') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°99 - fevereiro de 2009 - Ano IX

História não oficial do Nudismo (norte-americano)

imagens apenas ilustrativas

Desde o comecinho do homem, nós temos estados nus e intrigados com o corpo humano e as diferentes representações que ele pode ter. Muitos questionam se a verdadeira origem do nudismo social veio com Adão e Eva. Embora somente duas pessoas participaram, eles então se cobriram por vergonha, o que não os coloca nas categorias "social" e "nudista". A vedadeira fundação do nudismo recreativo e social começou no Egito Antigo sob o império do Faraó Akhen-Aton (1385 - 1353 a.C.). Foi durante esses tempos que estudantes na Grécia se exercitavam e recebiam sua educação nus. Também, a maioria dos atletas jogavam nus, incluindo os antigos Jogos Olímpicos na Grécia. É a prova que poderia indicar que os gregos e romanos viveram numa sociedade de "uso de roupas opcional". Essa utopia de uma sociedade que aceita o nudista chegou ao fim em 393 d.C., quando um imperador Cristão baniu os Jogos Olímpicos porque ele achou que eles eram Pagãos ao natural. No século 16, Puritanos acreditavam que a nudez era tão imoral, que eles não tomavam banho, porque achavam que ele promoveria a nudez. Naqueles tempos era comum cobrir as pernas de uma pessoa, as pernas de um piano, até mesmo as pernas de uma cadeira para prevenir despertares de desejo sexual. Roupas de banho naquele tempo também cobria quase o corpo inteiro de homens e mulheres, indo dos punhos aos tornozelos e subindo até o meio do pescoço. E não foi no período da Renascença que a nudez foi novamente verdadeiramente aceita. Nesses tempos a nudez era vista como uma forma de arte. Benjamin Franklin e Henry David Thoreau ajudaram um pouco a aceitação pública da nudez. Thoreau fazia diariamente caminhadas nu as quais chamava "banhos de ar". A primeira roupa de banho doméstica desenhada pela "decência" apareceu em 1830. Apresentando listras horizontais vermelhas e brancas dos tornozelos aos punhos, nomeada, apropriadamente, a "roupa prisão".

Foi no século 20 quando o nudismo social realmente se tornou organizado. O Naturismo organizado nesse tempo era chamado Freikorperkultur (Cultura do Corpo Livre) na Alemanha. O sociólogo germânico Heinrich Pudor, algumas vezes referido como o "pai do nudismo", escreveu "A Cultura do Nu" promovendo naturismo. Logo depois, em 1903, Freilichtpark (Parque da Luz Livre) foi o primeiro parque nudista a ser aberto. O fundador Paul Zimmerman abriu o parque perto de  Hamburgo, Alemanha. e foi o primeiro proprietário de um campo oficial de nudismo.

Em 1929 o fluxo de imigrantes e turistas começou a trazer as raízes e ideias do estilo de vida naturista para a América. Foi sua representação do corpo nu que realmente abriu os olhos do público americano para a nudez total sem vergonha. Kurt Barthel, um imigrante alemão, fundou A Liga Americana para a Cultura Física. Uma outra figura chave é o reverendo d Ilsley Boone, que é visto como o primeiro líder nudista nos Estados Unidos. A primeira revista nudista, Gymnos, começou a ser impressa em 1921. No Dia do Trabalho em 1929, Kurt Barthel encontrou-se com 3 outros casais em Peekskill, New York e começou o Nudismo Social Americano. Apenas poucos meses mais tarde, a American League for Physical Culture (ALPC) foi fundada em 7 de dezembro de 1929. A ALPC realizou seu primeiro encontro em um ginásio de Nova York. Em pouco tempo a ALPC tinha mais de 50 membros e tinha se mudado para um clube em Spring Valley. Mason e Frances Merrill frequentemente visitavam a propriedade de Nova York e começaram a trabalhar em um novo título de livro "Among the Nudists"(Entre os Nudistas) que foi lançado em 1931. Também em 1931, o reverendo Ilsley Boone foi eleito Vice-Presidente da ALPC e também apelidado "O Ditador". Boone tinha grandes planos de construir um campo americano como Kleinberg na Bavária, mas então, mais drama no mundo do nudismo comercial começaria.

