') popwin.document.close() }

Olho Nu quer ler sobre você, leitor, relatando sua primeira experiência em uma área naturista. Foi agradável ? Foi desagradável ? Compartilhe conosco seus sentimentos e emoções. Com certeza muitos leitores poderão se sentir estimulados aos seus primeiros contatos com o naturismo.

Comunhão

por Estevão Prestes*

  Estevão e Pedro em almoço em uma reunião do SAMPANAT

     O clima estava agradável. Era final de julho, pleno inverno, mas a temperatura estava amena e o céu absolutamente limpo. Maré estava baixa e praia quase vazia, pois a temporada de verão estava longe de começar. Naquele momento eu estava só, sobre as formações rochosas que adornam o lado norte da Praia do Pinho, e dali podia observá-la em toda a sua extensão: à minha esquerda uma praia menor, seguida de outras rochas encimadas pela mata que esconde o Paraíso da Tartaruga; à direita a praia seguia, adiante estava a área dos casais, o camping e o restaurante. A divisão não estava instalada, por ser baixa temporada. Aqui e ali outros poucos naturistas caminhavam, conversavam ou tomavam sol em cadeiras sobre a areia. Ocasionalmente alguém passava por mim e nos cumprimentávamos.

      Era meu primeiro dia numa área naturista. Chegara na noite anterior, já havia conhecido e conversado com algumas pessoas, o pessoal do restaurante e da pousada, além de um ou dois frequentadores. Já havia superado o "susto" inicial de me ver despido, entre outras pessoas igualmente despidas, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo...

      ...talvez porque isso fosse a coisa mais natural!

 

      Agora eu estava ali, num momento de solitude. Precisava assimilar aquela nova experiência e de tempo para organizar os pensamentos, entender o que eu estava vivenciando.

 

      Sou evangélico desde criança, fui criado com uma série de repressões, de pudores. Entretanto, agora eu estava ali, sem roupas e sem culpas, plena Praia do Pinho, nu entre pessoas nuas. A Praia do Pinho, meu! Quero dizer, AQUELA Praia do Pinho, dá para entender?

 

      Contemplei tudo o que me cercava e ali, sentado sobre as pedras, senti vontade de orar. E agradeci pela criação, pela paisagem, pelo tempo ensolarado, pela beleza das pessoas, pela oportunidade da experiência. Naquele momento, muitas coisas em minha vida começaram a descortinar-se em sentidos óbvios mas nunca antes percebidos. A presença do Criador era palpável, mas tive receio: apresentar-me nu diante do Eterno, não seria uma falta de respeito?

 

       E palavras que não são palavras sussurraram em meu coração. Ele sabe como eu sou, por dentro e por fora. Máscaras são inúteis, mais que isso, elas sim é que constituem uma afronta ao Onisciente. Palavras são dispensáveis diante Daquele que sabe. Tratei então de despir-me por dentro também, e deixei-me entregar ao abraço do Eterno...

 

       Hoje, muita gente ainda estranha que eu seja naturista e evangélico.Praia do Pinho Muitos em minha igreja acreditam que eu estou "em pecado"; alguns naturistas, ao saber de minhas convicções religiosas, me perguntaram "o que é que você está fazendo aqui?". Acho que isso se deve a dois tipos de preconceito: o das pessoas que pensam que ser evangélico é ser fanático e o das que pensam que naturismo é sinônimo de libertinagem. Todo preconceito é fruto da  ignorância e da estreiteza de pensar que o "meu jeito" é o "certo", e portanto todos os demais estão "errados", da incapacidade de ser tolerante e de conviver com a diferença. Isso o Evangelho me ensinou. Isso o naturismo me ensinou.

 

       Mais tarde, naquele mesmo dia, numa conversa descontraída com o pessoal do restaurante, alguém me perguntou se minha namorada (de Curitiba) sabia que eu era naturista... O conceito me atingiu como uma pedrada: até aquela hora eu me considerava um visitante, que estava apenas conhecendo o naturismo. Mas a pessoa em questão estava certa: eu não poderia voltar para casa e esquecer o havia vivenciado. Desde aquele primeiro dia, eu já era um naturista, por dentro e por fora.

            Graças a Deus!

           

            Estevão Prestes, Curitiba

onaturista@hotmail.com





Olho nu - Copyright© 2000 / 2003
Todos os direitos reservados.