') popwin.document.close() }

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de novembro a 2 de dezembro de 2005

Secretário de Turismo de Florianópolis manifesta-se contrário à proibição de nudismo na praia da Galheta

 

Tenho a satisfação de repassar a manifestação do Secretário de Turismo de Florianópolis, Sr. Luiz José Ferreira, contra o PL, ora em tramitação na Câmara de Vereadores, que visa, através da revogação da Lei CMF 195/97, alijar o naturismo da Praia da Galheta. Este depoimento de uma autoridade municipal muito nos prestigia e merece ampla divulgação.

 

A diretoria e os sócios da AGAL não pretendem ficar apenas na defesa durante a audiência pública na Câmara Municipal de Florianópolis, às 14 h do dia 8 de dezembro próximo. Queremos aproveitar a oportunidade para divulgar amplamente o discreto mas eficiente trabalho de educação ambiental que os Naturistas e Amigos da Galheta vem realizando ao longo do últimos 20 anos bem como a nossa contribuição pacífica para eliminar tabus contra o corpo humano e combater preconceitos que ainda, através de pixações criminosas contra a liberdade de orientação sexual, incitam abertamente à discriminação e à violência.

 

PREZADO AMIGO VEREADOR,

 

SE QUEREMOS REALMENTE SER UMA CIDADE CUJA VOCAÇÃO PRINCIPAL É O TURISMO, DEVEMOS TER EM MENTE QUE PRECISAMOS NOS DESPIR DE FALSOS MORALISMOS E PURITANISMO QUE AINDA INSISTE EM SOBREVIVER EM NOSSA SOCIEDADE, DEVEMOS SIM DAR CONDIÇÕES A CIDADE DE TER OPORTUNIDADE DE ATRAVÉS DO TURISMO, BUSCAR SEU DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL E RESPONSÁVEL) ATRAVÉS DE TODA A ATIVIDADE QUE SEJA UM ATRATIVO TURISTICO PARA ELA.

 

O NATURISMO (COM, AÍ SIM, REGULAMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO, ATRAVÉS DE NORMATIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO EM LEI) É MAIS UM NICHO IMPORTANTE, POIS A INTERAÇÃO COM A NATUREZA DE SEUS PRATICANTES, INCIDE NA OBRIGATORIEDADE DE PRÁICAS PRESERVACIONISTAS, OU SEJA, SÃO PESSOAS PREOCUPADAS COM O MEIO AMBIENTE E TEM EM SUA FILOSOFIA DE VIDA ESTA PRATICA DIÁRIA.

 

ALIADO A ISSO, DEVE-SE SALIENTAR QUE NOS MAIS DIVERSOS PAÍSES DESENVOLVIDOS DO MUNDO E NOS MAIORES CENTROS TURISTICOS DO MUNDO ESTA PRÁTICA NÃO SÓMENTE É ACEITA COMO INCENTIVADA O QUE ATRAI MILHARES DE TURISTAS TODOS OS ANOS PARA ESSES LOCAIS.

 

PORTANTO DEVEMOS BUSCAR UMA NORMATIZAÇÃO QUE POSSA ALIAR OS INTERESSES DE TODA A SOCIEDADE COM O INTERESSE DE VERMOS NOSSA CIDADE TRANSFORMADA EM UM VERDADEIRO PÓLO DE ATRAÇÃO TURISTICA E O PRIMEIRO PASSO É DADO PELA EXTIRPAÇÃO DO RANÇO OBSCURO DE GRUPOS ARCAICOS E PELO INTERESSE DE CARTÉIS QUE QUEREM SÓMENTE SE APROVEITAR DE NOSSA CIDADE EM PRÓL DE SEUS BOLSOS, COMO ABUTRES QUE SE ABATEM SOBRE A PRESA INDEFESA. POR ISSO SOLICITO VOSSA ATENÇÃO PARA A PL 10.459/03 que revoga a liberdade da prática do naturismo na praia da Galheta.

 

É A MINHA OPINIÃO.

 

AGRADEÇENDO VOSSA ATENÇÃO, APROVEITO DO ENSEJO PARA APRESENTAR-LHE PROTESTOS DE ELEVADA ESTIMA E DISTINTO APREÇO.

 

FLORIANÓPOLIS, 29 DE NOVEMBRO DE 2005.

 

LUIZ JOSÉ FERREIRA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TURISMO DE FLORIANÓPOLIS

 

(enviado em 29/11/05 por Affonso Alles)


 

Ameaça ao Naturismo na Galheta

 

Está em tramitação na Câmara Municipal de Florianópolis Projeto de Lei do Ver. João Batista Nunes visando a revogação da lei 195/97 que autoriza a prática do naturismo/nudismo na Praia da Galheta. Haverá audiência pública no dia 8 de dezembro próximo, às 14 h, na Câmara Municipal de Florianópolis, à rua Padre Miguelinho, 80 (próximo à Catedral Metropolitana).

 

Solicitamos a todas as pessoas que valorizam a preservação integral do Parque da Galheta que compareçam à Câmara dos Vereadores e apóiem os naturistas que se tem distinguido ao longo de muitos anos nesta gloriosa luta ambiental.

 

Graças principalmente à ação cidadã dos sócios e simpatizantes da AGAL, a Galheta está limpa, preservada, tranqüila e conhecida internacionalmente, sendo a única praia urbana virgem da Ilha de Santa Catarina, como pede a lei.

 

Comparecendo ou não a esta audiência pública, solicitamos demonstrar apoio a esta nossa causa, enviando a mensagem abixo, com ou sem observações pessoais, para todos os vereadores abaixo listados.

 

Srs. Vereadores de Florianópolis,

 

Manifestamos o nosso repúdio ao PL 10.459/03 que revoga a liberdade da prática do naturismo na praia da Galheta, entendendo ser esta mais uma investida cujo objetivo seguramente é a ocupação imobiliária do parque.

 

Vereadores: Ptolomeu Bittencourt Junior <ptolomeu@cmf.sc.gov.br>; Márcio José Pereira de Souza <marciodesouza@cmf.sc.gov.br>; Marcílio Guilherme Ávila <marcilio@cmf.sc.gov.br>; Juarez Silveira <juarez@cmf.sc.gov.br>; João Itamar da Silveira <joaodabega@cmf.sc.gov.br>; João Batista Nunes <joaobatista@cmf.sc.gov.br>; João Aurélio Valente Junior <aurelio@cmf.sc.gov.br>; João Antônio Miotto <miotto@cmf.sc.gov.br>; Jaime Tonello <jtonello@cmf.sc.gov.br>; Hazael Tércio da Costa Batista <hazael@cmf.sc.gov.br>; Guilherme da Silva Grillo <grillo@cmf.sc.gov.br> ; Deglaber Goulart <deglaber@cmf.sc.gov.br>; Aurélio Castro Remor <aurelioremor@cmf.sc.gov.br>; Angela Albino <angelaalbino@cmf.sc.gov.br>; Alexandre Filomeno Fontes <xandi@cmf.sc.gov.br>; Alceu Nieckarz <alceu@cmf.sc.gov.br>

 

(enviado em 25/11/05 por Affonso Alles)

Jornal Olho nu - edição N°63 - dezembro de 2005 - Ano VI


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.