') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°98 - janeiro de 2009 - Ano IX

Villa Gesell já inaugurou sua primeira praia nudista pública

 

Está localizada a 20 quilômetros do centro. Crianças devem ir com seus pais.

 

por Guillermina De Domini
Tradução: Pedro Ribeiro

 

Situada a XX quilômetros de Buenos Aires, Villa Gesell é uma cidade balneário. A praia nudista de Querandí está situada a 20 km do centro.

Três quilômetros separam o hotel de seus oito corpos nus no mar. No meio da Reserva Natural, uma praia sem balneário.

 

Chegaram pelas dunas em três jeeps, um azul, um verde e um amarelo. Estacionaram e caminharam. A cada passo, uma peça caía sobre a areia seca, a cada parte descoberta, um ato de liberação. O sol forte não lhes deixa marcas no corpo, nem diferenças. É que, dizem, são todos iguais. Que somente há que cumprir com o código de convivência. Regra número um: viver e deixar viver sem preconceito. Se inaugurou a primeira praia naturista de nudismo opcional em Villa Gesell e segunda na Argentina (a primeira está em Chapadmalal). Se chama Querandí e está a 20 quilômetros do centro, e a 4 da rota 11.

 

O projeto desenrola-se faz três anos, mas recentemente em março de 2008 a Associação Para Nudismo Naturista Argentina (APANNA) acordou com a Municipalidade para criá-la. Os residentes da cidade felicitaram a iniciativa. "São muito receptivos em Villa Gesell. Têm abertura mental, por isso elegemos esta cidade para abrir a praia, porque sempre teve uma tradição distinta", disse ao Clarín Carlos Molteni, presidente de APANNA.

 

A praia Querandí tem uma extensão de 200 metros, rodeados de convenientes árvores, que evitam os curiosos.

 

É a primeira praia que cumpre com os requisitos mundiais da Federação Naturista Internacional: é proibido o sexo na praia; os menores de 18 só podem ir acompanhados por seus pais; não se permite o exibicionismo; não se podem tirar fotos sem consentimento; não importa o estado físico dos turistas da praia, porque não se pode fixar o olhar no corpo dos outros com fins de comparação estética; estão proibidos os excessos (fumar, tomar álcool ou drogas); se devem respeitar as normas higiênicas; e entender que não há partes pudicas, sendo que o corpo é um só. Os nudistas dizem que o que mais os preocupa é que "alguém se perca com exibicionismo".

 

Esta praia nudista será, sem dúvidas, o maior novidade da temporada de verão para quem vem em Villa Gesell. "É uma aposta muito grande. Dirige-se ao turista estrangeiro", reconheceu Jorgé Rodríguez Erneta, intendente desse balneário.

 

Foto: Arquivo JON

Florencia Brenner

Florencia Brenner é nudista e fundadora de APANNA. Ela crê que o nudismo e o naturismo estão relacionados à cultura européia, fundamentalmente nórdica, de um estilo de vida filosófico e natural. "Vai mais alem de ficar nu", explica. "Se há uma ereção não é um crime", esclareceu. Entre as regras, se isto chegar a ocorrer, os responsáveis do lugar pedem ao "afetado" que se tape com uma toalha, que se deite de bruços ou que entre no mar até que passe. Para a segurança, a praia conta com um guarda e um guarda-vidas.

 

Quem chega a este lugar busca harmonia com o meio ambiente e sentir-se livre. "É uma questão cultural, não tem nada a ver com a estética, e sim com o que cada um quer fazer. O nudismo não se fixa nos corpos perfeitos; busca entender e tratar de aceitar o corpo de um e o do outro como são", conta uma mulher que esta semana experimentou o prazer da nova praia.

 

Os organizadores também crêem que todavia falta para que a convivência seja ideal. "Os 'têxteis' (aqueles que vão à praia vestidos) não nos entendem", dizem. O Município vai instalar placas que avisem a proximidade da praia nudista para evitar maus entendidos e surpresas. De todos modos, nesse setor, a passagem pública vai estar proibida sobre o mar. "Terão que fazer pelas dunas", adiantou Molteni.

 

Alguns crêem que no nudismo arraiga a real natureza do homem. E que o restante é uma imposição. "A roupa às vezes é mais provocativa que o nudismo. Quando uso biquíni sinto que tenho pança. Quando estou nua, não", sorri Brenner.

 

Fonte: http://www.clarin.com/diario/2008/12/15/um/m-01822679.htm

 

(enviado em 15/12/08 por Edu)

Reprodução e atualização das matérias publicadas na seção Últimas Notícias entre 7 de dezembro de 2008 e 6 de janeiro de 2009

Nudelot - a revista eletrônica no ar

 

A oitava edição da revista naturista eletrônica, NUDELOT, editada pelos hermanos argentinos está disponível para leitura no endereço http://www.revistanudelot.com.ar. Recheada de matérias interessantes, o site é indispensável para quem é naturista.

 

(enviado em 19/12/08 por Florencia Brenner)


Inauguram a primeira praia de nudismo naturista da Argentina

 

Encontra-se em Villa Gesell. É uma iniciativa da Associação para o Nudismo Naturista Argentino.

 

A primeira praia de nudismo naturista da Argentina se inaugurou hoje na cidade de Villa Gesell. Criada por iniciativa da Associação para o Nudismo Naturista Argentino (Apanna), está localizada à altura do quilômetro 429 da rota 11, à metade do caminho entre a localidade de Mar Azul e o Farol Querandí.

 

http://www.cuyonoticias.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3020:inauguran-la-primera-playa-de-nudismo-naturista-de-argentina&catid=34:sociedad

 

(enviado em 14/12/08 por Horacio Lopez)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.