') popwin.document.close() }
![]() |
Jornal Olho nu - edição N°104 - julho de 2009 - Ano IX |
![]() |
Anuncie aqui |
ESCRAVO DA ROUPA por Evandro Telles*
Publicado originalmente
no blog "peladistas
unidos"
O que fazer com eles? Coloquem roupas neles porque em nossas terras tão distantes não precisam saber que aqui as pessoas são livres, e se eles abrirem mão da sua liberdade todos os seus valores e crenças poderão ser negociados, serão nossos escravos. Mas capitão, que roupas devem dar-lhes? Qualquer uma, desde que não sejam iguais as da Corte.
Nos dias festivos além de usar as melhores, elas tem que estar também na moda que é ditada pela Corte, senão o indivíduo será rejeitado, seus valores como ser humano se perdem porque foram também escondidos atrás de uma máscara que não encontro outra palavra para qualificar: “hipocrisia” que traduzindo através do Dicionário Aurélio diz que hipocrisia[Do gr. hypokrisía.] Substantivo feminino. 1.Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 2.Impostura, fingimento, simulação, falsidade. 3.Falsa devoção.
São estes valores com que os Naturistas querem restabelecer e que neste país dos índios muitas pessoas ainda estão cegas pela beleza aparente da Corte e pelas facilidades que podem ser proporcionadas. A liberdade? Pode ser negociada, foi vendida para ser escravo. Isto não é visto por uma geração mais nova porque falta muito a divulgação das práticas naturistas como um meio da valorização da pessoa e de proporcionar dignidade a todos os seres viventes, como também falta muito o interesse pela leitura, hábito um pouco esquecido como uma forma também de questionamentos, e não foi ao acaso que em regimes ditatoriais livros ditos “proibidos” foram queimados em praça pública, para que os indivíduos não fiquem esclarecidos e conscientes das qualidades humanas.
Ser Naturista não é só tirar as roupas, é merecer ficar sem elas. Merecimento alcançado pelo desprendimento do corpo e mente, é a conquista da liberdade perdida na era colonialista, é a convivência harmoniosa e respeitosa com todos que os cercam, incluindo aí também os animais. Ser Naturista realmente não é a solução para tudo como alguns já me questionaram, mas o efeito dominó que se causa pode ser SIM uma grande solução para muitos dos problemas sociais vivenciados nos dias atuais. É também uma grande área para estudos da psicologia, da psiquiatria, da sociologia, da antropologia, da medicina, da história e posso de cadeira e carteira afirmar até mesmo das finanças.
|
|