Taquara, 30 de Setembro de 2007.

CIRC: 010/07 – Ref: Relatório da visita do presidente da INF e equipe ao Brasil

Prezados Dirigentes da FBrN,

Prezados Naturistas Brasileiros,

Do dia 21 ao dia 27 de Setembro de 2007, pela primeira vez na história do Naturismo brasileiro tivemos o prazer de receber uma visita oficial do Presidente da Federação Internacional de Naturismo (Wolfgang Weinreich - Alemanha) e da Secretária Geral da Federação Internacional de Naturismo (Mieke Choin - Bélgica) que vieram junto com o Diretor do Fundo de Desenvolvimento do Naturismo (Carlos Gil - Espanha).

Durante estes dias eles puderam conferir tudo que está sendo preparado para o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI que ocorrerá em setembro de 2008 na praia de Tambaba na cidade do Conde na Paraíba.

No dia 21, após um vôo de oito horas desde Madrid – Espanha a delegação chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife-PE e seguiu via a rodovia BR101 até a localidade de Jacumã na cidade do Conde onde fica Tambaba. Foram hospedados no Hotel Aruanã que fica de frente para o mar na praia de Carapibus a apenas 7 km de Tambaba. Num primeiro jantar informal foram traçados os planos para os próximos dias e dado as boas vindas pelo Presidente da Sociedade Naturista de Tambaba – SONATA (Paulo Campos), o Presidente da Federação Brasileira de Naturismo – FBrN (André Herdy) e a Naturista do Centro Naturista Colina do Sol (Cleci Ieggli – esposa de André Herdy).

Na manhã do dia 22 tivemos a primeira reunião de trabalho dentre a direção da INF, a direção da Sonata, o Diretor da Apoio Tur (Izaul Lopes), o Secretário de Turismo da Cidade do Conde (Saulo Barreto) e o Prefeito da Cidade do Conde (Aluísio Régis). Nesta reunião apresentamos os materiais publicitários que foram feitos parar este Congresso de 2008, apresentamos os temas das Palestras do salão “Naturistas por um Mundo Melhor”, as estruturas que serão usadas durante o Congresso na Praia de Tambaba, bem como foram esclarecidas as dúvidas sobre reservas e translados do Aeroporto até os Hotéis e dos Hotéis até a Praia de Tambaba.

Nesta reunião também esteve presente uma equipe de jornalismo da TV Correio da Paraíba que é afiliada a Rede Record na qual o jornalista entrevistou o prefeito, o secretário de turismo e encerrou a reportagem com uma entrevista com o presidente da INF. A reportagem foi ao ar no noticiário noturno deste mesmo dia.

Após esta primeira reunião onde os europeus já ficaram bem impressionados com tudo que estávamos criando, chegando a dizer que desejam adaptar a agenda das reuniões oficiais da INF para que os representantes de todos os países possam estar também presentes nas palestras que serão realizadas no evento paralelo, foi oferecido um almoço no restaurante Canyon de Coqueirinhos (5 km de Tambaba) que será utilizado pelos congressistas no ano que vem como o local do Jantar de Despedida. Neste restaurante que fica a beira-mar numa paisagem de coqueiros e com um cânion deslumbrante ao lado eles puderam saborear uma saborosa calderada de frutos do mar que certamente agradou o paladar de todos os presentes.

Na noite do mesmo dia 22 levamos a direção da INF ao Pub London-London que é de propriedade e gerenciamento de Naturistas de Tambaba e lá os visitantes puderam curtir uma bela noite com musica ao vivo (Giovan – voz e violão e Luiz - bateria) com o melhor dos Beatles, Elvis e MPB.

No dia 23, domingo, foi realizada a primeira visita a Tambaba onde desde a entrada eles ficaram extasiados com a beleza do local. Ficaram também abismados com o coqueiro que, desafiando todas as probabilidades, está crescendo a dez anos em cima de uma pedra dentro da água logo em frente à descida do estacionamento. Ao chegarmos à área Naturista de Tambaba, foram apresentados ao naturista José Nilton que é um dos fundadores da SONATA e o único professor da única universidade brasileira (UFPB) que possui em seu currículo a matéria Filosofia Naturista para os cursos de Turismo e Comunicação Social. Após colocarmos nossos pertences num dos quiosques da praia eles puderam testemunhar que nosso ambiente é limpo, de uma beleza natural estupenda e um ambiente 100% familiar. Puderam conhecer famílias inteiras que freqüentam Tambaba todos os finais de semana, crianças e jovens que estavam jogando vôlei e spiribol e banharem-se nas águas quentes do nordeste brasileiro as quais eles comentaram que é inacreditável ser as mesmas da fria costa atlântica da Europa.

