Setembro chegou com a esperança de dias mais quentes e ensolarados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Há um significado especial para os naturistas brasileiros, porque a Primavera vai começar, com seu simbolismo de renovação e retomada de fôlego. Os eventos naturistas começam a pipocar por todo país, organizados por entidades filiadas à FBrN e de nudez social, organizadas por entidades não filiadas à FBrN, mas que seguem as normas do naturismo nacional. Quanto a estes segundos sempre certifique-se de que sejam realmente eventos que seguem as normas do Naturismo, para não ter decepção ou constrangimento. Uma dica: Se estiver anunciado aqui no Jornal OLHO NU, já é sinal de acerto na escolha. Então não perca a chance do conhecer o Naturismo. Vá na NATAgenda e escolha o que mais lhe aprouver.
Acesse já https://www.jornalolhonu.com.br
Veja o que você encontra nesta edição de setembro:
1) Quando o dinheiro atrapalha o significado do Naturismo, ele se torna menos sobre “liberdade” e mais sobre “fantasia” diz o casal canadense Kevin e Corin em seu blog sobre Naturismo, onde afirma que um número considerável de pessoas tem usado o Naturismo como trampolim para realização de fetiches sexuais de terceiros, vendendo suas imagens na Internet. Em NATLuta.
2) O grande evento naturista do mês de setembro é a 16ª edição do único campeonato de surf naturista do mundo. Vai ser realizado na praia de Tambaba, como é tradicional, nos dias 6 e 7 próximos, com programação diversificada, que inclui até limpeza de praia e escolinha de surf para iniciantes e curiosos. Todas as informações em NATEsporte.
3) Márcia Mística, além de atriz e produtora cultural é uma empresária da cultura no Brasil, que procura colaboradores financeiros para realizar um novo projeto de temática naturista. O jornal OLHO NU entrevistou-a e mostra como associações e entidades parceiras podem ajudar. Em NATEntrevista.
4) Dormir nu e manter-se assim representará, para muitos, o primeiro passo da nudez natural. Quem dorme despido não carece, necessariamente, de vestir-se, ao levantar-se, para deambular pela casa, o que facilita a nudez doméstica e a normalização da nudez como liberdade e naturalidade, sem conotação negativa nem sexual. Arthur de Lacerda apresenta uma NAReflexão sobre um tema que tem sido abordado pela mídia ocasionalmente.
5) A NATParaná convida para participação no Encontro naturista de Primavera, entre os dias 19 e 21 de setembro. Veja como participar.
6) No dia 14 de setembro a Comunidade Naturista de Minas Gerais (CONAT) está organizando mais um evento, desta vez à beira da piscina. Leia em NATAssociações.
7) Leia também que retornaram os encontros "Happy Hour" no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, após 5 anos de apagão. O próximo será nesta terça-feira, 2 de setembro. Além disso, Encontro do Sol (Grupo de nudez social independente) está realizando mais um encontro com nudez social seguindo as normas internacionais do naturismo, em Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 14. Veja quando e como participar dos dois eventos em Nudez Social.
8) A NatES (Congregação naturista do Espírito Santo) está convidando para um fim de semana incrível em 27 de setembro, com karaokê, almoço e manutenção da praia naturista de Barra Seca. Aproveite para compara sua rifa e colaborar com a manutenção do local. Veja em NATAssociações.
9) Passeio Naturista para a Ilha do Sol, próximo à Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, com uma ótima programação, nos dias 6 e 7 de setembro, está com suas vagas esgotadas., Leia os detalhes em NATPasseio 2.
Fique sempre atento à NATAgenda para não perder nenhuma oportunidade de participar do Naturismo: (https://www.jornalolhonu.com.br/natagenda)
Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.
Até a edição de Outubro de 2025. Lembrando que esta edição continuará sendo atualizada durante todo o mês.
Pedro Ribeiro
(atualizado em 1/09/25)