') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°96 - novembro de 2008 - Ano IX

Republicação e atualização das mensagens enviadas à seção Cartas Enviadas de 6 de outubro a 6 de novembro de 2008

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com


Ser Naturista

 

Prezado Sr. Alberto.

 

A sua postura em solicitar informações está corretíssima e acredito que todos devemos desculpas por não termos lhe respondido ainda. Faço parte da atual diretoria da FBrN, na 1ª Suplência do Conselho Maior, entretanto, gostaria de lhe responder na condição de naturista, ex-presidente da FBrN e co-fundadora de dois projetos, a Praia de Barra Seca e, bem mais recente, o grupo Naturismo Capixaba, em minha cidade, Vitória, ES.

 

Todos os frequentadores de áreas naturistas no Brasil sabem que ainda sobram resistências para o livre acesso às praias, cuja maioria ainda possui a divisão para homens desacompanhados, com algumas exceções: Praia de Abricó, Olho do Boi, Galhetas. As áreas particulares, sítios, clubes e fazendas, estabelecem suas próprias regras, aceitando alguma porcentagem em relação às famílias.

 

Infelizmente, ainda não encontrou-se uma solução definitiva para liberar a frequencia nas áreas naturistas porque sabemos que o universo de homens desacompanhados é infinitamente superior ao de mulheres e crianças. E a liberação irrestrita geraria muitos transtornos, afugentando as famílias e, talvez, até mesmo os seus familiares.

 

Muitas áreas colocam estas barreiras porque ainda enfrentam dificuldades de organização na falta de apoio do poder público e, principalmente, dos próprios naturistas que pouco contribuem, nem com a participação e nem com financeiro. São pouquíssimos naturistas ajudando e um enorme contingente querendo apenas usufruir.

 

Para tentar resolver estes conflitos, a FBrN vem tentando há muitos anos implantar o passaporte naturista, agora chamado de Cartão INF, que é adquirido por um pequeno custo anual, mas com grandes benefícios para as áreas e para os naturistas, porque é através dele que pessoas desacompanhadas são aceitas em todo o território nacional e internacional. E o Senhor já poderia ser possuidor deste passaporte há muitos anos, garantindo assim trânsito livre.

 

O Sr. cita o Sr. Nelsi-Rones como um frequentador com acesso livre, mas ele já presidiu aquele paraíso, sempre foi um batalhador e é conhecido por todos por seu trabalho em prol do Naturismo. Esta postura, adicionada ao Cartão INF, já o credencia a estar livre dentro de áreas naturistas brasileiras e no exterior.

 

Esperando ter lhe ajudado, respondido às suas dúvidas e, se me permitir opinar, desejo que conquiste seu espaço dentro das áreas naturistas oferecendo-se para ajudar na administração da praia, na limpeza, na arrecadação financeira, na portaria, etc. São muitos os problemas existentes e todos devem dar suas contribuições.

 

Abraços

 

Maria Luzia

Vitória-ES

(enviado em 1/11/08)


 

GABEIRA, PELA (COMO ENTENDO) A BOA MORAL E OS BONS COSTUMES.

 

Não tava nem um pouco a fim de votar, ir justificar o voto depois e tinha me programado para, tomar umas cervas com Wesley e com o Hélio, depois partir pra Abricó, já que a muito tempo não vou lá. Nessa praia de naturismo é um dos poucos lugares da vida que consigo ficar em paz de corpo e de espírito. Expor a transparência da minha alma, através do meu corpo nu, e ver a transparência da alma humana, através dos corpos nus das criaturas humanas que f requentam Abricó. Mas, eis que, um cabo eleitoral do Eduardo Paes, no meio da feira de acari, me entrega um panfleto, apócrifo, queimando o filme do outro candidato, Gabeira.

