') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°93 - agosto de 2008 - Ano IX

- Quem é o peladão?

 

Pode parecer bem difícil reconhecer a pessoa que serviu como modelo para esta pintura, e antes que surja alguma dúvida, a resposta certa é Sean Connery! Sim, o grande ator britânico, intérprete do agente secreto 007!

 

Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia, e começou a vida como leiteiro. Foi somente após participar de um musical, chamado “South Pacific”, que ele se voltou mais para as artes. Antes disso, porém, serviria à Marinha Real e dirigiria caminhões, até trabalhar como modelo vivo para os artistas da prestigiosa Edinburgh College of Art, de onde veio a referida pintura.

 

Neste período, um terceiro lugar no concurso de Mister Universo o levaria a fazer testes para a peça acima mencionada, que lhe abriu as portas para o universo televisivo e cinematográfico, no qual construiu uma sólida carreira.

 

Esta pintura, cuja autoria é de Al Fairweather, foi revelado durante uma exposição na Edinburgh College, em 2007.

 

Três anos antes (Em 2004), outra estudante da escola, Hilary Buchanan, presenteou o ator com seis esboços (Também de nus), em lápis e tinta, de sua autoria.

 

(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso)


Streakers: uma delicada confusão

 

O NatGlossário do Jornal Olho Nu define o termo “streakers” (Do inglês, “correr pelado”) como “nudistas que ‘invadem’ espaços públicos (geralmente esportivos), cuja prática esteve em voga na década de 1970, em especial nos EUA, França, Inglaterra e Alemanha”.

 

Nudistas?

 

Segundo o próprio NatGlossário, após um congresso internacional ocorrido na Croácia, a INF-FNI (International Naturist Federation) passou a entender que os dois termos são exatamente a mesma coisa. Apesar disso, ainda há pessoas que fazem questão de diferenciá-los. Sinônimos ou não, uma breve consulta e este fantástico dicionário naturista suscitou-me uma dúvida, a qual exponho aos leitores no presente texto.

 

A prática de aparecer sem roupas em espaços públicos teve seu início “oficial” no ano de 1966, durante a final do torneio de tênis masculino em Winbledon. A protagonista da cena, Melissa Johnson, com então vinte e três anos, deslumbrou, chocou, e desconcentrou tanto a platéia como os jogadores Mal Richard Krajicek e MaliVai Washington. Pelo feito, acabou ganhando a alcunha de “Lady Godiva do esporte”.

 

Na década de 1970, os jovens norte-americanos pós-guerra do Vietnã levaram o ideal streaker para os campus universitários, causando horror dos setores mais conservadores, os quais alegavam preocupação com o futuro desta nova geração. A moda pegou, e os peladões se multiplicaram pelo mundo, para desespero das autoridades públicas, sempre atentas (em vão) a evitar que apareçam.

 

Muito se especulou sobre este comportamento, chegando a se pensar que se tratava apenas de um momento da nossa história. Pois bem, o “momento” resiste aos dias de hoje. Onde há muita gente e, de preferência, câmeras de TV, corre-se o risco de encontrar um (Ou muitos) deles. Na última copa do mundo de futebol, realizada em 2006 na Alemanha, árbitros assistentes foram treinados para deter qualquer engraçadinho que quisesse interromper alguma partida entrando em campo completamente despido. (Linkar “copa do mundo” à edição nº 68 do Jornal Olho Nu)

 

O fato é que as atitudes dessas pessoas buscam chamar a atenção do público para elas mesmas, numa auto-realização de ter conseguido quebrar as regras. Este não é o caso dos naturistas (Ou nudistas, para os que defendem a unificação dos termos), os quais acreditam num relacionamento diferente da sociedade com o corpo.

 

Fica a discussão no ar!

 

Para quem quiser saber mais detalhes sobre os streakers, aí vão alguns links:

 

- O “streaking”: protesto ou exibicionismo? (Folha de São Paulo, 13/03/1974) http://almanaque.folha.uol.com.br/mundo_13mar1974.htm

 

- A nudez que diverte o povo. (Repórter Net, 06/07/2008) http://www.reporternet.jor.br/a-nudez-que-diverte-o-povo/

 

- Os dez melhores vídeos de streakers pelo mundo. (Auslandsjahr.eu, 22/07/2007) http://www.auslandsjahr.eu/2007/07/22/top-10-streaker-videos/

 

- Uma história de amor entre dois streakers. http://www.youtube.com/watch?v=qtmdGMPgU7I&feature=related

 

(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso)


 The Body is Beauty

 

A edição nº 92 do Jornal Olho Nu publicou um artigo intitulado “O movimento Hippie e o nudismo”, escrito por Carlos Ortega à Revista ADN, da Federación Española de Naturismo. No referido texto, Ortega apresenta traços comuns entre naturistas e hippies. Estes talvez tenham como sua maior expressão o Festival de Woodstock, realizado em 15, 16 e 17 de agosto de 1969.

 

As imagens do Festival foram registradas no documentário “Woodstock: 3 days of peace & music!”, e “The Body is beauty” (Título desta matéria) corresponde a um dos capítulos que o compõem.

 

Nesta parte do filme, seus autores exploram um pouco a questão do nu em uma convivência pacífica entre os que foram ao festival.

 

Destaque para o depoimento positivo do chefe de polícia local em relação ao comportamento exemplar dos jovens: Woodstock reuniu mais de meio milhão de pessoas sem a ocorrência de brigas ou tumultos.

 

O vídeo, disponibilizado pelo Youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=tAiweHKeyJA, tem áudio e legendas em italiano.

 

A versão em DVD comercializada atualmente em algumas lojas é uma edição especial, produzida em 1994 durante as comemorações dos 25 anos do histórico evento. Em quase cinco horas de imagens é possível acompanhar os melhores momentos desta grande festa, desde a preparação do palco, que recebeu grandes estrelas do rock, até detalhes curiosos do que acontecia em paralelo à música.

 

Maiores informações sobre este material, consultar o site da Saraiva.com em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=650651&ID=C91382527D80801130C0E0731 .

 

(enviado em 4/08/08 por Fellipe Barroso)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.