') popwin.document.close() }

Republicação das mensagens apresentadas na seção Cartas Enviadas de 4 de janeiro a 7 de fevereiro de 2006

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com  

Barra Seca no carnaval de 2006 de Jucutuquara

Prezado Sr. James.

Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Linhares, ES

Temos ido aos domingos assistir aos ensaios da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, que neste ano trará para a avenida um samba-enredo que fala sobre o município de Linhares. Também presente aos ensaios estava o amigo e companheiro Márcio Braga, presidente da NatES que administra a praia de Barra Seca, e que desfilará em uma das alas da escola.

E foi com muita satisfação e alegria que ontem, dia 05/02, vimos estampada a imagem da Barra Seca na camisa da escola de samba , com uma mulher nua sob o sol, tendo ao fundo a plataforma de petróleo.

Quando os queridos amigos Rosângela e Fábio Gama nos apresentaram a Barra Seca, em 07 de setembro de 1993, estávamos plantando o futuro, um futuro que virou presente, presente para todos nós capixabas.

Um pequeno trecho do samba-enredo:
" O brilho que está no ar faz cantar
Traz os tambores e rocas lá da floresta
O rio Doce e o mar, encantam o olhar
Linhares é nossa nação é nossa festa"

Naturalmente

Maria Luzia

Vitória -ES

(enviada em 6/02/06)


Contatos naturistas

Olá pessoal.

Sou de Aracaju/SE e gostaria de entrar em contato com naturistas daqui do estado pois sinto alguma dificuldade de encontrar e conversar sobre o tema, pois infelizmente ainda existem tabus nos sergipanos quanto a essa idéia.

Pretendo marcar encontros para formar turmas que possam ir à Massarandupió/BA e efetivamente discutir a possibilidade de criar uma praia oficial no nosso estado, que seja mais próxima de nós.

Aos poucos através do Jornal Olho Nu, tenho mandado mensagens com este propósito a fim de fortalecer um grupo naturista em Sergipe.

Eu e minha esposa esperamos ansiosamente pelos contatos. Um abraço.

Marcos Henrique

Aracaju- Sergipe

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 5/02/06)


A nudez protegida

Bom dia a todos e todas. Tenho duas perguntas:

- o que acharam do artigo da revista "Isto é" de 25 de janeiro sobre a "nudez protegida"?

http://www.aelcsa.org.br/artigo_visualiza.php?arcd_artigo=3547

- Não estou conseguindo entrar em contacto com naturistas de Belém do Pará: alguém tem conhecimento de algum grupo ou de algumas pessoas interessadas nesta cidade ou nesta região?

Um bom fim de semana.

Roberto de Valicourt

rdevalicourt@yahoo.com.br

(enviado em 28/01/06)


Parabéns

Grande Jorjão!

Meus parabéns!

A nova geração de naturistas no país já está aumentando. Crescendo e desenvolvendo em ambiente naturista hein? Quem diria. E ainda no Amazonas. Vai ser uma indiazinha nata.

Parabéns à família toda.

Cacildo - Colina do Sol

Taquara - RS

(enviado em 27/01/06)
 


Nasceu naturista !

Olá gente!

gostaria de avisar a todos vocês, com muita alegria no coração que:NESTE DIA 26 DE JANEIRO DE 2006, QUINTA-FEIRA, NASCEU, NESTA CIDADE DE MANAUS, AMAZONAS, A CAROLINA BANDEIRA DA SILVA, FILHA DE VIVIANE BANDEIRA DA SILVA E JORGE BANDEIRA DO AMARAL, ÀS 20:23min. NA MATERNIDADE UNIMED.

QUEM PRIMEIRO PEGOU NA CAROLINA FOI O DOUTOR GERSON MOURÃO. ELA, COMO BOA NATURISTA, NASCEU NUAZINHA!

OBRIGADO PELAS BOAS ENERGIAS DE TODOS VOCÊS!

Jorge Bandeira do Amaral

Manaus - AM

jotabandeira@yahoo.com.br

(enviado em 27/01/06)


Praia em Sergipe

Pedro, sou naturista do estado de Sergipe, adoro o Jornal Olho Nu e li em uma das edições que existe boa possibilidade de surgir uma praia naturista em terras sergipanas.
Gostaria que me passasse melhores informações, pois seria genial que isso acontecesse, já que o local mais próximo que frequento é Massarandupió/BA e sinto muita falta de divulgação da praia e por isso o grupo de naturistas se torna pequeno, sem contar que neste aspecto o sergipano, que é meio travado em relação à nudez, utiliza esta distância como obstáculo para praticar o nudismo.

Portanto, eu, minha mulher e os futuros naturistas sergipanos agradecem.

