') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°93 - agosto de 2008 - Ano IX

Republicação e atualização das mensagens enviadas à seção Cartas Enviadas de 6 de julho a 4 de agosto de 2008

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com


Passaporte

 

Há tempos tento ter esse passaporte, mas ninguém me ajuda, como faço para ter um...aqui no nordeste é horrível sem ele, por favor me ajudem...

 

Abraços...

 

Marcos Antonio S. da Silva -

Recife - PE

ostegarmacost@hotmail.com

(enviado em 31/07/08)


Cinco anos do graúna

 

Bom dia, Querido Amigo Jorge e companheiros do Graúna.

 

A EMOÇÃO que nos transmite nesta data de tamanha importância para vocês, Graunenses, reflete em nós, em nossa emoção porque passamos pelas mesmas situações, problemas, angústias, alegrias, tristezas, etc.

 

Quem batalha nas trincheiras do Naturismo saudável sabe que cada pequena conquista é comparada à vitória de uma guerra. Não importa se hoje somos 10 ou um milhão, o que importa é saber o que somos, o que queremos ser, o que queremos fazer de nossas vidas, o que queremos para nossos filhos e netos. Se conseguirmos passar bons conceitos para nossos familiares já terá valido a pena.

 

Tenha a certeza, Amigo, de que sua história, da Vivi e da Carolina e dos amigos do Graúna estão sendo escritas com muita dignidade.

 

Quis lhes escrever antes, mas estive meio acamada por estes dias, com uma terrível enxaqueca que não me largava, elevando um pouco minha pressão arterial. Mas já estou quase boa.

 

Muitos beijos para todos. Uma feliz semana,

 

Da madrinha

 

Maria Luzia

Vitória - ES)

(enviado em 29/07/08)


Parabéns, Graúna

 

 

Flaviano Augusto

Natal - RN

(enviado em 17/07/08)


Sugestão de Evento

 

Diante da informação recebida oportunamente que nos dias 05 e 06 de julho, São Paulo recebeu representantes de entidades filiadas à FBrN e também simpatizantes da causa naturista para um encontro organizado estrategicamente a fim de discutir assuntos e ações para a realização do 31º Congresso Internacional de Naturismo, que será realizado em Tambaba, na Paraíba, no mês de setembro.

 

Venho pelo presente, sugerir e propor a seguinte homenagem abaixo justificada ao Sr. Elias Alves Pereira, presidente da FBrN e demais pessoas que entendam serem merecedoras e verdadeiros abnegados à causa naturista.

 

Sugiro ainda que seja amadurecida a idéia da proposta e criada uma comissão de alguns membros que seriam encarregados de elaborar um regulamento para a escolha das pessoas que deverão receber o referido prêmio e que se encarregue de organizar o evento com a busca de patrocínio para a confecção de material impresso como a biografia de "Luz Del Fuego", certificados de participação e talvez medalhas ou semelhante, que deverá ser entregue na oportunidade do encontro em Julho próximo.

 

Instituição do "I Prêmio DORA VIVACQUA" (2008)

 

A Federação Brasileira de Naturismo - FBrN é uma instituição com XX anos de existência, que tem realizado um esforço cívico significativo no sentido de promover a prática do Naturismo no Brasil. São anos de trabalho voluntário que esbarram frequentemente em obstáculos culturais, preconceituosos e burocráticos, em defesa de uma causa que ainda não alcançou o destaque merecido, empenhada em despir de preconceitos uma sociedade alienada que vive do ponto de vista conceitual numa hipocrisia e que ainda tem um longo caminho a percorrer em matéria de esclarecimento, tolerância e liberdade.

 

Não exageramos em afirmar que a FBrN será um dos símbolos do Brasil pós 09 de Setembro de 2008, um Brasil mais livre e aberto ao mundo. O evento que acreditamos não ser uma contingência e que beneficiará centenas de brasileiros, que poderão alargar horizontes e viver uma vida mais saudável e harmoniosa. Para que possamos chegar ao amanhã, com um conjunto de conquistas alcançadas, em parte devemo-lo ao trabalho voluntário de algumas pessoas públicas diligentes e outras anônimas, sem que sejam cabotinos, que em nosso entender devem ser publicamente homenageadas com o I Prêmio "DORA VIVACQUA".

 

Propomos por isso a atribuição do título de "Membros Honorários" das diversas associações existentes e afiliadas à FBrN a essas pessoas cuja ação fortaleceu o Naturismo, que trabalham em prol da liberdade no Brasil e que dão um verdadeiro exemplo de idealismo.

