') popwin.document.close() }

4º Aniversário do SampaNAT

 

por Pedro Ribeiro* e Marcelo Pacheco**

 

foto: Marcelo Pacheco

Uma das "fotos oficiais" do encontro em Jarinu que reuniu dezenas de naturistas em meados de maio.

Esqueça o frio, esqueça a ameaça de chuva. Pense em um lugar paradisíaco e com ótima infra-estrutura. Agregue a isso setenta e quatro naturistas oriundos de várias partes do Brasil, todos com muito calor humano e ávidos para reverem velhos amigos e fazerem novas e emocionantes amizades. Pronto! Estes foram os ingredientes para a receita do sucesso do Encontro Naturista que festejou o quarto aniversário do Grupo Naturista da grande São Paulo, o SampaNAT.

 

Durante o final de semana de 20 e 21 de maio, a cidade de Jarinu ferveu diante do evento que também teve o apoio do NIP ( Naturistas do Interior Paulista) e do Ynai (Jovens Naturistas Brasileiros).  Apesar do friozinho constante, abrandado com rápidas aberturas do sol, o evento foi uma grande atração neste mês de temperaturas inconstantes.

 

foto: Marcelo Pacheco

A porta de entrada da pousada Recanto Ville D'Génève.

O anfitrião foi a pousada Recanto Ville D'Génève, que abriu suas portas pela primeira vez para o naturismo numa ousadia pouco comum no empresariado brasileiro. Gustavo Medeiros, 24 anos, sócio proprietário juntamente com seu pai, Antonio Medeiros, 66, pesquisou sobre naturismo na Internet, participou de grupos virtuais de discussão e foi se inteirando de como as coisas funcionam. Achou que o Naturismo poderia ser rentável e tomou a inciativa de abrir sua propriedade para o adeptos de nossa filosofia.

 

Gustavo conta que a idéia do naturismo surgiu através de um primo que é adepto e frequentador da praia do Pinho. Embora determinado, notou uma dificuldade desestimulante para aqueles que não conhecem a filosofia, como era o caso dele, e estão à procura de conhecimento de modo curioso, se sentindo rechaçado por alguns grupos no início, por ser jovem, solteiro e não-adepto.

 

foto extraida do vídeo feito no local por Marcelo Pacheco

Gustavo Medeiros é o jovem empresário que vê o naturismo como alternativa de rendimento.

(Na Ampliação da foto, com Marcelo Pacheco na Recepção da Pousada)

A propriedade era apenas, antigamente, o local de férias da família, um sítio particular. Há um ano e meio que está pronta para receber hóspedes. Ela é alugada para eventos, tipo convenções, festas de casamento e formatura, para feiras, etc, mas a concorrência era grande naquela região, então começou procurar grupos alternativos, inicialmente pensou em grupos GLS.

 

Gustavo que é membro do Conselho Municipal de Turismo da cidade de Jarinu acredita que a cidade ser anfitriã de eventos alternativos poderá desenvolver o turismo e consequentemente incrementar o desenvolvimento da município.

 

Quando entrou em contato com o SampaNAT e ofereceu a pousada como sede de um evento naturista, Gustavo teve alguns problemas inesperados. Boa parte dos empregados se recusaram a trabalhar na ocasião, por motivos preconceituosos. Muitas empregadas foram proibidas de trabalhar por seus maridos, que não aceitaram a idéia de elas estarem em meio a um monte de pessoas nuas. Em tempo, os empregados nem os proprietários ficaram nus e não são adeptos do naturismo. Resultado, teve que contratar às pressas novos empregados, que não tinham experiência em hotelaria.

 

foto: André Herdy

Os motivos decorativos são todos europeus

Mas a finalização não poderia ter sido melhor. Tanto hóspedes como anfitriões ficaram satisfeitos com os resultados obtidos. Gustavo pretende continuar atendendo os naturistas toda vez que for possível. Depois da experiência em pessoa, ficou admirado com o comportamento respeitoso e fraterno do grupo. Comparou até com outros grupos que já alugaram o local e disse que nunca viu tanta harmonia. Antes conhecia o Naturismo somente virtualmente através dos grupos de discussão e das páginas da Internet, passou a encará-lo mais naturalmente.

