') popwin.document.close() }

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de janeiro a 7 de fevereiro de 2006

Leia outras notícas em DE OLHO NA MÍDIA clicando aqui

Debate na rádio

enviado por Laércio Júlio da Silva*

 

Carlo Wrede/O DIA

Em 05/01, eu, Laércio Júlio da Silva e Jodenon Borges de Sousa (pres.do Goiasnat), fomos convidados a participar de um debate na Rádio 97 fm de Goiânia. Foi um sucesso. Houve a consulta que segue em que: 47,4 ficariam nus, e, 47,4 não ficariam. Empate! www.portal97.com.br/blog (procurar no dia 04/01). No dia 05/01, no blog do site foi publicada a seguinte página com comentários sobre a matéria da emissora:

Nota da redação: o textos forma republicados com estão disponíveis, sem correções gramaticais.

 

 Naturismo. Você teria coragem de ficar sem roupa na frente de várias pessoas?

 

04/01/06  33 comentários

MARINA ARAUJO DA SILVA 04/01/06 18:44:01 TRINDADE / GO

OLHA ACHO LEGAL QUEM PRATICA O NUDISMO NãO TENHO NADA CONTRA POIS HOJE EM DIA AS COISAS ESTAO TAO LIBERADAS POIS NADA MAIS AFETA A MENTE DAS PESSOAS, EU PARTICULARMENTE NAO PRATICARIA POIS SOU MUITO TíMIDA, MAS NãO POSSO NEGAR QUE PASSAR POR UMA EXPERIêNCIA DESSAS NãO SERIA NADA MAL. NUDISMO É UMA FORMA DAS PESSOAS SE SENTIREM MAIS LIVRES E EU ACHO MUITO LEGAL ESSA FORMA DE SE EXPRESSAR, E COMO SE DIZ, CADA UM COM A SUA TRIBO DESDE QUE DENTRO DELA AJA RESPEITO. PASSEI AQUI PRA DEIXAR O MEU COMENTARIO E DIZER PRA VOCES QUE A RADIO A CADA DIA QUE PASSA NOS DEIXA MAIS ATUALIZADOS SOBRE NOSSO PAIS E OUTROS UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NINA

 

Péricles Yuri 04/01/06 19:43:19 Goiânia / GO E ai galera da 97, eu acho na minha opinião, que eu acho que teria nada a ver, mas se fosse eu, não ficaria na frente da galera pelado, porque eu sou timido!!! Galera da 97, ppoorr ffavvor, me da um kit completo da 97, porque eu não consigo ganhar galera, por favor...!!! ABRAÇOSSS!!!

 

foto: André Herdy

Tambaba, durante o Encontro Nacional de Naturismo, em outubro de 2005

Tiago Pirete da Silva 04/01/06 22:21:03 Goiania / Go Ola galera do blog, como sempre mais um assunto mt interessante, gostaria de saber quais sao as regras de uma entidade naturista? O que sentimos na primeira vez? E no caso se eu ficar excitado e tiver uma ereção...o que deve fazer nestas situacoes?? Gostaria de saber se a Cleo teria coragem de ir para uma praia de nudismo..ficar peladona la..rs, um grande abraço ai pra todos.....acho ki mereço o kit neh..fala serio..falowww

 

Fabio de Sousa Chaves 05/01/06 02:05:13 Goiânia / GO EU TIVE UM SONHO VOU TE CONTAR... NA PRAIA DESERTA ENCONTREI DUAS LINDAS GAROTAS A PATTY E A CLEO.MARAVILHOSAS , LINDAS, SENSUAIS. FALANDO SÉRIO AGORA GOSTARIA DE SABER, ESTOU CURIOSO PRA SABER ONDE FICA ESSA ASSOCIAÇÃO, QUAIS AS REGRAS BÁSICAS DE COMPORTAMENTO NO LOCAL E QUAL A IDADE MÉDIA DAS PESSOAS QUE VÃO A ESTE LOCAL SENSACIONAL. BEIJOS PRA VC CLEO,QUE VOZ MARAVILHOSA.

