![]() |
Jornal Olho nu - edição N°93 - agosto de 2008 - Ano IX |
- Quem é o peladão?
Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia, e começou a vida como leiteiro. Foi somente após participar de um musical, chamado “South Pacific”, que ele se voltou mais para as artes. Antes disso, porém, serviria à Marinha Real e dirigiria caminhões, até trabalhar como modelo vivo para os artistas da prestigiosa Edinburgh College of Art, de onde veio a referida pintura.
Neste período, um terceiro lugar no concurso de Mister Universo o levaria a fazer testes para a peça acima mencionada, que lhe abriu as portas para o universo televisivo e cinematográfico, no qual construiu uma sólida carreira.
Esta pintura, cuja autoria é de Al Fairweather, foi revelado durante uma exposição na Edinburgh College, em 2007.
Três anos antes (Em 2004), outra estudante da escola, Hilary Buchanan, presenteou o ator com seis esboços (Também de nus), em lápis e tinta, de sua autoria.
(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso) Streakers: uma delicada confusão
Nudistas?
A prática de aparecer sem roupas em espaços públicos teve seu início “oficial” no ano de 1966, durante a final do torneio de tênis masculino em Winbledon. A protagonista da cena, Melissa Johnson, com então vinte e três anos, deslumbrou, chocou, e desconcentrou tanto a platéia como os jogadores Mal Richard Krajicek e MaliVai Washington. Pelo feito, acabou ganhando a alcunha de “Lady Godiva do esporte”.
Fica a discussão no ar!
Para quem quiser saber mais detalhes sobre os streakers, aí vão alguns links:
- O “streaking”: protesto ou exibicionismo? (Folha de São Paulo, 13/03/1974) http://almanaque.folha.uol.com.br/mundo_13mar1974.htm
- A nudez que diverte o povo. (Repórter Net, 06/07/2008) http://www.reporternet.jor.br/a-nudez-que-diverte-o-povo/
- Os dez melhores vídeos de streakers pelo mundo. (Auslandsjahr.eu, 22/07/2007) http://www.auslandsjahr.eu/2007/07/22/top-10-streaker-videos/
- Uma história de amor entre dois streakers. http://www.youtube.com/watch?v=qtmdGMPgU7I&feature=related
(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso) The Body is Beauty
A edição nº 92 do Jornal Olho Nu publicou um artigo intitulado “O movimento Hippie e o nudismo”, escrito por Carlos Ortega à Revista ADN, da Federación Española de Naturismo. No referido texto, Ortega apresenta traços comuns entre naturistas e hippies. Estes talvez tenham como sua maior expressão o Festival de Woodstock, realizado em 15, 16 e 17 de agosto de 1969.
As imagens do Festival foram registradas no documentário “Woodstock: 3 days of peace & music!”, e “The Body is beauty” (Título desta matéria) corresponde a um dos capítulos que o compõem.
Nesta parte do filme, seus autores exploram um pouco a questão do nu em uma convivência pacífica entre os que foram ao festival.
Destaque para o depoimento positivo do chefe de polícia local em relação ao comportamento exemplar dos jovens: Woodstock reuniu mais de meio milhão de pessoas sem a ocorrência de brigas ou tumultos.
O vídeo, disponibilizado pelo Youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=tAiweHKeyJA, tem áudio e legendas em italiano.
A versão em DVD comercializada atualmente em algumas lojas é uma edição especial, produzida em 1994 durante as comemorações dos 25 anos do histórico evento. Em quase cinco horas de imagens é possível acompanhar os melhores momentos desta grande festa, desde a preparação do palco, que recebeu grandes estrelas do rock, até detalhes curiosos do que acontecia em paralelo à música.
Maiores informações sobre este material, consultar o site da Saraiva.com em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=650651&ID=C91382527D80801130C0E0731 .
(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso) |
|
|
Olho nu
- Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.