') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°94 - setembro de 2008 - Ano IX

É a hora de decidir o seu voto

por Pedro Ribeiro e Colaboradores

No dia 5 de outubro, um domingo, o Brasil inteiro irá às urnas para decidir quem irá governar seus municípios no próximo quadriênio. Além de ser uma obrigação cívica, é uma obrigação legal, já que aqui, em nosso país, ninguém é autorizado a facultar o seu voto.

Mas, de maneira geral, o brasileiro não está muito ligado naquele em quem vota. Como faz por obrigação, acaba votando sem qualquer convicção e motivação. É provável que este retrato do eleitor brasileiro também se aplique, estatisticamente, aos naturistas nacionais.

Porém nós, naturistas, temos uma chance de ouro a cada quatro anos, quando acontecem as eleições municipais, pois serão estes indivíduos que poderão legalizar localmente as áreas naturistas públicas, como praias, parques e outras.

OLHO NU de olho nesta oportunidade pediu ajuda aos quatro cantos do Brasil, para divulgar o(s) nome(s) do(s) candidato(s) da sua região que tenham tido algum envolvimento com a questão naturista de maneira clara e objetiva. Valem aqueles que ajudaram e também aqueles que atrapalharam. É uma questão de colocar tudo em pratos limpos, ou como preferem atualmente, dar transparência às idéias.

Pouquíssimas respostas foram obtidas, o que demonstra o pouco interesse também dos dirigentes das áreas naturistas brasileiras. Nem um simplesmente "não há em minha região qualquer pessoa que sabidamente já tenha se envolvido com Naturismo" a maioria se dignou a responder.

Mas há exceções. João Carlos, o nosso grande lutador pelo Naturismo de Belém afirma que lá não há nenhum interesse declarado por parte dos políticos, nem contra nem a favor.

Jorge Bandeira, o incansável defensor do Naturismo amazônico declara que o único que conhece é o candidato a vereador PROFESSOR PAULO do Partido Verde, do município de RIO PRETO DA EVA (cujo nome já lembra o naturismo...). Paulo é naturista e frequentador do Graúna e não esconde sua condição, o que já é um bom caminho andado. Porém não foi esclarecido se ele tem alguma proposta para incrementar o Naturismo em sua cidade.

Do Paraná, nos chega a informação de que há um candidato que no ano passado agitou um movimento em favor da criação de uma praia naturista no litoral paranaense. Trata-se do Dr. Chicarelli, do PSL, candidato a vereador no município de Curitiba, informa Estevão Prestes, que é integrante do grupo Naturistas Cristãos.

No município do Rio de Janeiro, por conta da existência da Praia do Abricó, muitos candidatos ao pleito de outubro já tiveram alguma interferência com o naturismo carioca. Sem dúvida, o mais notável é FERNANDO GABEIRA, candidato, pelo Partido Verde, ao cargo de prefeito. Gabeira foi sempre defensor da causa naturista, sendo autor do projeto de lei que legalizaria a prática do naturismo em todo território nacional. Projeto este que está engavetado no Senado Federal por mais de cinco anos.

EDUARDO PAES, outro candidato a prefeito do Rio, pelo PMDB, já ocupou o cargo de Secretário de Meio Ambiente do município carioca. Na época o naturismo na praia do Abricó se encontrava proibido por decisão judicial. Quando procurado pela Associação naturista de Abricó pedindo apoio à luta ele deu uma declaração no mínimo instigante:"sou contra haver uma praia delimitada para a prática do nudismo", diante do olhar atônito do interlocutor, completou "o nudismo deveria ser permitido em qualquer praia". Será que, caso eleito, colocará esta ideia em prática?

Na lista de vereadores há casos também estranhos. A candidata LÍLIAM SÁ é autora da lei municipal que "regulamenta a prática do nudismo na praia do Abricó", editada em 2003. No entanto em seu texto proíbe a prática do nudismo em qualquer outra praia, castigando com multa  e prisão o ousado. A vereadora evangélica disse que queria proteger as crianças, especialmente as meninas, de ver um homem adulto nu. Já deu prá perceber que, caso PAES e SÁ sejam eleitos, haverá conflitos entre os dois, se o primeiro realmente quiser por em prática seus ideais.

Outra candidata a vereadora, e já foi Secretária de Meio Ambiente do Município, é ROSA FERNANDES. Enquanto secretária sempre teve bom relacionamento com a associação naturista carioca, no entanto, esse bom relacionamento não se converteu em atendimento à reivindicações por mais infra-estrutura e segurança. Mas, pelo menos não atrapalhou.

Alfredo Sirkis

Também Alfredo Sirkis, do Partido Verde, se candidata a vereador. Ex-secretário do meio-ambiente, foi autor da Resolução Municipal que determinou a prática do Naturismo na praia do Abricó.

Adilson Pires

Finalmente, sobre o Rio de Janeiro, o candidato a vereador ADILSON PIRES, do PT, foi o único que converteu alguns de seus trabalhos em favor do Naturismo, apresentando projeto de lei na Câmara que modificava o texto da lei da vereadora Líliam Sá para "permitida a prática do nudismo na praia do Abricó, em vez de proibido a prática do nudismo fora da praia do Abricó, e exigia a presença da guarda municipal na praia. A lei, aprovada pela Câmara, foi vetada na íntegra pelo Prefeito César Maia. Também simpaticamente ofereceu fazer os panfletos da Associação com as regras do Naturismo, os quais são distribuídos na praia.

(enviado em 3/09/08)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.