Marcos Henrique

Aracaju- SE

marcoshro@yahoo.com.br

(enviado em 22/01/06)


Nós nus na NET

Caros amigos naturistas:

Não sei até que ponto nossa privacidade está sendo agredida e nossa imagem sendo revelada fora do mundo virtual naturista, por meio dos sites de busca. ( façam o teste abaixo). O fato é que alguns colegas podem considerar perigoso ter sua imagem naturista (nu/nua) pesquisada e exibida na internet por curiosos e, o que é pior, com o seu nome ali identificado.

Explico: usando o Google ou o Yahoo, é possível descobrir se vc tem alguma foto nu/nua na internet, bastando que seu nome esteja associado à imagem. Portanto, se vc pretende ter sua privacidade preservada é imperioso, ao permitir a publicação de sua foto nu/nua no site de seu grupo, tomar cuidado para que seu nome não fique associado à imagem, caso contrario, ela será facilmente encontrada ao ter seu nome digitado nos sites de busca da internet.

Para exemplificar, façam o seguinte TESTE:

1. Abra o Google
2. Ative a busca de imagens, clicando no botão Imagens
3. Digite seu nome e/ou sobrenome no campo Pesquisar
4. Clique no botão Pesquisar Imagem para dar inicio à busca. Abra cada página encontrada para ver se encontra alguma foto sua...

Segue anexo as imagens (nus) que encontrei usando o meu sobrenome Sena,

Clique sobre a figura abaixo para ampliar:

No anexo, é fácil constatar que o fato foi decorrente de alguma noticia publicada pelo site www.pelados.com.br que, inadvertidamente associou meu nome e o do amigo Jorge Bandeira à imagem, ao incluir nossos nomes no texto da informação.
A imagem por si só parece não representar nenhum perigo, porquanto, além de autorizar a publicação, tomamos o cuidado de liberar somente imagens que não permitam a identificação de nossa pessoa. O problema é que alguns podem considerar inconveniente ( e com justa razão) a identificação do naturista por meio do nome associado à imagem. Também, é importante frisar, que a solução do problema não cabe ao Google e sim, à quem publicou a imagem associada ao nome, no caso o site "Pelados".

Quanto a mim, ainda não vejo nenhum problema ter minha imagem revelada no Google. O problema é o uso indevido da minha imagem por algum inimigo publico...

O que fazer? Opiniões e comentários serão bem-vindos.

OBS: Refiz o teste agora, usando o sobrenome Sena e nada encontrei. Mas encontrei as mesmas imagens usando Carlos Sena. Outro ponto a considerar: encontrada a imagem, o Google mostra o endereço do site que publicou a foto. Clicando no endereço
o Google abre o site mostrando novas fotos...

Carlos Sena

(enviado em 22/01/06)


Ah, se Brasília fosse Abricó

Caro amigo Pedro...

- A respeito da matéria Charge do Jornal O DIA , enviada pelo André e Mauro em 04 Jan 2006, eu a complementaria dizendo que se todos os políticos brasileiros fossem naturistas, ficaria mais difícil de haver mensalão e de se transportar dinheiro em cuecas. Abraços naturistas a todos.

Luiz/

Recife - PE

(enviado em 22/01/06).
 


Eficiência no anúncio

Pedro, boa tarde.

Tenho recebido muitos e-mail's depois que você publicou meu anúncio no classificados, quero te agradecer de coração. A comunidade naturista é simplesmente Surpreendente.

Gostaria de sugerir a vc que criasse um quadro em seu jornal, sobre a gastronomia natural, orientação para naturistas iniciantes, dicas para suportar o verão, etc e tal. eu poderia colaborar se você quiser, claro!!!
 

um abraço Natural

Rui Barbosa

(enviado em 16/01/06)


Resposta a Piero sobre Galheta

Caro Piero,

Apreciei seus comentários sobre a Praia da Galheta e suas sugestões para a AGAL.

Informo que, apesar dos nossos insistentes pleitos anuais, não conseguimos até hoje nem presença policial nem salva-vidas e nem mesmo fiscalização ambiental regular. Mesmo assim, graças ao trabalho persistente e voluntário dos Amigos da Galheta, a praia está limpa e maravilhosa e a tranquilidade de hoje contrasta com a insegurança e as frequentes agressões da década passada. Nesta temporada já atendemos a 11 ocorrências de possível afogamento.

Não é de admirar que os homossexuais, excluídos e discriminados em tantos lugares, mesmo naturistas, se sintam bem no clima democrático e livre da Galheta. Uma cantada de um gay assusta muito mais o público masculino do que as mulheres, acostumadas ao assédio masculino.

Eventuais furtos ocorrem em qualquer praia, mesmo com policiamento ostensivo, bem como atitudes vulgares. Não temos autoridade nem força policial e tentamos dar nossa contribuição educacional para inibir estes comportamentos geralmente vinculados à repressão histórica da nossa sociedade.

