') popwin.document.close() }

As portas se abriram para os naturistas

 

por Pedro Ribeiro*

 

foto: Pedro Ribeiro

Jorge Barreto diante de suas obras

No último final de semana de julho, o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, sediou o evento chamado Portas Abertas, onde diversos ateliers de arte, abundantes no bairro, e casas comuns de moradores abrem suas portas para visitação pública de exposições artísticas e diversos eventos culturais. Uma casa em especial, situada na rua Monte Alegre, abrigou o tema "Arte Nua" e convidou artistas a exporem seus trabalhos relacionados a ele. Jorge Barreto, o competente fotógrafo e webmaster do jornal OLHO NU levou seus trabalhos realizados na praia do Abricó. As fotos fizeram muito sucesso pela beleza incontestável de sua plástica e do casal de modelos Ana e Marcelo, que estavam presentes e participaram da performance Tatuagem- imagem e fotos no corpo humano, do artista plástico Rubber Seabra, de grande sucesso.

 

Jorge revela que a espontaneidade de seu trabalho deve-se muito aos modelos escolhidos para as fotografias, um casal de atores Ana e Marcelo Deamarchi e a modelo e atriz Tatiane Cabral. Embora não fossem naturistas conseguiram transmitir uma atmosfera de naturalidade e não de sensualidade provocativa.

 

"Apesar do patrocínio prometido que desapareceu não cumprindo seu compromisso, realizei minha exposição, que foi um sucesso. Pela primeira vez numa exposição de arte no Brasil o público pode visitar a mostra sem roupa" empolga-se Jorge.
 

O fotógrafo Jorge Barreto teve como assistente sua namorada Márcia Tonon. Os ensaios foram realizados na Praia do Abricó tendo como auxiliar o fotógrafo Stéferson Faria.

 

foto: Mauro Martins

Márcia Tonon, Jorge Barreto e o casal de atores Marcelo e Ana

Outros participantes da exposição realizada neste endereço foram o poeta Mano Melo, que poderá ser encontrado no celular (21) 9837 3134 ou por e-mail: manomelo@openlink.com.br. Renata (Dinda), artista plástica c/ foco erótico que poderá ser contatada pelo celular (21) 9999 6265 ou pelos e-mails: rdinda@hotmail.com ou rdinda@gmail.com.br e o fotógrafo Rubber, que expôs fotos de cunho erótico. Os celulares de contato são (21) 9629 0983 e (21) 9675 8428. E-mail: rubber53@hotmail.com

Jorge Barreto pode ser contatado para trabalhos fotográficos pelos telefones (21) 3348 8853 ou (21) 2427 1026, ou pelo e-mail vidanua@gmail.com.

 

O ponto alto foi o passeio pela exposição de alguns visitantes, que circularam pelos diversos cômodos da casa da maneira naturista, juntamente com os modelos Marcelo e Ana e Jorge Barreto, simplesmente nu e natural.


Fotografar o nu é fotografar a natureza.
A nossa natureza.
Como nos vemos.
Como nós somos.
Nosso desenho. Curvas, relevos e reentrâncias.
Nossas formas.
Nossa própria espécie.
O nu por si só e isento de conotações pejorativas a dignidade humana.
O nu por si só é puro, limpo, poético e lindo.
E essa beleza, faz do corpo, invólucro de nossa essência.
Estrutura que sustenta nosso espírito.
Nossa liberdade de ação.
Independendo das cores, formas, ou até deficiências. Nós somos perfeitos...

Nenhuma criação da natureza pode ser mais bela que nós mesmos.

Jorge Barreto (Fotógrafo)

O texto acima emoldurou o trabalho fotográfico de Jorge Barreto

 

A coordenação do evento foi da artesã Valéria Cohen, que também expôs seus trabalhos (telefones  (21) 2237 5210 e (21) 9353 1778)

 

Veja outros momentos da exposição (clique sobre as fotos para ampliar)

 

fotos: Jorge Barreto

 

Dinda

Mano Mello

 

"pintura corporal"


J. Barreto

M. Martins

fotos: Pedro Ribeiro
   

reprodução dos trabalhos de Jorge Barreto em exposição

 

foto: P. Ribeiro

fotos: Márcia Tonon

Os espectadores se animaram e aderiram à nudez, juntamente com os modelos visitaram a exposição

 

fotos: Márcia Tonon

   

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

 

Jornal Olho nu - edição N°70 - agsoto de 2006 - Ano VII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.