 

O pai, Antonio, estava muito preocupado antes da realização. Não sabia qual seria sua reação diante de tanta gente nua, nem perante à esposa e ao filho. Estava muito desconfiado de tudo, pois não acompanhara a pesquisa realizada pelo filho. Findo o evento constatou que o naturismo é muito mais natural do que imaginava. É mesmo uma atividade familiar como divulga, não que somente haja famílias, mas é o ambiente, a fraternidade, o respeito que o tornam assim. Pensou que fosse ficar constrangido e curioso, mas não, foi tudo muito à vontade e natural. Não se arrepende nem um pouco por ter concordado com o filho neste novo caminho. Humildemente pede desculpas por qualquer coisa que possa não ter saído perfeito e explica que ainda tem muito o que aprender neste ramo de hotelaria. Em tempo, o Recanto possui acomodações para 220 pessoas passarem a noite com conforto, sem contar o camping.

 

Os organizadores do SampaNAT e também a equipe que administra o hotel, ficaram surpresos pela participação de tantos naturistas, que vieram não só de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

foto: Marcelo Pacheco

O vôlei, como não podia deixar de ser, foi uma das atrações para os naturistas.

Estiveram presentes naturistas do NIP (Naturistas do Interior Paulista), Ynai-Brasil (Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros), ANA (Associação Naturista do Abricó), Pelados, Mundo Nu, Jornal Olho Nu, Natparaná (Associação Naturista do Paraná), Praia do Pinho, Planat (Grupo Naturista do Planalto Central), NATMG (Associação Naturista de Minas Gerais), Colina do Sol, Encanto de Minas (Comunidade Naturista Encanto de Minas), prestigiando o SampaNAT neste momento de alegria pela passagem de seu aniversário. Destacamos também a presença de freqüentadores do Rincão Naturista, Mirante do Paraíso e Recanto Paraíso, além de um naturista boliviano.

 

A Federação Brasileira de Naturismo se fez presente com dois conselheiros e seu vice-presidente, que reafirmaram o Sampanat com um dos principais grupos naturistas do Brasil.
 

No sábado, dia 20, o tempo não colaborou muito, o sol não apareceu. Pela manhã foi servido o café da manhã para todos que foram chegando e logo após rolou a tradicional partida de vôlei.

 

No almoço foi servido uma gostosa feijoada e à tarde foi acionada a sauna seca e outra a vapor.

 

A noite logo após o jantar, todos foram para a sala de jogos, que sem dúvida é fantástica, muitos se divertiram no vídeokê, outros no ping-pong, sinuca e pimbolin (totó).

 

foto: André Herdy

Após a 'balada" os mais corajosos entraram na piscina gelada.

A balada contou com a participação de diversos naturistas presentes e foi animada pelos DJs André Herdy e Ricardo Duarte, que aos poucos se transformou em uma festa "Trance" (música eletrônica), indo até a manhã do dia seguinte e encerrando com o já tradicional banho de piscina (gelada!), às 3 horas da manhã.

 

O domingo, dia 21, amanheceu com um belo dia de sol e a chegada de outros tantos naturistas. Os pontos de encontro foi o entorno da piscina e a quadra de vôlei. O almoço a margem da piscina deu um clima de união, harmonia e amizade e respeito que são a base do naturismo. Após o almoço muitos foram caminhar e conhecer a belíssima estrutura do hotel, que é baseada em uma temática européia. No entardecer rolou o 1º Rapel Naturista, isso mesmo, muitos naturistas experimentaram pela primeira vez a sensação de aventura em uma descida deste esporte radical. A descida foi em uma parede de pedra e orientada pelo já experiente Ricardo Duarte. Finalizando este encontro todos posaram para a foto oficial.

 

foto: Pedro Ribeiro

Bastou um paredão e o equipamento para que a prática do rapel se tornasse a estrela da festa.

