') popwin.document.close() }

Olá naturistas!

Nas minhas pesquisas vasculhei um documento muito curioso de nosso atual Ministro da Cultura, escrito em 1968. Confiram o texto e mandem seus comentários!

Jorge Bandeira (vicaflag@hotmail.com) .

MANIFESTO TROPI-NATURISTA DE GILBERTO GIL*

“Eu sempre estive nu. Na Academia de Acordeão Regina tocando La Cumparsita, eu estava nu. Eu só sabia que estava nu, e ao lado ficava o camarim cheio de roupas coloridas, roupas de astronauta, pirata, guerrilheiro. E eu, do mais pobre da minha nudez, queria vestir todas. Todas, para não trair minha nudez.Mas eles gostam de uniformes, admitiriam até a minha nudez, contanto que depois pudessem me esfolar e estender a minha pele no meio da praça como se fosse uma bandeira, um guarda-chuva. Mas não há guarda-chuva contra o amor, contra os Beatles, contra os mutantes. Não há guarda-chuva contra Caetano Veloso, Guilherme Araújo, Rogério Duarte, Rogério Duprat, Torquato Neto, Gilberto Gil, contra o câncer, contra a nudez. Eu sempre estive nu. Com o fardão da Academia, eu estava nu. Minha nudez Raios X varava os zuartes, as camisas listradas. E esta vida não está sopa e eu pergunto: com que roupa eu vou pro samba que você me convidou? Qual a fantasia que eles vão me pedir que eu vista para tolerar meu corpo nu? Vou andar até explodir colorido. O negro é a soma de todas as cores. A nudez é a soma de todas as roupas.”

Texto de Gilberto Gil psicografado** por Rogério Duarte.

* Este título, que acho apropriado para um tão singular texto, foi dado pelo digitador nu. O digitador nu extraiu o mesmo do encarte do disco GILBERTO GIL, lançado em 1968. Ano aliás em que nasceu o digitador nu. A produção deste GG ficou a cargo do maestro maravilhoso Rogério Duprat, o acompanhamento (banda de apoio) era feito por tal grupo de rock chamado estranhamente de Os Mutantes.

**Esta questáo do texto "psicografado" tem suscitado dúvidas...

A questáo é simples (e conversei com o próprio Gil sobre seus textos obscuros, quando esteve em Manaus para o lançamento do projeto MONUMENTA). Era uma tiração de sarro com a ditadura (lembra que ele cita a roupa de guerrilheiro, certo?), uma forma de brincar com a situação de tensão e repressão (ele parte para o exílo em Paris). O Gil era, na época um panteísta, abraçando todos os cultos e mais alguns, especialmente os sincréticos da Bahia e a vertente mais antenada do Hinduísmo (via Beatles, George Harrison e Maharaji). Na verdade, sabemos, Gil, assim como Caetano, são ateus de "carteirinha". (Lembro que também ateu era o Carlos Drummond)

Um abraço e até a próxima.

Jorge Bandeira

Manaus, 04 de Março de 2008.

Os irmãos Reyes nus na novela Mexicana

"Fuego en la Sangre"

Vejam como nesta novela Mexicana descreve a não malícia existente da gente do campo mexicano, 3 irmãos de procedência humilde e de extração humilde e de campo ou como comumente nós os mexicanos  dizemos "Rancheros" desfrutam de um saudável e agradável momento de lazer nus. Tomam um banho completamente nus, relaxando-se, divertindo-se e sem molestar a ninguém em um río dos tantos que existem em nosso território mexicano.

Estas imagens que passaram na novela Mexicana "Fuego en la Sangre" nas quais se pode ver aos três irmãos Reyes completamente ao natural: Eduardo Yañez, Jorge Salinas e Pablo Montero.

http://detelenovelas.com/telenovelas/fuego-en-la-sangre/

http://detelenovelas.com/los-hermanos-reyes-al-desnudo/

(enviado em 5/03/08 por Latin Naturist)

Agora, baixou. Somente R$ 25,00

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°88 - março de 2008 - Ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.