') popwin.document.close() }

El desnudo al desnudo

Se publica «El desnudo al desnudo», o primeiro livro espanhol que analisa o nudismo. As 500.000 pessoas que, de forma habitual, praticam o nudismo na Espanha contam desde hoje com uma obra de referência, "El desnudo al desnudo", que se converte na primeira publicação em língua espanhola que analisa a origem e a evolução deste fenômeno.
Mais informação em http://www.abc.es/20060811/cultura-libros/publica-desnudo-desnudo-primer_200608111748.html
 

(enviado em 17/08/06 por Florencia Brenner,

membro do grupo Apanna - naturistas argentinos)

Uma associação naturista nega que o nudismo constitua delito

A Associação Naturista Osiris declarou no dia 16 de agosto que a prática do nudismo "é legal em todos os espaços públicos" da Espanha e que, "mesmo que a tradição reúna aos nudistas em zonas específicas", como praias, "não existem zonas habilitadas para seu uso". O agrupamento respondeu assim às Polícias Nacional e Local, que haviam assegurado na quarta-feira que somente perseguem esta prática se se realiza ante menores em uma praia não declarada expressamente nudista e, além disso, exista uma queixa ou uma denúncia formal de outro banhista.

Os dois corpos de segurança, através de seus porta-vozes, haviam indicado que ambos seguem essa mesma forma de atuar ante o nudismo. Segundo fontes da Chefatura Superior de Polícia da Galicia, esta atuação está amparada nos artigos 185 e 186 do Código Penal, dedicados aos delitos de exibicionismo e provocação sexual.

Armadilha para restringir esta prática

A associação naturista Osiris, constituída há dois anos em Madrid, assegura que a aplicação destes artigos do Código Penal "por parte das autoridades, não dos juízes", supõe "um mero ardil para restringir a prática nudista. "Para aplicar este artigo -assegura - é necessária uma provocação sexual. Nunca se poderá aplicar à nudez em si mesmo nenhum componente sexual".

Este grupo considera "evidente" que as autoridades devem intervir "ante qualquer denúncia", mas adiciona que são os tribunais, "com as provas aportadas", os que opinam sobre o delito. Fontes da Polícia Local haviam assegurado que, na prática do nudismo diante de menores de idade, prevalece a proteção do menor sobre o direito de um banhista a estar nu. "É falso -disse o grupo- que prevaleça o direito do menor ante à nudez; os dois são direitos amparados pela lei e não são, nem têm que ser, contrapostos".

O Conselho municipal descartou que uma praia ou parte de um areal sejam declarados expressamente nudistas, como havia solicitado o grupo municipal de BNG.
 

Mais informações em: http://www.laopinioncoruna.com/secciones/noticia.jsp?pNumEjemplar=

2119&pIdSeccion=2&pIdNoticia=65975&pVar=1155280258644

 

(enviado em 17/08/06 por Florencia Brenner)

 NATURISMO EM PORTUGAL

"O que os Naturistas têm de diferente não se vê na exposição física, senão em sus mente de homens e mulheres livres e iguais, tolerantes e respeitosos do próximo, preocupados pela harmonia de seu corpo e mente e com sua relação com o meio ambiente, em particular com a Natureza- " Laurindo Correia em "0 NATURAL " número 15-2002).

Várias são as atividades organizadas pelos clubes naturistas ou disponíveis nos centros para ocupar os tempos livres e proporcionar uma convivência saudável- Desde o esporte ao ar livre, como a petanca, tiro ao arco, voleibol, etc. até as atividades criativas como pintura corporal, a pintura, o modelado e outras atividades artesanais.

Também os cuidados da saúde e bem-estar como as massagens, a ginástica aquática, a sauna, o banho turco, hidromassagem, etc.

Naturalmente que as convivências e encontros em praias e campings, entre outros, fazen também parte do cotidiano do naturismo organizado existente en Portugal. Os clubes e associações naturistas têm um calendário de atividades para poder participar con seus associados, familiares e amigos.

ATIVIDADES "IN DOOR" : horários naturistas em piscina coberta todos os segundos domingos de cada mês, de Outubro a Maio das 17 às 19 hs na Piscina Municipal de Penha de Franca em Lisboa e Sauna, Banho Turco, Hidromassagem e massagem em poltronas Eletromecânicas todos as quartas e quintas-feiras no Health Club de Lisboa.

Original: BOLA INTERNACIONAL boletin de difusion nudista naturista. Editado por Florencia Brenner. Buenos Aires, Argentina, Agosto 9 de 2006

(enviado em 28/08/06 por Florencia Brenner)

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 5 de agosto a 3 de setembro de 2006

Vídeo sobre o Encontro Internacional de Jovens da INF na Primavera/Verão Europeu de 2006

 

O encontro ocorreu entre 22 de julho e 12 de agosto na Espanha em Almanat - Málaga.

 

Durante 22 dias do verão europeu os Jovens Naturistas (de 14 a 27 anos) de todo mundo se reuniram para um grande Encontro Internacional de Jovens Naturistas da INF.

Durante este encontro diversas atividades foram realizadas como trilhas, campeonatos de vôlei, campeonatos de natação entre outros.

As redes de TV Espanhola Tele5 e TV1 estiveram presentes e nos noticiários Telediario da Tele5 e no España Directo da TV1 passaram reportagens sobre este evento.

Este vídeo, que passou em cadeia nacional na Espanha, da TV1 mostra o momento de descontração durante o campeonato de pintura corporal.

Veja o vídeo:

http://www.naturistbrazil.com/jovenes01.wmv  5MB - baixa resolução
http://www.naturistbrazil.com/jovenes02.wmv  27MB - alta resolução

 

(enviado em 24/08/06 por André Herdy)

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°71 - setembro de 2006 - ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.