O Portal Pelados e o jornal OLHO NU deixam aqui registrado seus elogios aos organizadores do evento, aos senhores: José Mariano e família, Vilson de Souza, Clovis de Souza e esposa, Delmonte Vicente, Eduardo Vituri, Waldemar Motta e família, bem como aos proprietários do Pousada Recanto Ville D' Génève, que disponibilizaram sua estrutura maravilhosa abrindo suas portas para o naturismo.

 

As comemorações do quarto aniversário do SampaNAT marcaram o reinício das atividades promovidas pelo grupo, que há cerca de dois anos estava quase totalmente inerte neste aspecto. Ele está passando por uma revitalização, conta José Mariano, um dos componentes da diretoria atual, quase um colegiado. Aliás este tema tem sido debatido internamente pra ser colocado nos estatutos, que está em fase de discussão: terão regime presidencialista ou colegiado?

 

Delmonte Vicêncio, outro integrante da diretoria espera que este evento seja o primeiro de uma série e destaca o próximo a ser realizado em Iperó, cidade do interior paulista, nos dias 10 e 11 de junho.  Este terá como objetivo estimular adolescentes para a prática do naturismo e haverá uma série de atividades dirigidas. Sucesso a eles.

 

*Editor do jornal OLHO NU

pedroribeiro@jornalolhonu.com

**Editor do site Pelados

pelados@pelados.com.br

 

Veja mais fotos do 4º Aniversário do SampaNAT

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 5 de maio a 4 de junho de 2006

Suspenso encontro de adolescentes naturistas em Iperó

 

Vista de um dos recantos da Chácara São Pedro

Devido a problemas infra-estruturais não resolvidos a tempo, na Chácara São Pedro, foi cancelado o 1º Encontro dos Adolescentes Naturistas, que seria realizado nos próximos dias 10 e 11 de junho, na cidade de Iperó, interior de São Paulo. O SampaNAT, que é a instituição responsável pelo Encontro, informa que  há possibilidade de marcar uma nova data futuramente.

 

 

(enviado em 4/06/06 por José Mariano)


 

1º encontro dos adolescentes naturistas em Iperó

(Atenção: evento cancelado. Leia informação acima)

 

Jovens do NIP e do Ynai reunidos no Mirante do Paraíso

Seguem abaixo mais detalhes do 1° encontro dos adolescentes naturistas (com a participação dos amigos do Sampanat, NIP e YNAI) a ser realizado nos dias 10 e11 de Junho em Iperó-SP, na Chácara São Pedro. Link: http://www.chacarasaopedro.com.br/

 

Contato para reservas : Delmonte (Sampanat) delvic@itelefonica.com.br, (011) 91720138

 

Chegada na Sexta-feira: Quem desejar chegar na Sexta-feira não será cobrado nada adicional, ficando ao mesmo custo de quem passar o Sábado e Domingo inteiros, porém na Sexta-feira o clube não servirá refeições. No entanto, todos terão a liberdade de poder levar por conta própria seus lanches e refrigerantes. O clube disponibiliza uma cantina com 2 freezers horizontais e um refrigerador para esta finalidade. Para quem quiser almoçar e jantar na sexta feira, poderá fazê-lo nas imediações do Clube, pois o mesmo está centralizado na cidade.

 

Preços pra Sábado e Domingo: consulte o site do NIP (Naturistas do Interior Paulista), em http://www.mundonu.com/blog/arquivo/2006/05/07/1-encontro-dos-adolescentes-naturistas-em-ipero/

 

Vagas para 60 carros dentro do clube. Espaço para até 50 barracas. Não será oferecido bebidas alcoólicas para venda, mas maiores de 18 anos poderão levar. Não esquecer de levar toalhas para banho e sabonete para quem ficar nos chalés, e também travesseiro e  roupa de cama para quem ficar nos dormitórios.

 

A confirmação de presença será feita pelo e-mail: delvic@itelefonica.com.br, contendo: Nome Completo – RG – e horário e código do recibo Bancário. O clube só receberá os convidados, previamente cadastrados. Haverá portaria onde serão exigidos RG e Nome.

 

(enviado em 25/05/06 por Delmonte)

Jornal Olho nu - edição N°68 - junho de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.