 

Leandro Rodrigues de Carvalho 05/01/06 07:51:52 Aparecida de Goiania / GO Olaaaaaa Galera do Blog um abracao para voces e um super bjao pr a Cleo... eu acho q poucas pessoas teria coragem de ficar peladao na frente da galera,mais aquelas pessoas saradas e mulher lindas d corpo ai sim mais os gordinhos os cheios de estrias e q tem sicatriz etc esses nao ficariam peladao pq o povo em tem um pouco de raceio ficam olhondo fazendo comentarios e outras coisas, mas na frente da cleo hu ficaria do jeito q ela quisece com aquela voz mais saxy do mundo. UM BRACAO PR TODOS DA 97 O SOM Q E FERA!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Lucíola Saramago 05/01/06 08:35:05 Goiânia / GO Gente estou escandalizada em saber que aqui em Goiânia existe um espaço para prática do Nudismo. Eu acho que é possível curtir a natureza numa boa sem ter que ficar pelada. Fala sério, a galera que pratica isso gosta um pouco de sacanagem... confessa!

 

Elaine 05/01/06 09:28:10 Goiânia / GO Bom Dia Gente... O tema do programa hoje é muito interessante e curioso. Mas o que eu relamente tenho a dizer é que eu não teria coragem de ficar nua mas gostaria apenas de ver as pessoas praticando o Naturismo. Eu quero saber do Ericsson e do Henrique se eles teriam a coragem de ficar nus na frente das pessoas?

 

Ludmila Alves 05/01/06 09:40:19 Goiânia / GO Oi gente... tudo certo? Não é meio anti-higiênica a prática no Naturismo? Vocês não acham que as mulheres podem pegar alguma doença sentando no mesmo local em que uma outra peladona estava sentada? Gente, o programa está demais!

 

Thiago Martins da Conceicao 05/01/06 10:09:14 Ap. de Goiania / go ola bom dia pra todos vcs eu teria coragem de ficar peladão por tudo q e bonito e pra se mostra...... e pra nao falta eu gostaria de ganhar um super kit.... hehehehe. ja esta esquecendo sera q cleo teria coragem de ficar peladona?

 

Igor 05/01/06 10:55:48 Goiânia / go Bom dia galera do blog. Muito legal o programa que sempre aborda assuntos que esclarecem assuntos que não ouvimos em outras rádios. Minha dúvida é: Os homens novatos costumam ficar eretos? como lidar com isso? Valeu Abraço

 

Marcelo Araujo 05/01/06 11:31:33 Goiânia / Go Do kramba esse assunto pessoal do blog. Eu tenho coragem, fico peladão sem problema. Fala aí que dia que a gostosa da Paty vai lá... kkkkkkkkkk!!! Abraços pra todos.

 

Nedir Maria 06/01/06 11:07:16 Brasília / DF Agradeço a iniciativa da rádio em fazer um programa com o assunto naturismo. Eu sou praticante e me sinto muito bem, espero com ansiedade os encontros, pois além de rever ótimos amigos, eu me integro com a natureza, e me dispo não só de roupa, mas da vergonha do medo e do falso pudor. abraços naturais a todos e espero ve-los ao natural.

 

foto: André Herdy

Grupo de naturistas posa para foto em Tambaba, em outubro de 2005

Jobi 06/01/06 11:19:58 Goiânia / GO Quando observamos uma criança nua, logo nos vêm à mente sentimentos de alegria e desprendimento. A criança em sua mais singela pureza, não tem vergonha de sua aparência desnuda. Quem já leu a parábola "O Pequeno Príncipe" do escritor francês Saint-Exupery, lembra-se da seqüência do cientista turco, que em suas vestes nacionais, não consegue sensibilizar uma platéia ocidentalizada, para provar sua tese. É obrigado a que se vestir como a um deles. Tal a importância que um pedaço de pano tem sobre a cabeça das pessoas. Relembrando o grande filósofo francês Rousseau "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe", podemos sugerir: "o homem nasce nu, a sociedade o veste de preconceitos". Como na Bíblia, o sentido do pecado só passa a estar presente com expulsão do Éden de Adão e Eva, a isenção dos pecados se redime ao ser retratada na Capela Cistina pelo pintor Miguelangelo: corpos nus em forma de anjos. O Naturismo trás a tona uma discussão de milhares de anos, quando rompe com um paradigma secular. O naturismo em sua pureza tem um sentido filosófico infindável quando prega a igualdade real entre os seres humanos. Homens e mulheres nus são iguais em sua origem, sejam eles pobres ou ricos, feios ou bonitos (outro paradigma discutível...) quando se encontram na paz do congraçamento naturista. Teríamos um mundo sem guerra se as pessoas se vissem além das roupas, classes, etnia, ou posições políticas, pretensamente superiores. Somos uma sociedade de irmãos. A ciência e a religião já provaram isso. A religião nos chama a atenção para o fato de sermos filhos do mesmo Pai, portanto irmãos. A ciência recentemente nos trouxe ao conhecimento que todos somos membro de uma mesma raça, seja negro, branco ou amarelo. E bonitos. Infinitamente bonitos na possibilidade de sermos diferentes também no aspecto. Sendo assim, não há um só ser humano parecido. No entanto, continuamos irmãos...

