') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°101 - abril de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

 BBC Horizon: "What's the Problem with Nudity? (Qual o problema com a nudez?)

por Flaviano Augusto*

(fotos do programa)

No dia 3 de março, a BBC exibiu o episódio "What's the Problem with Nudity?" da série de documentários do segmento "Horizon".

Nesse programa, 8 voluntários que nunca se despiram em público, são alvos de vários experimentos e testes psicológicos.

O programa explora o porquê de nós, seres humanos, sermos o único mamífero "pelado", da terminologia "sem pêlos", e porquê perdemos quase todos esses pêlos ao longo da evolução.

Há alguma inconsistência nas observações dos antropólogos, como na afirmação de que o principal motivo da perda dos pêlos, seria por atratividade e sensibilidade sexual, ainda que em muitas culturas a nudez sempre foi natural e desprovida de erotização.

Num certo segmento do programa, o Prof. Dan Fessler, evolucionista e professor da UCLA, defende a tese de que a "vergonha do corpo e da própria nudez" seria uma característica inata e desenvolvida naturalmente através da evolução.

O desenvolvimento da "nudez vergonhosa" reforçaria a condição de monogamia, uma vez que o incremento da seleção só aconteceria mediante parceiros fixos.

Apesar da BBC ter perdido uma ótima oportunidade de falar sobre naturismo, uma vez que o tema central é a "nudez social e seus tabus", ao final do programa, todos os voluntários, que antes ficavam constrangidos ante a nudez de terceiros, estavam bem mais à vontade e relaxados uns com os outros.

No final do programa o narrador conclui: "Não nascemos com a modéstia sexual exacerbada, podemos viver em harmonia, desde que se criem regras e se evitem o risco à ofensa, como nos campos de nudismo".

O documentário pode ser assistido integralmente nesse site:

http://www.ninjavideo.net/video/19673

fontes:

BBC

http://news.bbc.co.uk/2/low/uk_news/magazine/7915369.stm

http://www.bbc.co.uk/programmes/b00j0hnm

 

CCN Naturisme

http://www.naturisme.cat/noticies/47-nudisme-naturisme/325-reportatge-bbc-problem-nudity.html

 

Forum Naturist Christians

http://www.naturist-christians.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=6993

 

* aunaturel2004@yahoo.com.br

 

(enviado em 24/03/09)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.