comprar entradas que já se esgotaram (50 pesos por cabeça) e um aspirante a espectador que é expulso porque quer ingressar sem entrada e com uma câmera. José, um dos organizadores, deve lidar com tudo.

 

A obra em questão é um clássico: A casa de Bernarda Alba, de García Lorca. Desta vez, a função tem uma particularidade: o público deve estar nu.

 

José convida a ir para o vestiário. A escada de aceso é estreita. Este salão não é muito maior que o anterior. Faltam assentos e as pessoas -cronista incluído- começam a despirem-se. Quase todos fazem o ato com naturalidade e alguns se apóiam no ombro do companheiro: é incômodo desnudar-se de pé.

 

Caminho à sala, levam na mão uma toalha, celulares, pochetes e calçado, de uso obrigatório. A roupa ficou em um guarda-roupas, atendido por empregados também nus.

 

Na sala -com capacidade para 100 pessoas-, a espera é igual a qualquer outra. As pessoas conversam, alguns checam o celular e outros se entediam. Mas aqui o público se conhece entre si. Tem uma média de mais de 45 anos e é majoritariamente masculino, salvo umas 15 mulheres acompanhadas.

 

Antes de começar, José disse: "Sabem se alguém está atrasado ou podemos começar"? Começa.

 

Dirigida por Germán Akis e Raúl Baroni, esta Bernarda Alba ao desnudo é uma versão livre, expressionista e talvez com alguns abusos na hora de criar esse mundo de pesadelo. A diferença da obra de Lorca, aqui há personagens masculinos em cena, nus e simbolizando o desejo. Quando as luzes se acendem, quem agradece é o elenco. "Estamos contentes porque elegeram esta obra para fazer esta experiência", disse um ator.

Foto: jornal El Iiempo      

 

Logo, há uma recepção. Alguns se vestem e outros seguem nus e com copos de coca-cola na mão.
 

Alguém aproveita a oportunidade para passar um aviso: "Rapazes, às segundas há cozido. Me avisam se querem ir?" Quem sabe estes dias de 30 graus não sejam propícios para comer esse prato. Mas, ao menos, estarão nus para matar o tempo. E o calor.

 

(enviado em 30/05/09 por Julio Mazzuchelli)

A partir deste ponto reprodução e atualização das matérias publicadas na seção "Últimas Notícias" entre 6 de junho e 5 de julho de 2009

Passageiro nu obriga avião a desviar rota nos EUA

 

Um passageiro que decidiu tirar as roupas e vagar pelo corredor do avião obrigou que um voo que fazia a rota de Charlotte para Los Angeles desviasse para o aeroporto de Albuquerque, no Novo México. Um porta-voz do aeroporto de Albuquerque identificou nesta quarta-feira o homem como Keith Wright, de 50 anos, que tirou toda a roupa em um dos últimos assentos do avião da linha aérea US Airways.

 

Segundo ele, Wright se recusou a se vestir quando um dos comissários pediu que ele pelo menos se cobrisse com uma manta. Perante a recusa em atender ao pedido, agentes policiais que estavam entre os passageiros ajudaram a controlá-lo e o algemaram.

 

"Tivemos que dominá-lo e colocar algemas não só nos punhos, mas também nos tornozelos", assinalou à rede de televisão de Los Angeles KCBS o agente Matt McGinnis, que sofreu alguns ferimentos no incidente, ocorrido na terça-feira. O homem foi entregue ao FBI (polícia federal americana) e o voo continuou para Los Angeles.

 

As informações são da EFE

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/mundo/

 

(enviado em 3/07/09 por Airam Santos)


Equipe trabalha nua para estreitar laços e levantar moral

 

Rio - Funcionários de uma empresa na Inglaterra chegaram a uma solução bastante inusitada para curar a crise no setor e estreitar laços. Todos decidiram seguir as orientações de um psicólogo, que aconselhou a equipe a trabalhar toda sexta-feira pelada.

 

Taylor afirmou que se tirassem as roupas, os funcionários seriam mais honestos e haveria uma relação mais aberta uns com os outros. O objetivo central era elevar a moral dos empregados da empresa após o corte de pessoal depois da crise financeira. O dia escolhido para iniciar os trabalhos foi sexta-feira, que passou a se chamar Naked Friday (Sexta-feira Nua).

 

Leia a notícia completa clicando aqui

 

FONTE: http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/7/

equipe_trabalha_nua_para_estreitar_lacos_e_levantar_moral_21386.html

 

(enviado em 2/07/09 por Airam Santos)


Milhares de ciclistas nus em diversas cidades do mundo

 

Ciclistas sem roupa promovem uma manifestação nas ruas da Cidade do México (foto) e em outras dezenas de cidades do mundo, no sábado 13. Os ativistas querem conscientizar a população da importância do uso da bicicleta e ressaltar os danos que são causados pela dependência dos automóveis.

 

Fonte: Terra galeria 24 h

 

(enviado em 14/06/09 por Pedro Ribeiro)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.