 

João Hermette 06/01/06 11:59:32 Braília / DF Vejo com satisfação essa iniciativa do programa. É uma oportunidade para conversarmos e emitirmos nossa opinião, de tirarmos dúvidas e termos a possibilidade de poder participar de movimentos como esse - O Naturismo. Eu com a minha esposa Soninha somos praticantes do naturismo. A experiência é fantástica. Conclamo às pessoas que emitiram aqui opiniões as mais diversas a experimentarem a nudez social. Vocês verão como é bom, como disse a Nedir Maria, despirse de preconceitos, medos, vencendo limitações. Com certeza a opinião de muitos será diferente após fazê-lo. Paz e bem a todos em 2006. Um grande abraço a todos aí da Rádio e fica a vocês também reporteres e membros da equipe de também fazerem a experiência. Procurem o Goiasnat.

 

Marcia C. Souza 06/01/06 12:10:37 Goiania / Go Bom dia pessoal do Blog 97FM, esse assunto as vezes se torna muito delicado, tem pessoas que levam pro lado sacanagem, muitos pensam que naturismo é sinonimo de bacanal ou algo desse tipo. Eu sou uma naturista, minha familia toda é, meus dois filhos meu marido, minha mãe, minhas irmãs minhas sobrinhas e sobrinhos. Eu sempre fui, desde que entendo por gente, mas so me tornei adepta oficialmente há dois anos pelo Goiasnat, sempre morei em Goiânia, e fiquei sabendo do clube naturista atravez do meu marido que leu no jornal \` o popular\` que fez a materia de uma pagina inteira sobre o tema. No primeiro encontro fomos so eu e meu marido, mas no dia seguinte ja levamos as crianças, pq nós tb. tivemos dúvidas de como funcionava lá dentro, e entao o clube passou no teste de nudizmo social, tudo lá é como se vc tivesse vestido no mais perfeito traje, todos te respeitao da meneira que vc é, nao pelo que vc tem. É um mundo que eu quero que permaneça e aperfeiçoe cada dia mais, seja uma naturista tb. tenho certeza que vai gostar´, lá, é tudo de bom.

 

Taty 06/01/06 13:04:37 Brasília / DF Eu tenho muita vontade de frequentar, só não me deu coragem ainda, meu pai e a mulher dele sempre vão. Quem sabe agora quando retornar das férias eu não me animo, até por que me disseram que agora tem vários jovens frequentando. Ah o clube que eu penso em ir é o Goiasnat ou o Planat. Um beijão ao pessoal da rádio e do blog.

 

Eduardo Martins 06/01/06 13:59:24 Brasília / DF Desculpe a repetição do termo, mas o naturismo é, realmente, a forma mais natural de você constatar que o próximo é, por demais, semelhante a você próprio e, por isso, deve ser respeitado. Passei 8 anos da minha vida tentando entender o naturismo, antes de partir para a prática, o que ocorreu há seis meses atrás, no PLANAT, em Brasília. No primeiro contato, ainda tímido, já percebi a seriedade e a simplicidade com que as pessoas te tratam. Ai, prá virar um frequentador não precisei pensar duas vezes. Amei o respeito, a sinceridade, a confraternização e a amizade entre os participantes.

 

Iran 06/01/06 16:40:33 Manaus / Am É fundamental a preocupação com as minorias e por nisso parabenizo este blog. Sou naturista do GRAÚNA aqui do Amazonas e acredito que são espaços como este que desmistifica o naturismo. Que na verdade são pessoas normais que socializam suas vidas ao natural. Isto é respeito, sem o falso pudor, sem puritanismo.