 

É um panfleto, mal feito, acho que por ter sido feito as pressas, acusando Gabeira de ter projeto de lei para legalizar prostituição, maconha, tirar do código penal crimes de sedução , corrupção de menores e, Legalização das áreas de Nudismo e Naturismo. Sinceramente, tenho minhas duvidas de votaria ou deixaria de votar no Gabeira, por causa desses projetos de leis. Minhas duvidas são de ordem pratica, e não de ordem moral.

 

Acabei decidindo ir pra Santa Cruz, ao em vez de Abricó, só pra dar mais um votinho no Gabeira.

 

Não tanto por ele, mas pela sacanagem e covardia de usar o Naturismo e o Nudismo, como coisa imoral, promíscua, suja, como um dos motivos pra convencer a população, a não votar no candidato verde; Não tanto por ele, mas... se um candidato a prefeito é capaz de jogar sujo assim, pra ser eleito a qualquer custo, o que ele não vai fazer, depois de eleito, pra se livrar dos adversários políticos e de seus opositores?

 

Não adianta dizer que não sabia de nada, que foi se ordem, que condena este tipo de prática. Não se imprime, em papel caro e bem impresso, embora mal feito, um milhão de panfletos desses, se que o candidato fique sabendo, sem que não seja conivente. Quem pesquisou e levantou as tais leis, todos federais, é político profissional de carreira, ou funcionário de alto escalão, como o Delegado Beltrame, Secr. De Segurança do Estado do Rio, que em meia hora levantou a ficha criminal de um cabo eleitoral do Gabeira.

 

Só por questões financeiras, e de trabalho, sou frequentador eventual, de Abricó. É uma praia de difícil acesso, se não fosse por problema de grana, e pelas correrias nos fins de semana, estaria toda semana lá.

 

Agora, com Eduardo Paes, prefeito, temo pelo naturismo no Rio de Janeiro, pela perseguição, moralista e conservadora da prefeitura a nossa prática. Será que ele vai revogar o decreto lei do César Maia transformou a Praia de Abricó em área de Naturismo? Jogando o naturismo novamente na marginalidade e na ilegalidade?

 

Não sei se Eduardo Paes firmou algum acordo, com a ANABRICO, Associação Naturista de Abricó, mas um político que é capaz de fazer, o deixar fazer em seu nome, pra ele se dar bem, o Paes fez, não merece a mínima, confiança.

 

Acompanhei de perto a brava luta do nosso querido e amado Professor Pedro Ribeiro, uma criatura humana admirável e pura, para fazer, com outros e outras dezenas de naturistas, o modelo de ética, respeito humano mútuo e vida saudável, um ambiente familiar onde você pode levar sua mulher,sua mãe, sua avó, seus filhos e filhas independente da idade que tenham, no que Abricó é hoje.

 

Eu, pessoalmente já fui acusado, por incrível que pareça, por companheiras feministas socialistas, de promíscuo e libertino, por convida-las a visitar Abricó.

 

Dez vez enquanto ouço comentários e piadinhas sem graça e moralistas de amigos e amigas do asfalto e da favela quando sabem que sou naturista.

 

Ouço tudo numa boa, já em casos de racismo, sexismo, machismo, opção sexual, nunca se sabe onde vai a brincadeira e a que fim se chega com a discriminação e o preconceito.

 

Mas, com certeza, um grupo político, que foi eleito, e representa uma parcela, significativa, da chamada sociedade civil, que é capaz, de imprimir um milhão de panfletos sórdidos, como o que imprimiram, é bem capaz, pode e tem poder de, iniciar uma caça as bruxas, inclusive as que ficam nuas em praias paraísos, como Abricó.

 

A gente não pode esquecer, que, ao contrário da idade média, nem tempos de hoje, caça as bruxas nunca é oficial, é sempre, clandestina, paralela, para-militar, para-oficial.

 

Aliás, Abricó fica na Zona Oeste, paraíso das milícias, curral eleitoral ,mas retrogrado, conservador, e moralista da cidade, de onde foram garantidos os 50 e poucos mil votos, que fizeram a diferença, pra eleger Paes.