 

Espero que minha sugestão seja discutida e aprovada e se possível colocada em prática na oportunidade.

 

Coloco-me desde já à disposição para maiores esclarecimentos e não hesitem em solicitar-me quando necessário.

 

Recebam os nossos cumprimentos e nossas saudações naturistas

 

Sinceramente

 

Jânio Pires / Sandra Kanashima

janiopires@gmail.com

(enviado em 23/06/08)


VIOLÊNCIA

 

É sempre bom lembrar que a violência na família não deve ser somente atribuída ao espaço que a mídia ocupa hoje na sociedade. Muito antes dos jornais e revistas, antes do rádio, da tv, da Internet, a violência que se tem notícia já assolava a humanidade.

 

No Éden não existia revista erótica, programas de tv de baixo nível cultural como hoje, “músicas” ridículas, com apelos caóticos, todavia, Caim não pensou duas vezes e esmagou a Abel. Aí os educadores se perguntam: por que?

 

Certa vez um pai ensinava ao filho que o ser humano tem dois ursos poderosos dentro dele, o urso do bem e o urso do mal. O filho então perguntou:

- Pai, qual é o mais forte?

 

E o pai respondeu:

- Aquele que você alimenta mais.

 

O que alimenta a violência? Alguns dirão que é a miséria, outros dirão que é o abandono, alguns se arriscarão a dizer que é a falta de religião. O que levaria um pai a matar uma criança - seu filho - de forma trágica e cruel? Cerca de 40% de todas as ocorrências registradas por mês nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro são atribuídas à agressão infantil. Dados do Disque-Denúncia revelam que o maior número de casos é registrado na Baixada Fluminense. Na maioria dos casos são os pais ou os companheiros dos pais os principais agressores das crianças.

 

Apenas 1% das denúncias são feitas pelas vítimas. “A violência no seio da família assume formas diferentes - desde a agressão física à agressão psicológica - como intimidação e humilhação, incluindo vários comportamentos controladores, tais como, isolar a pessoa da sua família e amigos, controlar e restringir os seus movimentos e o acesso à informação ou ajuda”.

 

No Canadá os custos da violência contra a família rondam 1.6 bilhões de dólares por ano, incluindo despesas médicas e baixa de produtividade. (UNICEF 2000). Adão e Eva no Paraíso tinham a Internet do Bem e do mal. O Provedor do Bem deu ao homem a senha da obediência e com ele se comunicava, diariamente. Até que o provedor do mal se instalou, criou o racker com o vírus do pecado. O internauta pecador digitou a senha e caiu nas malhas da mentira. Caiu a conexão, porque o homem estava fora da área de atuação de Deus!

 

Claro, a violência é resultado de escolha: pode-se escolher entre o Bem e o mal. Então, preparem as costas do educador, porque o peso vai recair sobre ele! Pode-se educar a vontade! A educação pode ajudar a reverter a situação da humanidade! Apesar da perplexidade desta Era atual, quando se distribuem computadores como pílulas da felicidade e de saber da origem desse duríssimo dinheiro do povo que é gasto assim para estancar as lágrimas da carência e do abandono das áreas sociais, da saúde e da educação. Onde e como sobrevivem os educadores mal pagos e mal treinados que sobraram altivos, solidários e quase solitários, gritando no deserto de uma política atroz? Mesmo assim, há esperança. Mãos à obra, heróico povo brasileiro!

 

Qualquer tipo de violação de direitos e/ou violência contra criança ou adolescente » procure o Conselho Tutelar de sua cidade e/ou a Delegacia Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes. Criança e/ou adolescente desaparecido » denuncie no site www.desaparecidos.mj.gov.br  do Governo Federal. Exploração sexual infanto-juvenil » denuncie pelo telefone 100 Trabalho infanto-juvenil » veja como denunciar: casos de exploração do trabalho infanto-juvenil pelo Tele-denúncia (3101.7605), SOS Criança (3101.2739 ou 155) ou DRT (3255.2200) Denúncias de pornografia infantil na Internet >> Devem ser encaminhadas aos seguinte sites: http://www.safernet.org.br  http://www.mp.rs.gov.br/infancia/pedofilia  http://www.censura.com.br/  http://www.dpf.gov.br/  http://www.prsp.mpf.gov.br/

 

Ivone Boechat

Niterói - RJ

(enviado em 10/07/08)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.