Embora haja gente interessada em limitar o naturismo a certos espaços da praia, sustentamos que o nudismo deve permanecer livre em toda a sua extensão. Isto não impede que o público prefira o extremo norte, junto aos sítios arqueológicos, mais protegido do vento nordeste e com um mar mais mansinho. Concordamos que a presença naturista mais intensa no início da praia seja interessante para constranger vulgaridades, mas não podemos exigir isto de ninguém.

O que mais nos preocupa é a devastação da restinga e vegetação do parque, pisada e invadida pelos que buscam esconderijo para intimidades dentro da reserva florestal do parque, quando deveriam restringir suas atividades sexuais saudáveis ao ambiente privado.

Abraços,

Affonso Alles - pres. AGAL

Florianópolis - SC

a.alles@uol.com.br

(enviada em 21/01/06)
 


Mensagem de Apoio à Galheta

Estivemos na praia da Galheta em janeiro de 2006 como fazemos já alguns
anos; e voltamos renovados para casa diante de tantas maravilhas que podemos presenciar neste maravilhoso paraíso de belezas naturais e gostaríamos de ressaltar nosso apoio à Associação AGAL a qual vem lutando para preservar este paraíso reservado contra interesses próprios e particulares.

Atenciosamente!

Amigos de Itapeva SP.

(enviado em 20/01/06)


Abricó na mídia internacional

Bom dia,

A praia do Abricó continua na midia nacional, mas agora chegou a midia INTERNACIONAL!

Vejam!

ESTADOS UNIDOS

http://www.thedailyjournalonline.com/article.asp?ArticleId=215600&CategoryId=14090

 

ARGENTINA

http://www.ciudad.com.ar/ar/AR_Nota_2005/0,3813,3363,00.asp

 

Parabéns mais uma vez a todos os naturistas que fizeram do Abricó este sucesso!

 

Elias Alves Pereira

Presidente da FBrN

Federação Brasileira de Naturismo

Visitem nosso site: http://www.fbrn.com.br

(enviado em 13/01/06)


Procede informação ?

Não podemos permitir a entrada dos "urubus" no nosso reduto. Quem não quer se despir que vá procurar outras praias.!!! Procede mesmo a informação da proibição do naturismo obrigatório na praia do Pinho ?

Maria Julia

Florianópolis - SC

esd@esd.com.br

(enviada em 12/01/06)
 


Os sem carros

Gostaria de fazer algumas observações sobre a carta do leitor Antonio Carlos Fonseca. Creio que ele encontra a mesma dificuldade que eu pra praticar o naturismo em entidades fechadas, mas em praias como Abricó a maior dificuldade é de acesso e não de custo, principalmente para quem não
tem carro como eu.

Tenho que pegar dois ônibus pra chegar a Abricó; De Acari até Cascadura e
de Cascadura até o Pontal. Daí é Viação Canela. Sobe morro, desce, sobe morro até Grumari.

Em termos de custos, frenquentar Abricó é tão barato como outra praia  qualquer... até mais barato por se economiza sungas, biquinis,etc...

Talvez pessoas como eu e Antônio, que moramos longe possamos resolver nossas dificuldades de acesso se conseguirmos contato com naturistas que possuam carro com os quais possamos rachar o combustível ou uma KOMBI especial que leve grupos previamente organizado pelo menos da Barra ou Recreio até Abricó.

De qualquer maneira a gente já pode fundar o M.N.S.C. Movimento dos Naturistas Sem Carro pra sensibilizar a companheirada naturista motorizada.

No mais to conseguindo reservar ao menos, meus domingos pra ir para Abricó.

Quanto à Campanha de Cada Naturista Levar Um Naturista Novo acho que é mesmo uma boa idéia de popularizar o naturismo, aumentar o número de adeptos principalmente uma oportunidade até para que cada 'iniciador' seja também um "educador" e formador desse novo naturista. Talvez até seja importante conversarmos como essa "Formação de Quadros Naturistas" pode ser feita não só em quantidade como principalmente em qualidade.

Um beijo!
Saudações Naturistas!
Vanderley de Cunha
Poeta e Animador Cultural

Deley de Acari

Rio de Janeiro - RJ

(enviado em 11/01/06)
 


Abricó na Mídia

Galerinha,

sem querer ficar elogiando demais a praia do Abricó, me sinto mais uma vez honrado em informar que ela continua na midia escrita e televisiva brasileira.

Hoje novamente (como vem acontecendo todos os dias desde o início do verão) a praia do Abricó esteve reportada nos jornais do Rio de Janeiro. Hoje o Jornal O Dia fez mais uma reportagem sobre a segurança da praia e comparou com praias como Ipanema e Copacabana onde não existe segurança para os banhistas.