 

Aí é que o “novo” prefeito vai ter que começar a cumprir as promessas de campanha.

 

Que São João Batista, que tomava banho nu no Rio Jordão, e batizou Cristo nu, lá também na frente de algumas dezenas de apóstolos, nos proteja se essas promessas se cumprirem.

 

Deley de Acari

Poeta e Animador Cultural

Rio de Janeiro- RJ

(enviado em 27/10/08)


 

Com a pulga atrás da orelha

 

O caso André vai completar um ano e nada foi provado: nem culpa nem inocência. Até parece que esta indefinição não tem importância nenhuma para os naturistas, o que importa é que o ex-presidente da FBRN continue preso e afastado do naturismo (???). Mas é isso o que me leva a concluir esta omissão da FBRN. Senão vejamos: se a culpa do André (ainda) não foi provada é de se perguntar: será que a denuncia não foi uma armação? Acredito que não cabe a Justiça responder a esta questão, mas tão somente dizer se o André é inocente ou culpado. Então, resta aos naturistas, através de sua representante FBRN, dirimir esta dúvida. Se foi armação e se o Conselho de Ética da FBRN conseguir provar isto, então penso que o caso seria mais rapidamente esclarecido. Este deveria ser o caminho a ser percorrido pela FBRN: tentar olhar o outro lado da moeda. Seria apenas uma investigação interna, tudo em consonância com o seu papel de preservar a boa imagem do Naturismo Brasileiro.

 

Mas o que se observa é justamente o contrário. Total silêncio e omissão. Por tudo isso, também me cabe perguntar: pra que serve a FBRN?

 

Carlos Sena

Manaus - AM

(enviado em 25/10/08)


 

Até agora sem respostas

 

BOM DIA Senhores!!!!!

 

SAUDAÇÕES NATURISTAS, A PRINCÍPIO QUERO AQUI AGRADECER AO PEDRO (JORNAL OLHO NU) POR SUA IMPARCIALIDADE.

 

ENVIEI A CARTA ABAIXO, PARA ANÁLISE E RESPOSTA, POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS DA FBRN E DA SONATA, E ATÉ AGORA NÃO OBTIVE RESPOSTAS,

 

ESTOU APROVEITANDO E REENVIANDO, AGORA TAMBÉM PARA OUTRAS ASSOCIAÇÕES, INCLUSIVE INTERNACIONAIS, COMO A INF-FNI, QUEM SABE ALGUÉM POSSA RESPONDER.

 

A IMPRESSÃO QUE PASSA, É A DO FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO. QUERO DEIXAR CLARO QUE OBTER RESPOSTAS DE UMA ASSOCIAÇÃO QUE DITA REGRAS É NO MÍNIMO UM DIREITO, NÃO QUERO A PRINCÍPIO BUSCAR NAS LEIS O MEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR, POIS POSSO COMO BRASILEIRO QUE SOU, UTILIZA-LO COMO FORMA DE IMPOR ALGO, MAS NO MOMENTO NÃO ESTOU PENSANDO NISTO, QUERO APENAS QUE SE A REGRA EXISTE, SEJA EXPLICADA E UTILIZADA PARA TODOS E NÃO PARA ALGUNS.

 

NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA QUE COM CERTEZA VIRA, E DESDE JÁ MAIS UMA VEZ JÁ AGRADECENDO AO PEDRO, POR SUA COMPREENSÃO.

 

Sds

 

Alberto Pimentel

Tibau do Sul - RN

(enviado em 30/10/08)


 Admiração pelo jornal OLHO NU

 

BHte 18 de outubro de2008

Caro jornalista, Pedro Ribeiro,

 

venho por meio deste manifestar a imensa admiração que tenho, mesmo não sendo naturista, pelos artigos e fotos contidos no jornal Olho Nu, especialmente nos artigos referentes aos diversos tipos de preconceito, como o racial, ou contra homossexuais, preconceito religioso e, no caso de vocês, o preconceito aos naturistas. Gosto também dos artigos nat-reflexâo, nat-turismo, nat-humor. Gosto também da parte de fotos, e de pesquisa interna.