Neste dia foi oferecido na área coberta do bar Don Quizote ( propriedade de Cleber) um churrasco onde o Prefeito do Conde que também é Naturista esteve presente e trouxe um carneiro abatido da fazenda dele para também ser preparado no churrasco. O Presidente da INF ficou entusiasmado, pois adora carne de carneiro e também gosta de preparar o prato.

Na noite de domingo fomos a um jantar oferecido na Pousada Lua (10 km de Tambaba) que é de propriedade de uma Alemã e seu marido brasileiro e que também será Naturista durante o evento. Neste local eles tiveram a oportunidade de saborear pratos especiais bem como conversarem alegremente em alemão e relaxarem num ambiente simpático e acolhedor.

Na segunda-feira dia 24 saímos do hotel em direção a João Pessoa (Capital do Estado que fica a 35 km de Tambaba) e no caminho paramos no ponto mais oriental de todas as Américas (Ponta de Seixas). Chegamos a João Pessoa onde eles também se maravilharam de como conseguimos construir uma grande metrópole, com edifícios que não deixam a desejar a nenhum prédio da Europa moderna e ao mesmo tempo ser a segunda capital mais verde de todo o mundo. Almoçamos na churrascaria Tererê (o melhor restaurante da cidade de João Pessoa) com o prefeito, o secretário de turismo, jornalistas e com o representante do grupo que possui duzentos hectares de terra próxima de Tambaba e que pretendem transformar a parte desta área mais próxima da praia em um complexo de hotéis, resorts e condomínios voltados para os naturistas.

Após este produtivo almoço fomos para a margem do rio Paraíba para aproveitarmos o por do sol do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, atração turística imperdível da Paraíba que já foi utilizada como atividade Naturista no 5º Encontro Brasileiro de Naturismo e será também usada durante o congresso de 2008.

A noite a direção da SONATA, a direção da INF e o Presidente da FBrN se reuniram para outra reunião de trabalho onde foram feitas as últimas perguntas e dadas as últimas informações sobre o evento. Traçando inclusive planos sobre logística e programação.

No dia 25 fomos novamente a Tambaba para aproveitarmos o belíssimo dia de sol e calor que estava fazendo, aproveitamos a maré baixa e seguimos até a outra área da praia que impressionou pelo tamanho e pela preservação ambiental, sendo que eles ficaram muito empolgados de aquela área ser um santuário ecológico permanente por ser local de desova de tartarugas marinhas. Após esta visita tivemos um ótimo almoço no restaurante da Pousada Gurujy que é de propriedade da nora do prefeito e também parceira para o congresso.

Nesta terça-feira à tarde tivemos o mais importante evento desta estadia aqui em Tambaba. Na pérgula do hotel Tambaú na cidade de João Pessoa foi realizado o Lançamento Oficial do 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI. Estavam presentes inúmeros jornalistas, todas as emissoras de televisão da Paraíba, aproximadamente 200 Naturistas de Tambaba, todos os hoteleiros que estão envolvidos na hospedagem, a Deputada Iraê Lucena, o Presidente da Câmara Municipal da cidade do Conde (Denis), a Presidente da PBTUR, a representante da B.R.A. (empresa aérea que fará o vôo naturista da Europa ao Brasil), o diretor da Apoio Tur (empresa de turismo que centralizará as reservas e transportes), o presidente da ABIH – Litoral Sul da Paraíba, Representante da Secretaria Estadual de Turismo, o representante das imobiliárias do litoral sul da Paraíba, o Prefeito da cidade do Conde (Aluísio Regis), o Secretário de Turismo da cidade do Conde (Saulo Barreto), o Secretário de Planejamento da cidade do Conde, todos os demais secretários municipais da cidade do Conde, o presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo da Paraíba, o arquiteto que fez o projeto da área do Congresso, o Representante do governo estadual, o Representante do governo Municipal de João Pessoa, o Presidente da Federação Brasileira de Naturismo (André Herdy) e sua esposa (Cleci Ieggli), a direção da GNC Comunicações (empresa que está cuidando de toda a parte de Internet relativa ao Congresso e a Tambaba), a direção da Oficina da Propaganda Alberto Acela (empresa que está cuidando de toda a parte arte-gráfica do Congresso), a direção da Gráfica JB (que imprimiu os cartazes e folders) e toda a diretoria da Sonata (Paulo Campos – Presidente, Regina Emy – Vice Presidente, Antonio Bastos – Tesoureiro, José Nilton – Secretário, José Wagner – Relações Públicas e Mário Costa de Paula – Comissão de Ética).

