') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°94 - agosto de 2008 - Ano IX

Grupo francês quer descriminalizar nudismo em locais públicos

por DANIELA FERNANDES
da BBC, em Paris

 Uma associação na França quer descriminalizar a prática do nudismo em espaços públicos como parques, florestas e montanhas. A intenção da Associação para a Promoção do Naturismo em Liberdade (Apnel, na sigla em francês) é fazer com que a nudez deixe de ser caracterizada como exibicionismo sexual, pelo menos fora dos centros urbanos.

"Queremos que os naturistas não sejam mais obrigados a freqüentar somente colônias de férias especializadas, onde eles ficam limitados a um espaço geográfico preciso", disse à BBC Brasil Sylvie Fasol, presidente da Apnel.

O exibicionismo sexual em qualquer lugar acessível aos olhares do público é considerado crime pelo Código Penal francês e a prática prevê pena de um ano de prisão e 15 mil euros de multa (cerca de R$ 22 mil).

"A lei francesa é ambígua. Uma pessoa que caminha nu em um espaço público não deve ser classificada obrigatoriamente de exibicionista sexual. Queremos que a nudez se torne algo banal", diz a presidente da Apnel.

Direitos

Os membros da associação esclarecem que não estão reivindicando o direito de caminhar nus pelas ruas das cidades, mas desejam fazer passeios e caminhadas por trilhas em campos e montanhas, mesmo em áreas turísticas, sem correr o risco de serem presos.

Fasol conta que a Apnel foi criada há cerca de um ano justamente para prestar auxílio financeiro a uma pessoa que havia sido presa por passear nu na natureza.

Atualmente a associação conta com 110 membros que pagam a anuidade, além de vários simpatizantes do movimento que participam dos eventos realizados pelo grupo.

Entre as atividades elaboradas pela Apnel estão vários passeios na natureza organizados anualmente por diferentes membros da associação, espalhados por toda a França. As atividades ocorrem entre os meses de abril e outubro, quando as temperaturas permitem a prática do nudismo.

Alguns membros da organização já foram abordados pela polícia militar durante esses passeios. "Mas como estávamos em família, havia inclusive crianças, ninguém foi preso", conta Fasol.

Público

A presidente da associação afirma que de forma geral, a reação do público ao encontrar com os nudistas durante essas caminhadas --chamadas de "têxteis" pelos ativistas-- é de surpresa e estupefação, mas ela afirma que nunca houve nenhum tipo de incidente.

"Não nos escondemos deles na primeira moita que aparece, mas nos apresentamos e explicamos os objetivos do nosso movimento. De qualquer forma, temos sempre uma peça de roupa ao alcance da mão em caso de necessidade", diz ela.

"Dialogamos com as pessoas que encontramos durante os passeios e sentimos, de uma forma geral, que o público está disposto a aceitar essa forma de liberdade", afirma a presidente da Apnel.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br:80/folha/bbc/ult272u438807.shtml, em 28/08/08

(enviado por Marcia Tonon, Jorge Barreto e Mauro Martins)


Praia em Pêra recebe nudistas

O Clube de Naturistas do Algarve (CNA) promoveu no domingo, 17 de agosto, um encontro na Praia Grande para tentar legalizar o areal para a prática de nudismo. O naturismo, prática do nudismo em contacto directo com a natureza, tem cada vez mais adeptos em Portugal, mas os praticantes queixam-se que faltam espaços para poderem exercê-lo.

Leia notícia completa no link:

http://www.algarveobserver.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=15570

(enviado em 3/09/08 por Fellipe Barroso)


Mais três praias nudistas na calha

A muito breve trecho, o Algarve pode mais do que duplicar o número de praias onde é possível andar sem roupa e essa prática é... legal. Por iniciativa do Clube Naturista do Algarve (CNA), as autarquias de Portimão, Lagos e Vila do Bispo vão agilizar os meios para tornar legal em alguns areais aquilo que, em muitos sítios do Algarve, é apenas tolerado pelas autoridades.

Leia notícia completa no link

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=23921

(enviado em 3/09/08 por Fellipe Barroso)

Republicação e atualização das matérias publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de agosto e 6 de setembro de 2008

Escoteiros acampam no Paraíso Goiasnat

 

O Goiasnat teve a grata satisfação de receber hóspedes vestidos e ilustres. Estiveram presentes entre os dias 29 e 31 de Agosto ao Paraíso Goiasnat, o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul – 19º GO. Vinte e seis Lobinho, Escoteiros e pais estiveram acampados no local aprendendo táticas de acampamento, bem como, conceitos de ecossistema e proteção natural do cerrado. No domingo o Presidente do Goiasnat, Laércio Júlio da Silva, proferiu palestra aos Chefes e pais sobre os objetivos do Naturismo e as semelhanças no tocante a preocupação com o meio ambiente, objetivo igualmente valorizado pelo Escotismo. Foi um evento de integração com a sociedade destinado a divulgação e esclarecimento sobre a prática do Naturismo.

 

(enviado em 4/09/08 por GoiasNAT)


Nudismo chega à China olímpica

 

O regime autoriza o primeiro espaço para o nudismo no  gigante vermelho.

 

Em Sanya, uma localidade de veraneio para jovens, foi criada a primeira zona nudista autorizada.

 

Como todos as grandes mudanças sociais vividas na China nos últimos cinco anos, a polêmica abre caminho através da internet. Desta vez não se trata de Tibete, nem tem nada a ver com os Jogos Olímpicos. O que inquieta estes dias a milhões de chineses, sobretudo aos mais jovens, são as praias nudistas, a conquista da nudez. Naturismo sim ou naturismo não? Indecência imperdoável ou modernização?

 

Leia a matéria completa, no original em espanhol, clicando aqui.

 

Fonte: http://www.alnatural.info/news.asp?id=192

 

(enviado em 12/08/08 por Horacio Lopez


Ombudsman da Folha de São Paulo cita caso André Herdy

 

Carlos Eduardo Lins da Silva, que tem o cargo de ombudsman do jornal A Folha de São Paulo, cargo esse que tem a função de fazer uma autocrítica em relação às matérias publicadas pelo jornal.

 

Neste domingo, 10, Carlos critica a pouca investigação jornalística sobre prisões que têm grande impacto popular, relacionando algumas que se revelaram injustas. No caso que nos está próximo ele diz "Outra situação de provável injustiça pode ter ocorrido contra moradores de uma comunidade naturista no Rio Grande do Sul, acusados de pedofilia."

 

Leia o artigo "Silêncio dos Inocentes" clicando aqui. Para reflexão.

 

(reenviado em 10/08/08 por Rubens Herdy)


Naturistas podem usar balneário nas noites de lua cheia

 

O balneário espanhol Centro de Talasoterapia de Poniente abrirá suas portas para frequentadores naturistas uma vez por mês, nas noites de lua cheia. De acordo com o gerente Juan Carlos Menéndez a proposta é para satisfazer a demanda do coletivo naturista. O empreendimento começará a funcionar a partir deste mês de agosto.

 

Leia a matéria completa em espanhol clicando aqui.

 

(reenviado em 8/08/08 por Florencia Brenner)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.