No inverno de 1931 a ALPC encontrou seu ginásio alugado em Nova York cercado pela polícia e foi acusada de indecência pública. Em 9 de dezembro de 1931, a Corte Geral de Sessões de Nova York suspendeu o caso alegando que a exposição dos membros da ALPC não era pública nem indecentent. A publicidade promovida pelo caso foi um grande passo além para o movimento nudista e também serviu como base para futuros casos de nudez pública.

Boone estava de volta novamente à luta procurando por terras para adquirir na área de Nova York para uma possível construção de um campo nudista. Encontrou ao acaso terras a 120 milhas de Nova York. Os outros membros da associação acharam a propriedade muito longe para a maioria para viajar por causa dos custos da viagem durante a depressão. A maioria votou por adquirir um campo em Skyfarm e estabeleceu o clube em 15 de maio de 1932. Boone ficou extremamente desapontado pela decisão dos outros membros da diretoria e deixou a ALPC. Logo depois ele fundou a International Nudist Conference (INC) e publicou a primeira revista nudista, The Nudist, em 1933. The Nudist foi uma revista de grande sucesso que podia ser encontrada nas bancas de toda a nação. A controvérsia da revista originou muita atenção pública para o movimento nudista, novamente. Poucos anos depois ele trocou o título de The Nudist para o menos provocador Sunshine and Health (Sol e Saúde). Foi com a ajuda do segundo livro de Merrill, "Nudism in America", e "On Going Naked" de Jan Gay (que também inspirou o trabalho base do filme de Mich Mindins, em 1935, "This Nude World") que também ajudou a opinião pública ficar ciente do tamanho e do significado do movimento nudista, e concretiza que clubes estavam se espalhando por todo o país. Nos anos 30 em um dia quente de verão, milhares de homens em Long Island, New York, arrancaram seus shorts para se refrescarem, o que era um ato contra a lei e considerado libertino. Seis anos mais tarde, em 1936, a lei foi mudada que descriminalizou o homem andar sem camisa. Nos anos 30 os maiores de todos os clubes nudistas eram Victor Burke's Camp Olympia em Upstate New York, o Sparta Club em Normandy, e a Escola nudista de Adolph Koch, Freikorparkulturschule, nos arredores de Berlin.

O movimento nudista começou a parar e morrer no final dos anos 30 e, no começo dos anos 40, sucumbindo à herança gravada nas raízes da América pela crença devastadora dos Puritanos, definindo que nudez era igual a pecado. Uma outra explosão devastadora foi a Lei "Comstock" do serviço postal americano, em 1941, que foi criada originalmente em 1873 que estabeleceu que nenhum material obsceno era permitido ser enviado pelo sistema postal. Publicadores nudistas imediatamente pararam seus carregamentos USPS com receio de multas. Foi o Reverendo Boone que novamente veio batalhar o resgate da lei, durante os anos 40 e 50, em Washington, D.C. que garantia que o nudismo seria considerado não-sexual, e portanto não obscena. Em 13 de janeiro de 1958, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu a favor de Boone e todos os nudistas por toda América, especialmente os publicadores, determinando que fotos nudistas eram permitidas ser enviadas através do sistema de correio USPS e as fotos não eram obscenas. Essa regra foi um grande alívio para os nudistas e especialmente para o crescimento do movimento nudista. Desde então, o público soube que o movimento nudista prosperava e estava aqui para ficar. Eventualmente as batidas policiais foram sendo reduzidas até a última ocorrer em Michigan em 1956. Uma rádio evangélica cristã alardeava sua liberdade para pedir o fechamento da Sunshine Gardens Nudist Resort, mesmo tendo, para nossa satisfação, a Suprema Corte de Michigan determinado que os naturistas tinham o direito de praticar nudismo em propriedades particulares. E é exatamente por isso que chamamos os anos 50 a Era de Ouro do Nudismo.

Hoje o movimento nudista ainda luta por ser aceito pelas principais correntes da América. Cada dia através do mundo, há muitas novas histórias que balançam o fio incluindo, streaking, arte nua, controversos campos nudistas, e alguns dos últimos ataques aos Campos de Nudismo de Verão da Juventude. Todas as histórias são principalmente feitos da mídia que não tem qualquer consequência legal e são geralmente trocados das manchetes rapidamente. Hoje há ainda muitas organizações trabalhando juntas para promover o naturismo/nudismo including CFI, AANR, INF, TNS e muito mais. São essas organizações que batalham nas Cortes, anunciam e promovem ao público geral, e o mais importante, educam essas pessoas que não são usuárias dos ideais e benefícios da recreação nudista.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.