 

Atenciosamente grato

 

Paulo Maletta Oliveira Junior

Belo Horizonte - MG

(enviado em 19/10/08)


Mais perto da natureza

 

OLÁ!

 

PODEM ME CHAMAR DE CHATO À VONTADE...PORÉM, INSISTO EM AFIRMAR QUE O SER HUMANO SEM ROUPA ESTÁ MAIS PERTO DA NATUREZA, TAL QUAL UM GRECO-ROMANO E DEPOIS UM HUMANISTA DO RENASCIMENTO.

 

SABE O VENTO PELOS POROS, PELE E AQUELA SENSAÇÃO DE LIBERDADE? NUDEZ

SABE ONDE O CORPO É VISTO NOS DETALHES NÃO ESCAMOTEADOS? NUDEZ

SABE QUANDO NU E SEXO NÃO SÃO NECESSARIAMENTE UNIDOS? NATURISMO.

 

a criança nua é a imagem sagrada do evento primordial

o homem e a mulher nus são seres de uma aura mágica

a nudez é reveladora de toda a superação do homem

 

NUDISMO, NATURISMO, OU QUALQUER NOME QUE TENHA NO DECORRER DAS ERAS HISTÓRICAS, DE ALGO TENHO UMA CERTEZA INCONTESTE: SOMENTE NUS É QUE TEREMOS A PAZ ALMEJADA NA SUA INTEGRIDADE..

 

UTÓPICO DEMAIS? ENTÃO QUE O SEJA.

SHAKESPEARE CONTINUA NÃO SENDO LEVADO A TODOS. NATURISMO TAMBÉM... E NEM POR ISSO ACABARAM COM SHAKESPEARE E COM O NATURISMO.

 

OU TEREMOS APENAS OS CALYPSOS DA VIDA... VALEI-ME MEU CHICO BUARQUE!

 

JORGE BANDEIRA

Manaus - AM

(enviado em 11/10/08)


Sátiros e Bacantes

 

Eles e elas divertiam-se no mundo helênico e têm até hoje seus discípulos. Só que o naturismo não é lugar adequado para exercitarem sua filosofia.

 

Praticar o nudismo em grupo e sem conotação sexual já é aceito em grande parte do mundo como comportamento perfeitamente normal. Na Alemanha, onde tudo indica a coisa começou na virada do século XIX para XX, estima-se hoje em 10 milhões o número de pessoas que costumam se banhar e tomar sol sem roupa em público. Aqui estamos nos primórdios deste movimento. O êxito já registrado é notável. Disto o 31° Congresso Internacional de Naturismo realizado em Tambaba, maravilhosa praia no belo e acolhedor Estado da Paraíba, é prova irrefutável. Levou tempo. Depois de Luz Del Fuego e sua Ilha do Sol veio um longo caminho, que até hoje ainda apresenta suas encruzilhadas e obstáculos. Não dá para fazer vista grossa para o fato de que está ocorrendo uma infiltração por agrupamentos, cujos propósitos, pensamentos e objetivos diferem muito da nossa doutrina. É aquele princípio hedonista, de que só no prazer reside a verdadeira felicidade da vida, que os atrai e os faz tentar pegar carona neste nosso movimento. Só que isto dificulta ao naturismo a conquista do seu espaço.

