') popwin.document.close() }

NASCE A ONG NATURISTAS PRAIA DO PINHO

por Anilton Bittencourt*

Assembléia de criação da ONG praia do Pinho

Aconteceu no sábado, dia 21/01 a constituição oficial da ONG NATURISTAS PRAIA DO PINHO. Dezenas de naturistas estiveram presentes e aprovaram por unanimidade a criação da ONG que terá como principal objetivo defender e fortalecer a filosofia naturista, bem como o uso exclusivo da praia para esta prática, preservando e respeitando o meio ambiente. Além disso, irá lutar para regulamentar a prática, hoje tolerada, em prática de naturismo oficial na Praia do Pinho.
 

Na ocasião, foram definidos os nomes dos membros da Diretoria e Conselho Consultivo, composto pelos seguintes nomes: Presidente: Valdir Nei Hardtke de Melo, Vice-Presidente: Josué Leal Dias, Tesoureiro: Carlos Alberto Lima. Conselho Consultivo: Nelson Gonçalves, Luiz Carlos Caldeira e Dionísio Cypriani e Suplentes: Marcos Silvio Zimermann Coimbra e Robinson Marlon Pires.
 

O próximo passo será a discussão do Estatuto Social e do Código de Ética, onde serão definidos e registrados os princípios e finalidades da ONG, bem como dos Dirigentes, Conselheiros e Sócios. Esta etapa já está marcada para o próximo sábado, dia 28/01, às 20h na Praia do Pinho.

 

Todos os Naturistas que compareceram a última, estão convocados e convidados para a próxima, do dia 28/01. Os naturistas que não puderam estar presentes, também estão convidados para mais este importante passo na constituição da ONG NATURISTAS PRAIA DO PINHO.

 

 

 

Leia a notícia sobre a criação da ONG publicada em um jornal de Santa Catarina clicando sobre a figura ao lado.

 

 

 

 

(enviado em 24/01/06)


*Proprietário do restaurante da praia do pinho

e organizador do naturismo no local

praiadopinho@praiadopinho.com.br

Republicação das matérias publicadas na seção "Últimas Notícias" entre 4 de janeiro e 7 de fevereiro de 2006

Nus X Vestidos: a briga continua

 

Noticia do Terra "Com-roupa causam protestos em praia de nudismo" mostra bem para onde estamos indo.

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI864219-EI306,00.html 

 

Esta guerra parece não ter fim. Não seria mais simples ignorá-los? Quem me dera se numa praia de vestidos eu pudesse andar nu... Espero que a lei Gabeira venha resolver essa briga em nossa praias.
 

(enviado em 5/02/06 por Carlos Sena)


Nota de Esclarecimento da Praia do Pinho sobre matéria publicada em Jornais

reprodução do jornal

A Administração do Complexo Turístico Praia do Pinho esclarece algumas informações publicadas no jornal de Santa Catarina, edição do dia 07 e 08/01/06. Diferentemente da matéria que foi publicada no jornal, a praia não está sendo invadida por pessoas vestidas em toda a faixa de areia, apenas no canto esquerdo da praia (pela ótica de quem ingressa no Complexo) visitantes insistem em permanecer com roupas ou trajes de banho.

 

Acontece que não temos como controlar este lado da praia, pois não está incluído na área do Complexo, além disso, a fiscalização desta área era realizada, exclusivamente, pela Associação de Naturistas da Praia do Pinho, que não vem atuando no local.

 

Na área que abrange o Complexo há um casal de voluntários e outros naturistas que buscam conscientizar os freqüentadores sobre as regras para permanência na faixa de areia. Entretanto, não há lei que obrigue as pessoas a tirarem suas roupas na Praia do Pinho, o que existe é um código de ética criado pelos próprios naturistas, baseado no código da Federação Brasileira de Naturismo. Este código orienta a prática de naturismo e não há amparo legal para que possamos obrigar os freqüentadores a se despirem de suas roupas no canto da praia onde o acesso é livre, pois corremos o risco de sofrer uma punição legal da justiça.

 

Acreditamos que, cabe aos freqüentadores estarem conscientes de que a Praia do Pinho é uma praia onde se pratica o naturismo e, portanto, quem vier à praia tem que estar disposto a tirar a roupa ou deve permanecer fora da faixa de areia.

 

Sabemos o quanto é importante para a Praia do Pinho manter suas características, já que foi a prática do naturismo que tornou o local famoso no mundo inteiro. Porém, não temos como proibir o acesso de pessoas que chegam à praia movidas pela curiosidade e que insistem em não aderir ao naturismo na faixa de areia do lado esquerdo da praia, o que mais temos feito é orientar estas pessoas.

 

Com relação ao fato da divulgação da Praia estar contribuindo para o aumento do número de pessoas com roupas na faixa de areia, acreditamos que esta informação também não procede, pois as estratégias utilizadas são especificamente direcionadas ao público de naturistas freqüentadores do Pinho, que são pessoas adeptas do naturismo e conhecedoras das regras da Praia. Além disso, há mais de vinte anos a praia é freqüentada por curiosos que insistem em descumprir as regras e são insistentemente orientados pelos próprios naturistas ou funcionários do Complexo.

reprodução do jornal

 

Em nossas estratégias de divulgação (folder, e-mail, site, flyer etc) sempre fazemos questão de enfatizar que a Praia do Pinho é uma praia onde se pratica o naturismo, orientada pela filosofia de vida dos freqüentadores, onde a nudez total praticada por pessoas da mesma família ou em grupos de amigos está livre de qualquer preconceito ou tabu, em harmonia com a natureza e o meio ambiente.
 

(enviado em 12/01/06 por Praia do Pinho)

 


 

Praia do Pinho será uma ONG

 

A Praia do Pinho está com mais esta novidade, no próximo dia 21/01, sábado, acontece a 1ª reunião entre os freqüentadores da Praia do Pinho, onde serão dados os primeiros passos para a criação da ONG NATURISTAS PRAIA DO PINHO. Na ocasião, haverá a escolha dos Dirigentes, Conselheiros e discussão das funções da ONG para posterior constituição do Estatuto Social.

 

Esta iniciativa visa consolidar o trabalho voluntário que diversos naturistas vêm realizando na Praia do Pinho, com o objetivo de informar os freqüentadores, preservar as regras da praia e o meio ambiente. Desta forma, a Ong terá como funções principais à conscientização dos freqüentadores e visitantes, principalmente contribuindo para o cumprimento das regras do Naturismo e preservação das belezas naturais do Pinho.

 

Vale lembrar que nesta 1ª reunião de criação da ONG será servido um jantar, onde o prato principal, uma saborosa carne assada, será patrocinado pela Administração do Complexo. As saladas e bebidas ficam por conta dos hóspedes e freqüentadores da Praia.

 

Se você é adepto ou simpatiza com a filosofia do naturismo e fã da Praia do Pinho, embarque nesta causa e torne-se um integrante da ONG. Compareça a reunião, traga suas idéias, participe!!

Complexo Turístico Praia do Pinho
Fone: (47) 3391-6010-9916-0222
info@praiadopinho.com.br

 

(enviado em 16/01/06 por Praia do Pinho)

 

Jornal Olho nu - edição N°65 - fevereiro de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.