Também foi a vez do Jornal do Brasil ir até o Abricó para fazer uma reportagem sobre a praia para a edição de amanhã.

Falando sobre TV, a Rede Record esteve hoje na praia do Abricó e fez uma reportagem que irá ao ar ainda hoje em cadeia nacional no JORNAL DA RECORD as 20:30.

O reporter ficou muito impressionado ao tomar conhecimento da existencia de um grupo tão organizado com uma federação internacional, uma federação nacional e as associações locais. Ficou impressionado de não haver dinheiro público envolvido e mesmo sendo "auto-sustentada" funcionar tão bem.

Gostou de saber que existem 9 praias oficiais e 28 grupos regionais que oficialmente são naturistas, gostou de ver como o respeito ao próximo é fundamental no naturismo e como conseguimos um ambiente tão saudável.

Gostou de ver familias inteiras nuas brincando e tomando seu banho de mar com total segurança e definitivamente concluiu que isto deveria ser o natural dentre os brasileiros já que por nossa 'origem' indígena deveriamos viver mais desta forma.

Também concordou plenamente que a erotização da sociedade brasileira foi imposta pelos colonizadores e que infelizmente fez com que a nudez que é o estado natural do ser humano se tornasse algo "sujo" e "vergonhoso".

Ressaltou as palavras da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal onde nitidamente mostra que a erotização estava na cabeça deles e não na inocencia dos nossos antepassados.

Acredito que realmente este verão de 2005/2006 será o grande verão do NATURISMO no BRASIL. Vejo claramente que mais do que nunca toda midia está voltada para o naturismo como a verdadeira valvula de escape para esta podre sociedade textil. Vejo que as reportagens e até mesmo a própria população está mais consciente do que é naturismo e certamente já aceita bem mais o nosso estilo de vida (muitos até aderindo ao mesmo).

É isto ai! Parabéns a todos os verdadeiros naturistas do Brasil. Parabéns para todos os dirigentes do naturismo do Brasil, parabéns para todos os heróis que lutaram para que o naturismo brasileiro fosse o que é hoje. Parabéns para as figuras históricas do naturismo Brasileiro que em épocas tão adversas não se deixaram levar pelas dificuldades e até morreram por nosso ideal. Destaco nitidamente a Luz del Fuego, Celso Rossi, Paulo Pereira, Sérgio Oliveira e Pedro Ribeiro, que conseguiram tornar realidade o que existe hoje, sem me esquecer dos ex-presidentes da FBrN Alexandre Tsanaclis e Maria Luzia e o atual presidente Elias Pereira.

Destaco ainda que na próxima edição da revista ISTOÉ irá sair outra bela reportagem sobre a praia do Abricó. Vale a pena conferir.

abraços

André Herdy

herdy@netway.psi.br

(enviado em 10/01/06)


Galheta

Prezados Amigos,

Estive na Galheta esta semana (03/01/06) e apesar de torcer para que a associação local (Amigos da Galheta) tenham sucesso em sua busca de um espaço para o naturismo , gostaria de colocar algumas observações de situações que arranham a imagem desta maravilhosa praia.
 

A Praia é maravilhosa, talvez uma das mais bonitas de Florianópolis, mas a frequência de pessoas com atitudes vulgares na praia não combina com o lugar. Presenciei ocorrências de furtos no local de ladrãozinhos que aparentemente são "conhecidos" de todos. Como pode? Estes tipos ficam indo e vindo pela praia a procura da oportunidade para roubar. A Frequência é predominantemente de homossexuais (nada contra) mas acho que isto inibe um pouco o público familiar e feminino. Atitudes vulgares são praticadas próximos às pedras à vista de todos.

Gostaria de saber da associação como fará para inibir esta prática (tanto dos furtos como as atitudes vulgares). Acho que não basta a associação se colocar em um canto da praia sendo que todo o resto contribui para difamar este movimento como um todo. Como disse anteriormente, torço para que os Amigos da Galheta conquistem seu espaço mas o que eu sinto é uma desorganização e ausência de atitudes que poderiam melhorar o lugar.

Um abraço a todos, Piero.

Piero Amalfi

pieroamalfi@hotmail.com

(sem indicação de cidade)

(enviado em 9/01/06)
 


Parabéns pelo jornal

Parabéns pelo belo jornal que fizeram. Admiro pelo conteúdo que possui, sem vulgaridade, fazendo contribuir para multiplicação do naturismo.

Diogo Daumas

Magé- RJ

(enviado em 4/01/06)

Jornal Olho nu - edição N°65 - fevereiro de 2006 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2006
Todos os direitos reservados.