') popwin.document.close() }

NATURALISMO, NATURISMO E NUDISMO:

QUAIS AS DIFERENÇAS?

por Valdir de Souza e Silva*Valdir e sua companheira Fátima

É muito comum hoje em dia, notarmos em conversas com amigos ou parentes, a confusão temática que conseguem fazer a respeito do verdadeiro sentido das palavras que compõem esse título.

Trocam freqüentemente, naturalismo com naturismo e, o que é pior: referem-se aos naturistas, como simples nudistas! Na verdade, nada contra, pois que nós naturistas também somos nudistas.

Acontece, todavia, que as coisas não são tão simples assim, e é justamente isso que me proponho a explicar.

Dizemos que o indivíduo é naturalista quando sua vida é regida, quase que exclusivamente pelas leis naturais. Como doutrina, o naturalista apregoa o retorno às práticas simplistas do viver, aquelas observadas por fundamentos tipicamente naturais e realistas. Essa filosofia refletiu em muito nas artes, dando origem a obras incrivelmente belas, mormente na pintura, na literatura, e no teatro, com Émile Zola e seus seguidores.

Já o naturismo exorta a mãe natureza; o naturista enaltece sua força e convive em perfeita harmonia com o meio ambiente. Somos profundos admiradores das matas, dos campos, dos mares, das serras e dos animais. Apreciamos o canto dos pássaros, chegando a distingui-los ao ouvir os primeiros gorjeios! Adoramos a vida em grupo entre amantes dessa concepção, e convivemos desnudos, tal qual nascemos. Acreditamos que a pele humana é a vestimenta mais genuína e portanto, exclusiva. A epiderme cobre exatamente o que deve ser escondido: nossas entranhas, nossas vísceras; o que de resto possa existir de diferente entre nós, não deverá ser escondido pois sabemos respeitar o próximo, com muita amizade e mesmo com as eventuais diferenças, sejam elas anatômicas,  ou acarretadas pela idade. Assim somos, e entendemos que o nudismo representa apenas uma faceta do modo de vida naturista mais amplo, que nada tem a ver com práticas como o hedonismo, as quais seguem a liberdade sexual entre nudistas, ou outras filosofias do viver que não se encontram respaldadas pelo convívio amigo, e além do mais, muito familiar, respeitoso e digno.

Se agora que o prezado leitor travou contato com a essência dasRecanto Paraíso fica no município de Piraí - RJ diferenças mencionadas e deseja usufruir ou mesmo, conhecer o naturismo, não se intimide: venha com força e coragem, e ficará admirado com o que já perdeu até então!

Há vários locais filiados à Federação Brasileira de Naturismo, portanto você deverá procurar por um deles por serem apropriados para o Naturismo.

 

 

*proprietário do sítio naturista RECANTO PARAÍSO

valdirss@terra.com.br 





Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.