Foi apresentado todo o projeto à imprensa, incluindo o novo site de Tambaba, tivemos o discurso oficial do Prefeito, do Secretário de Turismo e após a estes primeiros discursos tivemos o da deputada Iraê Lucena que nos garantiu que está em trabalho junto ao Senado Federal para que a Lei do Naturismo no Brasil seja aprovada ainda antes do Congresso de 2008. No discurso oficial do Presidente da INF-FNI ele destacou a simpatia do povo brasileiro, o trabalho minucioso e extremamente bem realizado que todos os grupos de trabalho do Congresso estão fazendo e o quanto os Naturistas Brasileiros estão desenvolvidos como associações centradas nos pontos mais importantes do Naturismo Mundial. O espanhol Carlos Gil empolgou os presentes com seu estilo de discurso ao confirmar com todos que em 2008 estaremos em Tambaba. Também foi lançado oficialmente o selo da Empresa Brasileira de Correios comemorativo ao 31º Congresso Internacional de Naturismo em Tambaba.

Após o cerimonial fomos brindados com a apresentação do grupo folclórico “Jacoca” da cidade do Conde que tem feito varias apresentações em todo o Brasil e Europa e inclusive já tendo ganhado o prêmio de melhor grupo folclórico do Brasil. Além desta apresentação tivemos o show de um grupo de violão e violino e do grupo “Nação Maracahyba” que com seus tambores e instrumentos indígenas têm realizado grandes shows há vários anos e é formado com Naturistas de Tambaba.

No último dia de visita da direção da INF ao Brasil fizemos um tour pelas instalações hoteleiras que irão estar 100% a disposição dos Naturistas durante este congresso e a empolgação dos europeus foi maior ainda ao perceberem que temos opções a todos os gostos e estilos e que muitos dos hotéis visitados são propriedades de Europeus que residem no Brasil bem como alguns serem de Naturistas de Tambaba. O almoço foi servido na Pousada das Conchas que é propriedade da Naturista Sueca Suzana e seu marido brasileiro. Nesta oportunidade a direção da INF pode conhecer um pouco mais da história desta Naturista que junto com seus amigos que há vinte anos, ao fazerem uma viagem como mochileiros ao Nordeste Brasileiro, pegaram uma carona em Olinda-PE para ir a Natal-RN. Quem deu esta carona foram dois jornalistas que avisaram que iriam passar por Tambaba para fazer uma matéria sobre um evento Naturista que estaria acontecendo. Ao saberem disto e ao chegarem a Tambaba, estes amigos suecos se empolgaram tanto que nem seguiram para o Rio Grande do Norte e já se estabeleceram no Conde e passaram a trabalhar como garçons do restaurante de Tambaba. O jantar foi a despedida oficial do Prefeito Aluísio Regis e do Secretário Saulo Barreto aos visitantes europeus no restaurante do Hotel Viking que também é propriedade de suecos.

Neste dia 27 é a viagem de retorno dos amigos europeus ao velho continente onde já deixam saudades, e também a certeza que em 2008 teremos um evento grandioso jamais visto na historia do Naturismo Brasileiro e que certamente marcará positivamente a historia do Naturismo Mundial, a certeza de que todas as dúvidas e medos que eles tinham foram dissolvidos, que o desenvolvimento de nossa filosofia de vida no Brasil está tendo um salto quantitativo e qualitativo inimaginável nestes últimos anos e que certamente 2006 e 2008 serão anos lembrados para sempre pelos Naturistas Brasileiros.

Com a certeza do dever cumprido e a garantia de sucesso em tudo que temos realizado por este 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF em Tambaba fazemos este relatório para o conhecimento de todos os Naturistas e simpatizantes de nossa filosofia convidando a todos que estejam em Tambaba entre 5 e 15 de Setembro de 2008 e façam parte deste momento histórico de nosso movimento no Brasil.

Atenciosamente,

Paulo Campos – SONATA

André Herdy – FBrN