 

Airam S. Santos 06/01/06 16:44:45 Rio das Ostras / RJ Com naturista desde que me conheço, lógico que sou a favôr da movimento. Inclusive os comerciantes que passam por alguma ligação com o tema, logo veem uma grande janela ainda não totalmente explorada seja pelo ramo hoteleiro, turismo, etc... Temos dois exemplos como Massarandupió na Bahia e Tambaba na Paraíba, que não possuiam nenhum atrativo para sua região e hoje faturam com a visita de brasileiros de todo o país e principalmente com os europeus que às visitam o ano inteiro devido as facilidades do clima. Infelizmente a grande maioria das pessoas acostumadas a ver comerciais extremamente maliciosos no horário livre dass tvs, nas vestimentas minúsculas das beira de praia que associam tudo ao sexo. O que acontecem com quem se aventura com êsse objetivo é a completa desilusão, quando descobre o senso de amizade, comfraternização e o ambiente familiar que encontram. Sugiro que tentem ao menos uma vêz na vida, nunca ví ninguém que abandonasse depois.

 

Leucio e Meire 06/01/06 17:27:32 Goiânia / GO Somos casados a 16 anos e achamos super normal a pratica do Nudismo e Naturismo, ja entramos em contato com a Goiasnat. e aguardamos o proximo evento para fazermos parte. A partir de um certo estagio da vida, vc passa a entender que vc tem de se ligar as outras pessoas pela beleza interior, e não a beleza exterior pois essa passa com o tempo. Sendo assim o uso de roupa para esconder uma realidade que não durará a sua existência toda e totalmente desnecessaria.

 

foto: André Herdy

Grupo de naturistas posa para foto em Tambaba, em outubro de 2005

Affonso Alles 06/01/06 19:10:02 Florianópolis / SC Não é questão de coragem, é questão de bom senso. Não tem o menor sentido tomar banho de sol ou de mar com roupa. Não é normal botar roupa para entrar na água. Frequento há muitos anos ambientes naturistas e acho muito desagradável e insalubre andar pelas praias e piscinas de calção molhado. Andar pelado é absolutamente normal; é natural. Alberto

 

Polo Pereira 06/01/06 19:13:56 Brasília / DF Parabéns pelo programa e que outros venham, já que apesar dos esclarecimentos a respeito do movimento, muitos ainda pouco sabem. O naturismo oferece liberdade e respeito aos seus praticantes, que voltam a ser mais próximos do que foram no ínicio de suas existências terrenas, sem preconceitos, complexos ou falsos pudores, respeitando seus semelhantes sem necessidade que estejam escondidos atrás de roupas ou máscaras.

 

José 06/01/06 19:35:52 Brasília / DF Galera, Naturismo é tudo!!! Quem experimenta a delícia que é nadar pelado e bronzear o corpo inteiro não quer mais saber de roupa-de- banho molhada apertando \`tudo\` (argh!). E quando você faz isso na companhia de uma Galera do Bem, com o maior respeito pela natureza e pelas outras pessoas, aí não tem preço! Em Goiânia tem o Goiasnat, e aqui em Brasília tem o Planat ( www.planat.org.br). Recomendo!

 

Andre Herdy 06/01/06 22:53:17 Rio de Janeiro / RJ Parabéns pela iniciativa da Radio 97FM de realizar este debate. Naturismo é uma pratica saudável que nada tem a ver com sexo/sacanagem. Na verdade é exatamente a antítese disto. Também não devemos nos preocupar com forma física, pois ninguém vai lá para analizar os corpos alheios. E para os jovens eu recomendo que conhecam a YNAI-Brasil (Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros). Esta associação é voltada exclusivamente a jovens de 16 a 35 anos que gostem/queiram ser naturistas. O site é www.ynai.com.br Visitem também o site da Federação Brasileira de Naturismo que inclusive tem seu presidente em Brasília-DF www.fbrn.com.br Abração

 

Alex le roy 06/01/06 23:38:50 brasilia / df bom.. desde que resolvi a fundo conhecer o naturismo, ainda nao tive oportunidade de participar de um encontro.. mas ficaria sim nu, entre outras pessoas.. posso dizer, que nos lugares que realmente veem o naturismo como um estilo de vida, nao é essa coisa devassa que todos pensam, pelo contrario, a regras e pinicoes severas contra o desrespeito ao proximo.. ou seja.. as pessoas sao elas mesmas, mas sem se preocupar com olhares indiscretos, piadinhas, cantadas e coisas que nos constragem no dia a dia quando estamos com roupas..