 

Infelizmente ainda persiste em muitas cabeças a idéia que confunde andar nu com libertinagem e, conseqüentemente, quem esta procura pensa encontrá-la também em nosso meio. Cito o caso dos adeptos do swing, a troca de casais. Parece que sua presença em nossas praias é inevitável e até seria tolerável, se limitassem suas abordagens aos seus afins. Lamentavelmente constrangimentos acontecem. Mas também está em nós e nossas associações evitar atitudes que possam ser mal interpretadas pela sociedade. Aquela notícia dos 500 nudistas europeus que viriam ao congresso em Tambaba, viajando pelados em avião especialmente fretado, pode ter contribuído para divulgar o evento - muitos veículos a reproduziram - mas não acredito que o tenha promovido. Avião certamente não é lugar para praticar o naturismo. Afinal e felizmente a notícia não se confirmou. Nem por isso ficamos livres de oportunistas e desvairados. A praia naturista de Tambaba é a que fica mais ao sul de um grupo de praias pertencentes ao Município de Conde. Todas elas acolheram congressistas e visitantes. Pois alguns não se limitaram a tirar a roupa na área para isto reservada e desrespeitaram a população local. Pior: soube-se que um hotel resolveu organizar um “baile naturista”. Teve que suspendê-lo em meio à festa por que estava degenerando. Aliás, pergunto: BAILE naturista, pode?

 

Nada que tire o brilho deste grandioso evento pelo qual devemos agradecimentos efusivos ao Paulo Campos, Presidente da SONATA, abnegado batalhador pela nossa causa. Conheci-o passando frio na Praia do Pinho, quase um ano antes do congresso, promovendo e divulgando o mesmo. E dentro do melhor espírito do Congresso Internacional de Naturismo acredito que não precisamos discriminar ninguém, que todos são bem-vindos em nosso meio, não importam as preferências sexuais, mas que respeitem nossos princípios éticos.

 

Norberto Toedter

Curitiba - PR

toedter@uol.com.br

(enviado em 18/10/08)


 

Ser Naturista

 

Olá Amigos,

 

A principio uma pergunta, porque para ser naturista no Brasil tem que ser casado ou ter uma companhia de sexo oposto? Faço esta pergunta porque sou naturista a mais de 30 anos e sempre frequentei praias e locais (oficiais ou não), com minha família e nunca encontrei nenhum problema, moro em Natal (RN) e tive o prazer de visitar Tambaba quando da realização do encontro internacional de Naturismo, mas só pude ficar na praia até sábado pois no domingo já não mais era permitido visita de pessoas desacompanhadas, a menos se fosse amigo dos diretores ou presidente da SONATA como é o caso do Sr. Roni, que descasado como eu pode frequentar LIVREMENTE, mas eu não, pois não sou amigo do Rei, repito sou naturista e não NUDISTA, minhas filhas e neta frequentam os locais naturistas pois adquiriram este saudável habito conosco, para mim NATURISMO É UMA FILOSOFIA, UMA MANEIRA DE VER A VIDA COLORIDA E LIVRE, portanto, não concordo com o fato de que, se separar de uma companheira, deixa-se automaticamente de ser naturista, mas a mulher não, ela pode frequentar os locais naturistas livremente, então entendo que a mulher já nasce naturista mas o homem tem que casar, ser amigo do Rei ou arrumar uma companhia nem que seja uma prostituta, mas só não entra.

 

Em conversa com os naturistas de outros países esta pratica só se realiza no Brasil, e talvez por isto tenham liberado a entrada até sábado de pessoas desacompanhadas, para parecer que somos iguais, mas não somos.

 

Gostaria então de se possível entrar em contato com o presidente da SONATA. para reivindicar o mesmo direito do Sr.Roni, pois AMO TAMBABA E A FILOSOFIA NATURISTA. e não quero me aviltar tendo que contratar uma pessoa para cumprir as regras(NATURISTAS BRASILEIRAS) e só assim poder voltar a frequenta-la.

 

Fiquem bem, espero, de verdade, que publiquem pois peço por muitos não só por mim.

 

PS. meu e-mail temmastafaltando@hotmail.com

 

Alberto Pimentel

Sem indicação de cidade

(enviado em 6/10/08)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.