') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°95 - outubro de 2008 - Ano IX

Turismo Naturista precisa mudar para sobreviver

entrevista a Pedro Ribeiro

Foto: Pedro Ribeiro

Eduardo Oide, proprietário da MDM Naturs, única empres de turismo dedicada ao Naturismo.

Eduado Oide, 56 anos, administrador de empresas, está a 18 anos trabalhando na área de turismo, e a 10 diretamente na área do turismo naturista. Sua empresa, a MDM Naturs, a primeira que possui, é a única no gênero no Brasil, que atende diretamente o naturismo. Ela foi a empresa que tratou das viagens de grande parte dos naturistas que compareceram ao XXXI Congresso Internacional de Naturismo, realizado no mês passado, e fez questão de estar presente ao evento para cuidar de tudo pessoalmente e certificar-se de que tudo correria bem.

Eduardo acredita que na mudança do século XX para o XXI houve uma grande revolução no turismo naturista mundial. O naturista mudou de postura e acrescentou novos objetivos em suas viagens. "Antigamente o naturista procurava viajar apenas para lugares naturistas, onde ele pudesse praticar sua filosofia. Hoje em dia o ele quer pacotes completos, que incluam além de alguns dias nas áreas específicas também que se incluam no roteiro passeios para cidades turísticas consagradas, como Rio de Janeiro, Paris, Barcelona e outras", afirma.

"Dentro das federações ainda não perceberam essas e outras mudanças de postura de seus associados. Mas a própria Federação Brasileira de Naturismo criou uma comissão para discutir esses assuntos."

Eduardo cita como exemplo o circuito do campeonato mundial de fórmula 1, que mudam de cidade-sede a cada corrida. Quando é realizada em São Paulo, os aficionados procuram pacotes que incluem diversas motivações, como festas, restaurantes e passeios turísticos. Não ficam restritos ao autódromo.

"É necessário agregar ao Naturismo também outros elementos, como a gastronomia, festas... Aliás até mesmo as sensuais, as adultas. No México, por exemplo, o resort Caribbean Reef Club, próximo a Cancoon, promove festas temáticas, como a festa do pijama e a do baby-doll. Ali os naturistas podem se divertir revelando-se mais sensuais. Este é um dos  centros naturistas que mais crescem no mundo".

Eduardo lembra, no entanto, que este resort não aceita menores de 18 anos como hóspedes em nenhum momento. Mas acrescenta que "o naturismo tradicional não dá futuro comercial".

(concedida em 8/09/08)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.