 

Mauro Martins 07/01/06 02:39:31 Rio de Janeiro / RJ Quando a grande maioria resolver se despir da hipocrisia e do falso moralismo e também se informar sobre a filosofia da prática do naturismo vai entender melhor o que é viver em paz e harmonia com as coisas criadas por Deus.

 

Ligia 07/01/06 11:03:59 Lisboa / PO Meu pai e sua mulher são naturistas e considero interessante essa divulgação pelo rádio pois esclarece uma prática que está crescendo no mundo inteiro. Aqui na Europa existem muitos grupos e locais apropriados para a atividade e no Brasil não para de crescer. Parabéns para a 97 FM e que venham novos programas sobre este assunto. Helena Cavalcanti 07/01/06 14:09:17 João Pessoa / PB O naturismo é uma maneira de viver em harmonia com a natureza em sua plenitude. É uma experiência única e pessoal. Sou naturista desde os 14 anos e sempre que possso estou na belíssima paraia de Tambaba vivendo essa experiência.

 

Enac 07/01/06 16:02:40 Goiânia / Go O naturismo em si é tão pura e simplesmente a arte de ser. Sem demagogias sem incorporativismos, vc mostra tudo que é sem importar com posições sócio econômicas. Eu sou naturista e lamento que ainda se discuta o naturismo em um pais de raízes naturistas, lembre-se que os primeiros habitantes do Brasil eram naturistas.

 

Enac Sônia - Secretária do Goiasnat 07/01/06 17:25:56 Goiânia / Go Olá pessoal do Blog, quem se identificou com o naturismo e quizer conhecer na prática, é só entrar na página do Goiasnat: www.goiasnat.com.br mensagens para: goiasnat@goiasnat.com.br  secgoiasnat@gmail.com. Abraços naturistas

 

Rubens 09/01/06 12:01:46 Florianopolis / sc Supernatural nadar pelado, andar pelado, tomar sol pelado. Gostaria que em algum dia o apelo sexual que impera neste país fosse diminuído e as pessoas passassem a respeitar as outras como seres e não como objeto. Ganharíamos mais tanto economicamente como socialmente. A visão do Brasil como paraíso sexual diminui os negócios, o turismo familiar e respeitabilidade do país lá fora. Quando o nu deixar de ser visto como sexo voltaremos a pureza que nossos indios tinham. Me espanta saber que um país como a Finlândia o nú é tão natural que não existe espaço para naturismo, e no Brasil terra de índios, de mulatas com seios de fora e bundas de fora, ainda nos escandalizamos com ele. O que é mais vulgar mulheres vestidas com shortinhos minísculos enfiados no vão das bundas dançando em cima da garrafa, motoquinhas, lacraias, etc, ou uma familia nua a beira do mar? Estamos sim ensinando as nossas filhas a serem putas e aos nossos filhos serem cafajestes, pois aceitamos todos os dias receber estas imagens em casa, seja de manhã, tarde ou noite, e muitos de nós ainda batem palmas para as suas crianças quando essas imitam essas falsas artistas.

 

Ernesto 09/01/06 12:49:53 Brasília / DF Eu sou um garoto de 10 anos e aqui em casa a gente pratica naturismo na piscina, é super legal, acho que ajuda a tirar a vergonha das pessoas. Eu quero ir num local onde tenha mais gente. Continuem com reportagens sobre este tema. E o blog também está de parabéns. Abração a todos

 

Beatriz 09/01/06 21:16:39 Nova Xavantina / Mt Ah, vcs tiraram do ar, deveriam deixar um link com os assuntos do mes, pois eu tenho dificuldade de internet e este final de semana o Blog ficou fora do ar, e queria muito dar a minha opinião. Sou estudante de Turismo, e já pratiquei naturismo com amigos algumas vezes, mas nunca num lugar oficial, e tenho a maior vontade, de ficar entre pessoas que realmente levam a sério esta filosofia de vida. Abraços Bia Laércio.

 

*secgoiasnat@gmail.com

Mais matérias em De olho na mídia. Clique aqui

Jornal Olho nu - edição N°65 - fevereiro de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.